Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Boa noite.

contratei com um inquilino um contrato de arrendamento habitacional de 1 (um) ano em 2019, tem 5 anos efectivos.

Acontece que pretendia reaver a casa , falei com ele e informou-me que como está numa situação de doença e de baixa de rendimentos, não vai sair da casa.

Fiquei confuso.

Alguém me informa como proceder nesta situação??
  2.  # 2

Qual é a data concreta de início do contrato?

Já fez oposição à renovação do contrato?
  3.  # 3

A justificação do inquilino não tem cobertura legal.

Para reaver a casa tem que o fazer de acordo com a legislação, começando por se opor à renovação do contrato na altura apropriada e aguardar o atendimento do inquilino quanto ao termo do contrato.
  4.  # 4

Contrato foi firmado em Agosto de 2019 por um ano renovável.
    Falei pessoalmente com ele porque pretendia a casa e informou que não sai e vai contratar advogado.
    Será que perdi a casa??
  5.  # 5

Acrecento ainda que a justificação di inquilino e a baixa rendimentos e doença e que a lei protege esta situação??????
  6.  # 6

Colocado por: AfincoContrato foi firmado em Agosto de 2019 por um ano renovável.
    Falei pessoalmente com ele porque pretendia a casa e informou que não sai e vai contratar advogado.
    Será que perdi a casa??

Nunca perde a casa- A casa é sua. Falta saber quando é que pode por termo ao contrato.
    Recorra a um advogado para o elucidar sobre o que tem que fazer.
  7.  # 7

Agora só pode rescindir o contrato em Agosto de 2026.
    Tinha que ter enviado uma carta registada com aviso de receção com 120 dias de antecedência.
    Agora já não vai a tempo de rescindir. Isto nunca se fala pessoalmente. É sempre por carta registada. E o que ele diz não interessa. Claro que não é justificação para não sair, aliás, nem há justificação para não sair se o contrato não for renovado.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Afinco
  8.  # 8

Colocado por: size

Nunca perde a casa- A casa é sua. Falta saber quando é que pode por termo ao contrato.
    Recorra a um advogado para o elucidar sobre o que tem que fazer.

Não é só para o ano? Ou pode rescindir antes? Pensava que voltava a renovar + 1 ano como já não fez a comunicação a tempo para rescindir em agosto de 2025
  9.  # 9

Colocado por: AfincoContrato foi firmado em Agosto de 2019 por um ano renovável.
    Será que perdi a casa??

O contrato já está renovado automaticamente até Agosto 2026, pode fazer já oposição à renovação, com efeitos a Agosto 2026.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Afinco
  10.  # 10

Colocado por: Cláudia11

Não é só para o ano? Ou pode rescindir antes? Pensava que voltava a renovar + 1 ano como já não fez a comunicação a tempo para rescindir em agosto de 2025

Correto, se não formalizou a oposição à renovação automática.
  11.  # 11

Obrigado a todos os que responderam à minha questão.

0.0096 seg. NEW