Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Boa tarde,

para contextualizar, compramos a um familiar uma casa onde vivemos durante os últimos anos. Com esta vivência diária de cinco anos na casa, já conseguimos apontar os problemas da mesma e quais são os que exigem intervenção mais urgente. A casa é originalmente de 1937 mas o anterior dono fez obras sem licenciamento (interiores) em 2008. Tornou a casa habitável, mas também se criaram alguns desafios.

Assim sendo gostávamos de saber a vossa opinião sobre qual deve ser a abordagem primeiro e antes de mais ás paredes interiores da casa.

1. Alvenaria de granito mas com juntas de cimento (Foto 1)
    Infelizmente a falta de sabedoria fez com que a casa, com 60-80cm de espessura de pedra de granito, fosse coberta interior e exteriormente com juntas de cimento. Quanto a isso, nada posso fazer. Felizmente, todas as paredes estão à vista, ou seja, conseguimos ver bem os problemas de humidade e as pedras que estão comprometidas e com salitre... Há algumas em pontos onde não apanham luz.
    A nossa dúvida: Sendo que em geral, as paredes interiores estão boas, será que posso e devo pintar todas paredes interiores com tinta de cal? Ou nem vale a pena pensar nisso? gostávamos de ter mais luz no interior da casa (que só tem as aberturas originais-portas e janelas) e é bastante escura. Pintar com tinta de cal branca pode ajudar a ter mais luz e também a reduzir a humidade no interior... O que acham?
    Nas pedras que estão mais débeis e com salitre, posso fazer alguma manutenção especial? ...

Não temos experiência nenhuma nestas andanças, mas gostamos de pôr as mãos na massa e de nos informarmos antes de falar com os "entendidos homens da construção".
    Qualquer apontamento ou ajuda, é bem-vindo! Muito obrigado!
      IMG_8266 Medium-2.jpeg
  2.  # 2

Vou seguir o tópico
  3.  # 3

Colocado por: hortalicas13Pintar com tinta de cal branca pode ajudar a ter mais luz e também a reduzir a humidade no interior... O que acham?

Maior luminosidade, sim. Reduzir a humidade interior, não.

Colocado por: hortalicas13Nas pedras que estão mais débeis e com salitre, posso fazer alguma manutenção especial? ...

ir escovando...

Quanto à solução para pintura, pode utilizar tinta de cal ( e depois um estabilizador de superfície) ou, uma boa tinta de silicatos.
  4.  # 4

Obrigada pelo feedback!
    Pedro, há alguma tinta com bom preço-qualidade que aconselhe?
    Procurei aqui noutras discussões, mas são tudo tintas específicas para alvenaria já com pedra e cal. Neste caso como tem cimento...

Depois mostro o resultado final! :)
  5.  # 5

pode ao inves de tinta de silicatos, por exemplo:
    DYRUP silicato TT
    utilizar um tinta à base de siloxânicos.
    CIN Cinoxano Mineral
  6.  # 6

Muito obrigada pela ajuda! Entretanto quando pintarmos mando foto :)

0.0126 seg. NEW