Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Boa Noite. Qual é a vossa opinião em relação ao projeto abaixo? Disposição e planta. Obrigado.
      IMG_20250609_2256542.jpg
      IMG_20250609_2257142.jpg
  2.  # 2

em relação á disposição no terreno está bom, agora tem de ver melhor essa entrada e essa lareira quer pelo sitio quer por ter uma porta de correr por tras.
    a entrada /hall a meu ver ficava bem era no canto inferior esquerdo e onde está agora o hall seria a mesa
    Concordam com este comentário: FrancLopes, Guii
    Estas pessoas agradeceram este comentário: FrancLopes
  3.  # 3

Colocado por: FrancLopesQual é a vossa opinião em relação ao projeto abaixo? Disposição e planta
    desde a entrada à cozinha é a coisinha mais pobre que cá apareceu nos ultimos tempos.. nem vi o resto tirando que as paredes que dividem a garagem da casa falta-lhes qq coisa
  4.  # 4

A sugestão da entrada é boa! Obrigado. Em relação à lareira só se a posicionar no canto, ou seja, mais para a direita ( sentido oposto da porta).
  5.  # 5

Colocado por: FrancLopessó se a posicionar
    o arqº que sugira qq coisa
  6.  # 6

Obrigado pela opinião. Alguma sugestão para melhorar esses aspectos? No que diz respeito à garagem fala de paredes de maior espessura? Obrigado.
  7.  # 7

E em relação à posição do L? Obrigado.
  8.  # 8

Colocado por: FrancLopesQual é a vossa opinião

Parece-me tudo demasiado verde.

- o portão da garagem e a porta da garagem tem ali uma mini parede de 5-10 cm. Isso precisa ali de uma secção de parede mais grossa ou um pilar no mínimo, para fixar depois os acessórios da calha do portão e da porta. Caso contrario vai "esgalhar" aquela parede toda actual.
    Preferia também ter 2 janelas tamanho médio ao invés de 1 única janela grande. Se tiver uma banca de trabalho, vai apreciar ter uma janela mais próxima da parede.

-a despensa não tem sentido nenhum no sitio onde se encontra, e preferiu ter essa divisão com janela ao invés da WC social. Não percebo. A troca de uma divisão pela outra é gritante.
    Para dizer a verdade, eu suprimia a despensa, aumentava a lavandaria, a WC social e a zona técnica. Tem ali 4 divisões sem grande nexo com essa configuração.

-Trocava a cozinha pela sala, ficando a cozinha com um acesso directo para a churrasqueira, além de permitir a sala usufruir da lareira com um ponto mais central, e quem sabe, a lareira com acesso traseiro pela zona técnica.

-os quartos estão muito grandes, e uma vez que tem escritório, podem reduzir em largura e comprimento, uns bons 20-30 cm.

-acho aquele corredor que vai para os quartos hediondo com as 4 portas a abrir todas no meio, face a face. Parece um corredor de bloco de apartamentos sociais. Merecia mais pirilim pim pim.
    E falando ainda de corredor, sair da zona social e apanhar de frente aquela porta da garagem ao fundo do corredor é pouco refinado.

Depois há outros pormenores mais específicos que precisam de polimento, mas que é inútil sugerir agora enquanto os anteriores não forem devidamente corrigidos.

A exposição está boa.
  9.  # 9

-quase que estaciona o quarto no quarto.
    -juntava a dispensa e a lavandaria, poupa dinheiro e parede e portas 😀
    -desde a entrada até aos quartos vai fazer kms
    -a lareira colocava na parede que esta do lado avenida do carro (sem janela).
    -vai se arrependar nal ter uma janela na sala para o lado da avenida, a luz é a coisa mais importante, essa sala vai ficar muito escura da forma como está.
    -eu fazia open space, esta a cozinhar nao comsegue olha para a televisão (deveria estar.na parede da avenida). Quer ver os filhos ou as visitas da cozinha e nao comsegue.
    -
    Concordam com este comentário: FrancLopes
  10.  # 10

Eu acho que está bem. Tirando a situação da lareira com porta de correr por trás.
    A localização da casa de banho sem janela, penso que a torna, ainda assim, mais próxima para utilização a partir da piscina. Tem acesso também directo da piscina e da churrasqueira para a cozinha.
    O Hall de entrada deixava onde está, pela disposição da casa no terreno.
    A única coisa que acho pouco elegante é a churrasqueira à entrada da casa, no mesmo espaço que a porta de entrada, talvez se deslocasse a churrasqueira mais para o lado da piscina, mantendo a circulação entre a tal casa de banho sem janela, a cozinha e a churrasqueira.
    Por mim, é isto.
  11.  # 11

Colocado por: Nostradamusacho aquele corredor que vai para os quartos hediondo com as 4 portas a abrir todas no meio, face a face. Parece um corredor de bloco de apartamentos sociais. Merecia mais pirilim pim pim.

Este detalhe, na forma que eu o entendo, Nostra, faz parte da linguagem, numa espécie de minimalismo clean. Eu manteria.
    Aliás, como toda aquela circulação.

Mexe-se nisso, e falcatrua a linguagem.
  12.  # 12

É mais um L, pelo que apresenta sempre desafios a meu ver. Esse tipo de disposição raramente fica bem resolvido, como um cobertor curto, puxa de um lado e destapa o outro.

A zona privada não é a pior das soluções, bem melhor que as divisões todas de um lado e um corredor austero com uma parede enorme num dos lados (embora o corredor feio exista ali sempre).

A zona social está uma desgraça, à semelhança de tantas outras plantas deste género. Não consigo expressar o quanto considero feio e disfuncional a entrada de uma habitação num qualquer canto de uma sala (e ás vezes pior, diretamente para uma cozinha, mesmo que seja o open space da moda). Faz zero sentido ter de atravessar toda aquela zona social para chegar a outras áreas da casa.
    Sou defensor de que a zona de entrada é beneficiada por ter uma área intermédia (hall) e que a mesma permita aceder diretamente às zonas principais (zona social e zona privada).
    Compreendo que isto já seja considerado démodé, mas é só uma opinião pessoal, de quem valoriza mais a utilização, lógica e ergonomia do que as novas linguagens estéticas da moda.

Quanto a áreas, cada um sabe do que precisa, mas a sala parece-me um pouco avantajada, a cozinha parece razoável mas com algum espaço desperdiçado no centro (e para mim faria mais sentido a zona de refeições estar mais junto à cozinha, devendo trocar com a zona de estar). Os quartos estão no limite superior do tamanho, podia-se cortar umas gorduras também aí.

Não vejo o sentido dos lavatórios ficarem enfiados aos cantos, parece-me extremamente disfuncional.

Aquele polígono (zona técnica, IS, lavandaria, despensa) está aparentemente mal aproveitado como já foi referido, parecem peças plantadas sem ligação lógica.

A churrasqueira naquele local é difícil de entender, não dignifica a entrada da casa, como já foi referido.

A sala a manter aquela dimensão, ao menos que tivesse mais vidro na parede voltada para a piscina.

O escritório parece um intruso no meio dos quartos, deveria morar noutro sitio, como por exemplo trocar com o quarto mais próximo da zona social.

Parecem muitas criticas, mas é agora que pode e deve refletir sobre todas essas questões pois ainda vai a tempo de olhar para a planta com outros olhos. Depois de começar a construir já não é o momento para ter arrependimentos.

Boa sorte.
  13.  # 13

Por acaso não vejo qual a grande vantagem de ter um Hall dedicado com acesso a zona social e zona de quartos. Sempre achei os halls de entrada um absoluto desperdício de area
  14.  # 14

Colocado por: FrancLopesBoa Noite. Qual é a vossa opinião em relação ao projeto abaixo? Disposição e planta. Obrigado.

Olá.
    Desculpe a entrada a pés juntos, não leve a mal. Por vezes, há um detalh€ que nos pode poupar bastante tempo a todos aqui a opinar:

1- Qual é o orçamento que tem para esta obra?

2- Qual é a zona do país mesmo?

Esperemos que não, mas se o orçamento não fôr realista, podemos estar aqui a divagar sem sentido...
    Concordam com este comentário: fernandoFerreira
  15.  # 15

Colocado por: dmanteigasPor acaso não vejo qual a grande vantagem

O bom é sermos todos diferentes e podermos expressar essas diferenças.
  16.  # 16

Muito agradecido pela sua análise cuidada, irei tomar notas e corrigir alguns pontos que penso ter razão. Depois volto a mostrar o projeto, obrigado.
  17.  # 17

Colocado por: Ruikode
    O bom é sermos todos diferentes e podermos expressar essas diferenças.

Obviamente.
    Se todos gostássemos do azul...

Mas eu que tenho uma mente puramente orientada para a uma visão utilitária não consigo concordar com a visão que um Hall intermédio pode ser considerado "logico" e ver isto como uma questão de "modas". Daí a minha opiniao. Eu acho muito mais utilitário não ter um Hall de distribuição dedicado e entrar diretamente para a área social. Até por questões de privacidade
  18.  # 18

E atenção, eu tb nao adoro a planta mas tb nao sei quais são as vivências deles. Neste caso tendo a garagem ali eu ate preferia ter o tal Hall tradicional entre a garagem e a zona social, inverter a cozinha e meter lavandaria e despesa atrás da cozinha.
    De certa forma, algo como aquilo que me apresentaram numa das empresas que visitei o ano passado:
    https://youtu.be/9F0NWGjVTh0
  19.  # 19

pois e tambem há quem não goste de ter de passar pelo hall vindo dos quartos para a cozinha
  20.  # 20

Colocado por: N Miguel Oliveira

Olá.
    Desculpe a entrada a pés juntos, não leve a mal. Por vezes, há um detalh€ que nos pode poupar bastante tempo a todos aqui a opinar:

1- Qual é o orçamento que tem para esta obra?

2- Qual é a zona do país mesmo?

Esperemos que não, mas se o orçamento não fôr realista, podemos estar aqui a divagar sem sentido...

Boa noite, sem problema. A zona é numa aldeia que pertence ao concelho de Águeda. O valor estimado é de +-320000€. Qual é a sua opinião em relação ao projeto e à disposição da casa? Já agora aproveito para mencionar que iremos optar por telhado convencional. Peço desculpa por não ter referido acima.

Cumprimentos e obrigado pelo apoio.

0.0215 seg. NEW