Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Colocado por: N Miguel Oliveira

A implantação em sí, parece-me bem.
    Sem contexto do local ou do que pediu ao certo, é complicado opinar.
    Ainda assim, se a casa fosse para mim e a minha família faria assim:

- tendo telhado, não seria pior uniformizar o beirado, mesmo que a fachada tenha pequenos recortes para encurtar os panos de parede;
    - no desenho marquei as 4 águas do telhado... mas poderiam ser apenas duas, marcando fachadas em pentágolo nas pontas do L;
    - a garagem ia na frente, em que ao chegar a casa passo pelo átrio de entrada (em vez de multiplicar entradas);
    - as salas menos ligadas à rua, mas sim à esplanada e ao jardim nateral nascente (vistas e ventilação transversais);
    - a cozinha, zona de lavandaria e escritório teriam maior relação com o espaço exterior a nascente;
    - os quartos parecem bem, mas fá-los-ia todos mais pequenos um bocado;
    - mais jardins, mais árvores, menos pavimentos duros, menos autoestradas...
    - menos corredores, porque a entrada não fica numa ponta...
    - a casa, no total, deveria andar nos 200-220m2 apenas, 320k é um bom número, mas não se pode descuidar nadinha...

Pensar numa casa mais compacta, quadrada, mais próxima da rua, onde o terreno é mais largo... poderia ser outra aborgadem também...
    Em qualquer dos casos, se o telhado é importante para sí... a sua forma deveria ser considerada desde o primeiro risco...

Boa sorte.
    Estas pessoas agradeceram este comentário:FrancLopes
      ag.gif
      ag2.gif

Muito obrigado pelas dicas. Parecem aspetos interessantes e realmente a zona verde em toda a volta da casa parece ser uma ideia melhor. Irei fazer um esboço para voltar a partilhar e ver se chego a uma solução..não tem estado fácil.
  2.  # 2

Colocado por: FrancLopesMuito obrigado pelas dicas. Parecem aspetos interessantes e realmente a zona verde em toda a volta da casa parece ser uma ideia melhor. Irei fazer um esboço para voltar a partilhar e ver se chego a uma solução..não tem estado fácil.

Nem era tanto pela área verde... mas para permitir que as salas tenham duas frentes... e para concentrar a entrada pedonal e através da garagem no mesmo átrio.

Como tinha antes, você chegava a casa de carro, e onde deixava o calçado, casaco, etc? Na garagem? No corredor? Ou ia patanhar a casa toda para deixar essas coisas no àtrio da frente? Imagine que chega a casa 95% das vezes de carro... faria sentido ter aquele átrio ali para Inglês ver?
    Estas pessoas agradeceram este comentário: FrancLopes
  3.  # 3

Colocado por: FrancLopesIrei fazer um esboço para voltar a partilhar e

Você não devia esboçar nada, para isso está o seu Arquitecto.
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas, FrancLopes
  4.  # 4

Pelas minhas contas os orçamentos para a obra irão ficar entre 390 e 480k euros, mais IVA.
  5.  # 5

Você não devia esboçar nada, para isso está o seu Arquitecto.
    Concordam com este comentário:Pedro Barradas

Sim, tem toda a razão e eu também não quero...cada macaco no seu galho. Acontece que o Arq. já me está a querer cobrar mais por estar a apresentar estas alterações. Corrigir assim a planta como referiu dá muito trabalho?
  6.  # 6

Nem era tanto pela área verde... mas para permitir que as salas tenham duas frentes... e para concentrar a entrada pedonal e através da garagem no mesmo átrio.

Como tinha antes, você chegava a casa de carro, e onde deixava o calçado, casaco, etc? Na garagem? No corredor? Ou ia patanhar a casa toda para deixar essas coisas no àtrio da frente? Imagine que chega a casa 95% das vezes de carro... faria sentido ter aquele átrio ali para Inglês ver?
    Concordam com este comentário:FrancLopes

Entendo...já agora, se tivesses o L rodado 90° para a direita, com a sala como referiu e um hall de entrada acha que ficaria uma solução melhor? A disposição da casa teria vantagens
    ? Encontrei esta planta na internet.
      19_02_25.png
  7.  # 7

Colocado por: nunogouveiaPelas minhas contas os orçamentos para a obra irão ficar entre 390 e 480k euros, mais IVA.

O valor que apresenta não está exagerado? É um valor atualmente real? Assim tenho de reduzir a área quase para metade...
  8.  # 8

Tem aí demasiada área sem mais valias no usufruto
    Peça outros estudos prévios a outros gabinetes.
  9.  # 9

Colocado por: nunogouveiaTem aí demasiada área sem mais valias no usufruto
    Peça outros estudos prévios a outros gabinetes.

Tem algum gabinete que possa referenciar? Teríamos todo o gosto de optimizar os custos e chegar a uma solução melhor. Obrigado.
  10.  # 10

Colocado por: FrancLopes

O valor que apresenta não está exagerado? É um valor atualmente real? Assim tenho de reduzir a área quase para metade...

Depende da zona do país.

Aqueles valores metiam a sua casa a custar mais que uma "de luxo" em Viseu:

https://www.imovirtual.com/pt/anuncio/moradia-t4-terrea-de-luxo-com-piscina-e-garagem-para-8-carros-ID1gKxo
  11.  # 11

12.  # 12

dmanteigas
    que casa feia
  13.  # 13

Colocado por: marco1dmanteigas
    que casa feia

Marco, a minha mulher concorda consigo, que ele nao gosta nada deste tipo de casas.
    Alias... isso de certa forma foi um problema pois excluiu ai metade das pessoas que consultamos so com base no portfolio...

Mas uma coisa nao se pode negar. E um casarao, com algumas coisas que sao efetivamente de luxo (Garagem subterranea impressionante com cerca de 150m², com acesso por plataforma hidráulica para viaturas.) num terreno muito grande, que custa menos que a estimativa orcamental maxima que o nunogouveia deu para construir a 'casita' do FrancLopes em comparacao.
    Que se meteu numa embrulhada ao abrir aqui o topico, pois acho que ate tinha uma casa que lhe agradava e que se calhar com alguns retoques ficava boa para ele e agora ja esta a pensar em mandar o projeto ao lixo.
  14.  # 14

Colocado por: FrancLopesSim, tem toda a razão e eu também não quero...cada macaco no seu galho. Acontece que o Arq. já me está a querer cobrar mais por estar a apresentar estas alterações. Corrigir assim a planta como referiu dá muito trabalho?

Olá.
    Acho que está a pensar mal...
    A dificuldade em mudar ou não o projecto não deveria ser um factor de decisão. Assim, como se ele pedir algum €€€ extra.
    A meu ver, isso depende de como foram acontecendo as coisas no seu processo. Foi você que pediu uma garagem atrás da casa? Se sim, e agora quer na frente, acho muito bem que ele cobre por modificar as coisas. Se foi opção dele, e você concordou e estiveram a trabalhar nessa base... se você agora quer outra coisa, acho bem que cobre algum extra sim. Agora, se isto foi apenas uma primeira versão, você pode simplesmente questionar ou propor que a garagem fique na frente... aí, já acho que ele estaria a abusar um bocado ao cobrar-lhe mais. Lá está, depende. Não é facil opinar sobre algo próprio da relação que você estabeleceu com o Arquitecto. Há muita subjectividade à mistura.

Ainda assim, eu nunca me iria prender a uma planta da qual não gosto a 99%. Se com este Arquitecto isso não acontece, procuro outro. É chato, bastante chato, "deitar dinheiro ao lixo", mas tem sempre uma utilidade, a de ter pensado e refletido sobre alguns aspectos da casa e da sua própria vivência... e já leva alguma maturidade ao abordar o seu Arquitecto para reformular o projecto mesmo pagando extras, ou até consultando outro.

O que aqui nem me parece ser o caso.
    Parece que este Arquitecto é perfeitamente capaz de dar a volta à coisa. No geral, a casa tem coisas interessantes, como a implantação da casa, orientação solar, e posição relativa dos espaços interiores.

Por mim, só mudava mesmo a garagem de sítio. Mas isso é algo muito pessoal. Percebo perfeitamente quem quer ter uma autoestrada no terreno para esconder os chassos lá atrás... e dar uma frente de rua mais nobre à casa para quando vem o compasso pascal... Nada contra.
    Apenas tentei passar uma perspectiva diferente, em que o átrio de entrada da casa, serve quem chega a pé desde a rua, ou quem chega de carro... de igual modo. Concentrando o acto de "entrar" num mesmo espaço.
  15.  # 15

Olá.
    Acho que está a pensar mal...
    A dificuldade em mudar ou não o projecto não deveria ser um factor de decisão. Assim, como se ele pedir algum €€€ extra.
    A meu ver, isso depende de como foram acontecendo as coisas no seu processo. Foi você que pediu uma garagem atrás da casa? Se sim, e agora quer na frente, acho muito bem que ele cobre por modificar as coisas. Se foi opção dele, e você concordou e estiveram a trabalhar nessa base... se você agora quer outra coisa, acho bem que cobre algum extra sim. Agora, se isto foi apenas uma primeira versão, você pode simplesmente questionar ou propor que a garagem fique na frente... aí, já acho que ele estaria a abusar um bocado ao cobrar-lhe mais. Lá está, depende. Não é facil opinar sobre algo próprio da relação que você estabeleceu com o Arquitecto. Há muita subjectividade à mistura.

Ainda assim, eu nunca me iria prender a uma planta da qual não gosto a 99%. Se com este Arquitecto isso não acontece, procuro outro. É chato, bastante chato, "deitar dinheiro ao lixo", mas tem sempre uma utilidade, a de ter pensado e refletido sobre alguns aspectos da casa e da sua própria vivência... e já leva alguma maturidade ao abordar o seu Arquitecto para reformular o projecto mesmo pagando extras, ou até consultando outro.

O que aqui nem me parece ser o caso.
    Parece que este Arquitecto é perfeitamente capaz de dar a volta à coisa. No geral, a casa tem coisas interessantes, como a implantação da casa, orientação solar, e posição relativa dos espaços interiores.

Por mim, só mudava mesmo a garagem de sítio. Mas isso é algo muito pessoal. Percebo perfeitamente quem quer ter uma autoestrada no terreno para esconder os chassos lá atrás... e dar uma frente de rua mais nobre à casa para quando vem o compasso pascal... Nada contra.
    Apenas tentei passar uma perspectiva diferente, em que o átrio de entrada da casa, serve quem chega a pé desde a rua, ou quem chega de carro... de igual modo. Concentrando o acto de "entrar" num mesmo espaço.
    Concordam com este comentário:Pedro Barradas,FrancLopes

Sim, na verdade esta versão não é a primeira, começamos com um U. O facto da garagem estar atrás penso que foi uma sugestão à qual não me mostrei contra. Entendo a mensagem e tenho consciência do trabalho já realizado. Ainda que tenha alguns pormenores que não gosto. E entendi a sua perspetiva, que realmente me parece interessante. Contudo, gostaria de ouvir a sua opinião em relação à planta que apresentei por último que encontrei na internet. A implantação ficaria melhor com o L dessa forma? Tenho receio da zona dos quartos da planta existente darem sombra à sala/cozinha à tarde/ final de tarde.

Obrigado.
  16.  # 16

Colocado por: FrancLopesContudo, gostaria de ouvir a sua opinião em relação à planta que apresentei por último que encontrei na internet. A implantação ficaria melhor com o L dessa forma?

A Arquitectura não funciona assim.
    Este tipo de exercicio tem tudo para correr mal. A orientação do L já estava bem como estava, na minha opinião.
  17.  # 17

(...)Tem algum gabinete que possa referenciar? Teríamos todo o gosto de optimizar os custos e chegar a uma solução melhor. Obrigado.

FrancLopes, tanto eu, como o N Miguel Oliveira, como o Marcos, como Antonylemos, somos arquitetos. Por mensagem privada, poderá solicitar-nos propostas de honorários para essse tipo de trabalho.
  18.  # 18

Colocado por: nunogouveiaFrancLopes, tanto eu, como o N Miguel Oliveira, como o Marcos, como Antonylemos, somos arquitetos. Por mensagem privada, poderá solicitar-nos propostas de honorários para essse tipo de trabalho.

Neste caso, não me parece que haja necessidade disso. Pelo traço e proporção das coisas, parece-me que este Arquitecto será capaz de dar a volta à coisa.
    Concordam com este comentário: FrancLopes, duriel
  19.  # 19

Neste caso, não me parece que haja necessidade disso. Pelo traço e proporção das coisas, parece-me que este Arquitecto será capaz de dar a volta à coisa.
    Concordam com este comentário:FrancLopes,duriel

Se eu fosse o FrancLopes já tinha o meu problema resolvido desde o post #40. Ia falar com o arquitecto sobre esboçar essa disposição usando alguns argumentos aqui dados no tópico para negociar. Com jeitinho não paga extras ou paga um valor residual e fica com uma casa muuuuuuito mais funcional.
  20.  # 20

Duriel
    acho piada a certos colegas meus, segundo as suas palavras.
    um projeto antes de entrar em camara tem que ter as afinações e versões que forem necessárias até o DO estar satisfeito e validar e isso não altera o preço acordado.
    Precisamente é esse o papel do arquiteto ao fazer um projeto

0.0277 seg. NEW