Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Olá malta!

Eu e o meu marido vamos pedir financiamento para obras e tenho uma questão.

Posso entregar orçamento de valor X, em que o valor que vamos pedir ao banco representa 90% das obras, ou orçamento ligeiramente inflacionado em que o valor financiado representa 80% das obras.

Eu vou ter de entrar com 20% seja qual for a opção (custo dos materiais mais sinal empreiteiro) por isso desse ponto de vista não muda nada. Nem o montante de financiamento, porque não queremos pedir mais do que aquilo.

Alguma vantagem em seguir com o ligeiramente inflacionado?

Obrigada desde já!

Conseguem ajudar-me?
  2.  # 2

Sim fica com dinheiro para contingências
    • size
    • 12 junho 2025 editado

# 3

Colocado por: hello-world
    Ganho segurança ao inflacionar orçamento obras?

Cabecinha pensadora ! :)

Obterá uma segurança financeira, mas, se o empreiteiro não for honesto poderá facturar pelo valor do orçamento.
  3.  # 4

Colocado por: sizemas, se o empreiteiro não for honesto poderá facturar pelo valor do orçamento.

O orçamento que vai para o banco não tem que ser o orçamento que acompanha o contrato de empreitada.
  4.  # 5

Colocado por: size

Cabecinha pensadora ! :)

Obterá uma segurança financeira, mas, se o empreiteiro não for honesto poderá facturar pelo valor do orçamento.

Ao nível do empreiteiro, estamos seguros. O risco era mesmo acontecer-lhe alguma coisa e ter de ser outro 😅

Mais ainda não vamos fazer a obra com a empresa que nos está a fazer o orçamento.
    • size
    • 12 junho 2025

# 6

Colocado por: zedasilva
    O orçamento que vai para o banco não tem que ser o orçamento que acompanha o contrato de empreitada.

Então, alinha no expediente de formalizar 2 orçamentos de valores diferentes para a mesma obra ?
  5.  # 7

Colocado por: sizeEntão, alinha no expediente de formalizar 2 orçamentos de valores diferentes para a mesma obra ?

Não é questão de alinhar.
    Os orçamentos podem sofrer retificações pelas mais diversas razões.
    Ao banco apenas interessa que o Dono de obra tenha capacidade financeira para pagar o dinheiro que pede e que a obra corresponda ao projeto que foi aprovado.

0.0101 seg. NEW