Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Boas.

Vou ter uma piscina de transbordo com tratamento a sal.
    Tenho orçamento para tratamento a cloro, mas quero a sal.

Alguém consegue ajudar quais são as diferenças na maquinaria?
    Sei que a sal tem um clorador salino, é apenas mais o clorador salino a acrescentar ao resto, ou há mais diferenças?

Cumprimentos e obrigado desde já
  2.  # 2

É mais a máquina e os sacos de sal..
    800€/900€
  3.  # 3

Colocado por: Bragas VÉ mais a máquina e os sacos de sal..
    800€/900€

Ou seja, acrescenta apenas o clorador salino?
  4.  # 4

Sim..
    • joni
    • 11 junho 2025

# 5

Também à que ter em conta o tipo de material instalado, que seja apropriado a resistir ao sal (por exemplo se colocar escadas ou corrimões metálicos). Fora isso, em termos de máquinas, é apenas o clorinador e comprar um medidor de sal.
    Algum motivo de não querer o tratamento a cloro?
    Concordam com este comentário: ALCLCF
    • JAndCC
    • 11 junho 2025 editado

# 6

Colocado por: joniTambém à que ter em conta o tipo de material instalado, que seja apropriado a resistir ao sal (por exemplo se colocar escadas ou corrimões metálicos). Fora isso, em termos de máquinas, é apenas o clorinador e comprar um medidor de sal.

Não gosto do cheiro do cloro.
    Pelo que me informaram, é mais fácil para controlar os níveis da água para uma utilização adequada.
    Não sei se acontece com o sal, mas em piscinas com cloro, ao fim de um bocado (mais de 1h) começa-se a ficar com olhos vermelhos...
  5.  # 7

Colocado por: JAndCCNão sei se acontece com o sal, mas em piscinas com cloro, ao fim de um bocado (mais de 1h) começa-se a ficar com olhos vermelhos...

Quando vai nadar no mar, fica com os olhos vermelhos ou não?
    • RUIOLI
    • 11 junho 2025 editado

# 8

É útil o controlador de PH automático. Este ano ainda não meti o clorador salino a bombar, tenho de calibrar as sondas e não tive tempo/vontade. Está com pastilhas de 10 ações, estou agradavelmente surpreendido, água 5 estrelas sem cheiro a cloro.
  6.  # 9

Eu ainda estou nos primeiros meses com a piscina a funcionar.. desde abril..
    É a sal e não coloquei mais qualquer produto. Não tenho controlado o PH, mas também não tive instruções nesse sentido.

Fora algum lixo normal que vai acumulando no fundo, a água está cristalina com zero manutenção.
  7.  # 10

O PH deve estar entre 7,2 e 7,6 para que o salinador funcione eficientemente. No meu caso, uso água de furo que é bastante alcalina e é preciso corrigir com PH-, ter um controlador automático de PH ajuda bastante e é um descanso. No seu caso, se a água que usa já está normalmente neste range, provavelmente, não precisa monitorizar o ph tão frequentemente.
    Concordam com este comentário: joni
    • joni
    • 11 junho 2025

# 11

O cheiro forte de cloro em piscinas, geralmente, não é causado por excesso de cloro, mas sim pela formação de cloraminas . https://vestatex.es/pt/blog/news/cloraminas-o-que-sao-e-como-elimina-las
    um regulador automático de pH e de cloro resolvem a situação, mas pode ser demasiado caro, não estou ciente dos valores de mercado.
    A vantagem da piscina de sal é a manutenção, visto não ser necessário lidar constantemente com a reposição de cloro/ manuseamento de químicos e o sal ser barato.
    Uma piscina a sal tambem vai ter cloro e cloraminas, mas como tem o regulador automático de cloro, mais dificilmente surgem e como tal menor a probabilidade de ter olhos a arder. Dito isto, um regulador de cloro faz o mesmo efeito.
    Concordam com este comentário: ALCLCF
    Estas pessoas agradeceram este comentário: zemvpferreira
    • joni
    • 11 junho 2025

# 12

Colocado por: Jorge_GonçalvesO PH deve estar entre 7,2 e 7,6 para que o salinador funcione eficientemente. No meu caso, uso água de furo que é bastante alcalina e é preciso corrigir com PH-, ter um controlador automático de PH ajuda bastante e é um descanso. No seu caso, se a água que usa já está normalmente neste range, provavelmente, não precisa monitorizar o ph tão frequentemente.
    Concordam com este comentário:joni

O Jorge Gonçalves chama à atenção a um ponto importante. se o pH estiver muito elevado ou muito baixo, o tratamento da água não é eficaz, por mais cloro que tenha
  8.  # 13

Obrigado a todos.

Ser mais fácil controlar os níveis já é suficiente (para mim) optar por tratamento a sal
  9.  # 14

já agora pode dizer dimensões e valores? tb estou muito inclinado para o sal
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Halon
  10.  # 15

Colocado por: joniTambém à que ter em conta o tipo de material instalado, que seja apropriado a resistir ao sal (por exemplo se colocar escadas ou corrimões metálicos). Fora isso, em termos de máquinas, é apenas o clorinador e comprar um medidor de sal.
    Concordam com este comentário:ALCLCF

Ora aí está algo que passa sempre ao lado. Foi logo motivo para eu o ano passado ter descartado o sal. Mesmo com ânodo de sacrifício (mandatório com sal) em certos equipamentos, perdia um ano de garantia.

Além do custo superior e respectiva "manutenção" anual dos doseadores. Basta ir ver a grupos de piscinas, quando arranca a época para a maioria das pessoas, as surpresas de muitos com células que têm de ser trocadas.

Para mim foi dosear à mão, medir até perceber o que a piscina "comia", feito. Cheiro a cloro insignificante (comparado com piscinas públicas é o 8 e o 80), olhos não os vejo o arder em quem lá anda, os meus não ardem porque uso sempre óculos.
  11.  # 16

O clorador a funcionar aumenta o PH, tem de se baixar, manual ou automatico.
  12.  # 17

Aproveito para perguntar o seguinte (pois já vi informações contraditórias online):

Pretendendo utilizar agua aquecida (para utilização todo o ano, piscina interior), qual o sistema de tratamento mais indicado?
    Já li em alguns artigos que o sal não será indicado, o que me faz sentido pois a mistura de sal + calor deve acelerar a corrosão dos equipamentos. Mas também já li que isso não é problema...

Existirá alguma resposta definitiva a esta questão especifica? Qual será o sistema mais indicado para água aquecida?

Obrigado.
  13.  # 18

Colocado por: silencejá agora pode dizer dimensões e valores? tb estou muito inclinado para o sal
    Estas pessoas agradeceram este comentário:Halon

Está a questionar-me?
    • SrR
    • há 6 dias

# 19

Colocado por: RuikodeAproveito para perguntar o seguinte (pois já vi informações contraditórias online):

Pretendendo utilizar agua aquecida (para utilização todo o ano, piscina interior), qual o sistema de tratamento mais indicado?
    Já li em alguns artigos que o sal não será indicado, o que me faz sentido pois a mistura de sal + calor deve acelerar a corrosão dos equipamentos. Mas também já li que isso não é problema...

Existirá alguma resposta definitiva a esta questão especifica? Qual será o sistema mais indicado para água aquecida?

Obrigado.
    só tem que se preocupar em ter o permutador de placas apropriado
  14.  # 20

Colocado por: Jorge_GonçalvesO PH deve estar entre 7,2 e 7,6 para que o salinador funcione eficientemente. No meu caso, uso água de furo que é bastante alcalina e é preciso corrigir com PH-, ter um controlador automático de PH ajuda bastante e é um descanso. No seu caso, se a água que usa já está normalmente neste range, provavelmente, não precisa monitorizar o ph tão frequentemente.
    Concordam com este comentário:joni

Por quanto pode ficar um controlador automarico de PH??

0.0224 seg. NEW