Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Bom dia.
    Solicito a vossa ajuda para o seguinte, no prédio onde vivo as garagens ficam na cave do prédio mas não têm qualquer tipo de ventilação, o que faz com que os gases dos escapes se espalhem pelo interior do prédio através das escadas e do poço do elevador. Moro no segundo andar e muitas vezes basta abrir a porta de casa para ficar logo a respirar os referidos gases.
    Que empresa ou entidade posso contactar para fazer uma vistoria e elaborar um relatório para obrigar o condomínio a corrigir o problema?
    Já contactei os bombeiros, dizem não ser com eles, que é a proteção civil, esta diz que também não é com ela.
    A quem posso recorrer?

Obrigado.
    • size
    • 11 junho 2025

# 2

Garagem colectiva sem ventilação ?

Isso obedece a normas rigorosas de construção.

Recorra à Câmara Municipal, entidade que terá licenciado o prédio.
  2.  # 3

A câmara municipal já cá veio fazer a vistoria e sacudiu a água do capote.
    As garagens são individuais, mas o acesso é coletivo.
    • size
    • 11 junho 2025

# 4

Colocado por: Luís_AA câmara municipal já cá veio fazer a vistoria e sacudiu a água do capote.
    As garagens são individuais, mas o acesso é coletivo.

Isso é muito vago...
    Se o Município foi chamado e procedeu a uma vistoria, tem que existir um relatório sobre o que foi apurado. Qual foi o resultado ?

Tudo indica que haverá falta de saída dos gases para o exterior da garagem, coisa que a maioria dos condóminos devem resolver.
  3.  # 5

Colocado por: Luís_AA câmara municipal já cá veio fazer a vistoria e sacudiu a água do capote.

Não pode!

Colocado por: sizeSe o Município foi chamado e procedeu a uma vistoria, tem que existir um relatório sobre o que foi apurado.
  4.  # 6

Vão me matar....mas primeiro proibir qualquer veículo diesel dentro do prédio e ver se resolve :D
  5.  # 7

Colocado por: ALCLCFVão me matar....mas primeiro proibir qualquer veículo diesel dentro do prédio e ver se resolve :D

E a gasolina também, só bicicletas, skates e patins.
  6.  # 8

Solucionei o problema dos meus pais assim....mais fácil porque moram numa moradia. Carros sem FP ou "FP off" a diesel chega para contaminar com cheiro várias centenas de m2 por horas/dia.

Mas isso é conhecido e reconhecido há anos
    Concordam com este comentário: hangas
  7.  # 9

Colocado por: AlexMontenegroE a gasolina também

Não é comparavel. Pelo menos a nivel de cheiro. O Co2 até pode ser o mesmo, mas é inodoro)
    Quando vivia no apartamento era notoria a diferença no cheiro das manobras dos carros a diesel, para os a gasolina.

Um deles então a frio de manha, até poluição visual fazia.
  8.  # 10

Colocado por: hangas

Não é comparavel. Pelo menos a nivel de cheiro. O Co2 até pode ser o mesmo, mas é inodoro)
    Quando vivia no apartamento era notoria a diferença no cheiro das manobras dos carros a diesel, para os a gasolina.

Um deles então a frio de manha, até poluição visual fazia.

Desculpe, mas não concordo. No prédio onde habito, também temos o mesmo problema e não é só por causa dos carros diesel, mas sim pq se lembram de por motos a trabalhar lá durante não sei quanto tempo e carros antigos, neste caso a gasolina. Inclusive em tempos já cheguei a chamar o piquete da Lisboa gás pq num 4 andar nos pareceu cheirar a gás e ao fim ao cabo, era dióxido de carbono de algum carro que tinha ficado a trabalhar na garagem durante um bom tempo para supostamente carregar a bateria.
  9.  # 11

Colocado por: bluthunder82por motos a trabalhar lá durante não sei quanto tempo e carros antigos

Mas isso são casos extremos.. deixar motores a trabalhar em garagens fechadas por vários minutos não há hipótese.
    Estava-me a referir ao simples entra e sai da garagem - manobras de 30s a 1min. Um cenario de utilização normal e razoavel.
  10.  # 12

Colocado por: AlexMontenegro

E a gasolina também, só bicicletas, skates e patins.
    E VEs ou hibridos em modo elétrico :-)

Agora mais a sério, estes "novos" a gasóleo com aditivo, mesmo ao ar livre o cheiro é mesmo irritante.
    Há uns tempos atrás fui ter com um familiar de manhã ao carro dele, e aquele cheiro (será do adblue e afins?) até parecia que me irritava os olhos.
    Bons tempos quando ainda tinha um diesel a funcionar com uns litros deóleo de fritar, ao menos cheirava a fritos! :-)

Colocado por: bluthunder82tinha ficado a trabalhar na garagem durante um bom tempo para supostamente carregar a bateria.
    Ou isso, ou para "aquecer/arrefecer" o motor ou para "limpar" a FAP :-)
  11.  # 13

Colocado por: mafgodE VEs ou hibridos em modo elétrico :-)

Agora mais a sério, estes "novos" a gasóleo com aditivo, mesmo ao ar livre o cheiro é mesmo irritante.
    Há uns tempos atrás fui ter com um familiar de manhã ao carro dele, e aquele cheiro (será do adblue e afins?) até parecia que me irritava os olhos.
    Bons tempos quando ainda tinha um diesel a funcionar com uns litros deóleo de fritar, ao menos cheirava a fritos! :-)

Ou isso, ou para "aquecer/arrefecer" o motor ou para "limpar" a FAP
    :-)

Não é o caso.
    São motos de 199x e carros de 1970/1980. Neste caso é mesmo para o que digo. (A moto ainda digo que pode ser para aquecer o motor, agora o carro não é o caso.
    Ainda assim, a moto bastava puxar 5/6m para trás e fazia o mesmo na rua, e o carro não é mais que um metro.
  12.  # 14

E dizer ao na reuniao para colocar extracao, e depois pagam com o dinheiro do condominio
  13.  # 15

Inclusive em tempos já cheguei a chamar o piquete da Lisboa gás pq num 4 andar nos pareceu cheirar a gás e ao fim ao cabo, era dióxido de carbono de algum carro que tinha ficado a trabalhar na garagem durante um bom tempo para supostamente carregar a bateria.

Apenas um comentário técnico. Quer o dióxido de carbono (CO2), quer o monóxido de carbono (CO), este altamente tóxico e mais mortal do que o primeiro, são inodoros. Ambos são gases e resultam da combustão do combustível. Mas o cheiro que sente resulta da combustão de outros componentes dos combustíveis.
  14.  # 16

BoraBora, isso que diz é bem verdade, mas o dióxido de carbono quando muito concentrado tem cheiro.
    Mas sim, o cheiro nesta situação que falei pode ser derivado da combustão de outros "componentes"
  15.  # 17

Colocado por: Luís_ABom dia.
    Solicito a vossa ajuda para o seguinte, no prédio onde vivo as garagens ficam na cave do prédio mas não têm qualquer tipo de ventilação, o que faz com que os gases dos escapes se espalhem pelo interior do prédio através das escadas e do poço do elevador. Moro no segundo andar e muitas vezes basta abrir a porta de casa para ficar logo a respirar os referidos gases.
    Que empresa ou entidade posso contactar para fazer uma vistoria e elaborar um relatório para obrigar o condomínio a corrigir o problema?
    Já contactei os bombeiros, dizem não ser com eles, que é a proteção civil, esta diz que também não é com ela.
    A quem posso recorrer?

Obrigado.

Meu estimado, os parques de estacionamento cobertos carecem de meios de ventilação, natural ou mecânica, que permitam assegurar a exaustão dos produtos da combustão libertados pelos motores dos veículos, além de permitirem assegurar o controlo de fumo em situação de incêndio.

Regra geral, a ventilação é assegurada, neste tipo de espaços, por aberturas praticadas na envolvente da edificação, quando se trata de ventilação natural (a comummente usada), ou de aberturas de admissão de ar e de exaustão servidas por uma rede de condutas, quando se trata de ventilação mecânica.

A disposição das aberturas de ventilação tem de ser realizada cuidadosamente de forma a que o escoamento obtido dentro do parque de estacionamento promova o seu varrimento. Desta forma, requere-se tecnicamente que as aberturas de ventilação sejam dispostas regularmente e abrangendo todo o parque, principalmente quando se tratem de sub-caves, o que normalmente exige a construção de uma rede de condutas com alguma complexidade, volumetria e dispendiosidade...

Embora não possua dados bastantes para aferir se a construção enferma de algum vício, pode sempre contactar a ANEPC para aferir da possibilidade de requerer uma competente vistoria. Muito embora a vistoria Realizada pela Autoridade Nacional de Emergência e Proteção seja uma vistoria de segurança contra incêndio em edifícios (SCIE) para verificação do cumprimento do projecto de especialidade de SCIE, no limite, à ventilação de fumos, aplica-se aos gases.

https://apropriedadehorizontal.blogspot.com

0.0196 seg. NEW