Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Colocado por: N Miguel OliveiraCreio que os arranjos exteriores incluirão passeios, muros, vegetação, sistema de rega, esplanadas, etc...
    os arranjos, já aprendi, quanto menos definidos melhor. no máximo definir muros, vedações e passeios. tudo o resto é 'jardim'

jardim é por si só tão vago que pode incluir tudo que possas imaginar como acabamento, desde um amontoado de pedras e gravilha a um pomar
    Concordam com este comentário: N Miguel Oliveira, Pedro Barradas
  2.  # 2

Colocado por: Bragas VA câmara não licencia porque o projeto tem relva e o DO tem terra??

no meu caso as observações que tem são, passeio em frente á casa destruido (este concordo plenamente, a construtora deveria ter recuperado), na planta não aparece o muro da retaguarda (parece que houve um corte na planta, erro de impressão talvez) e falta de arranjo do quintal.
  3.  # 3

Colocado por: antonylemosos arranjos, já aprendi, quanto menos definidos melhor. no máximo definir muros, vedações e passeios. tudo o resto é 'jardim'

jardim é por si só tão vago que pode incluir tudo que possas imaginar como acabamento, desde um amontoado de pedras e gravilha a um pomar

Eu acho que faz todo sentido um bom projecto de arranjos exteriores. Para o cliente, para a obra... Mas em sede de Proj. de Execução.
    É impressionante a desvalorização que a sociedade, e muitas vezes dos próprios Arquitectos e Engenheiros duma casa têm sobre este tema. A Arquitectura Paisagística tem um impacto brutal na qualidade de vida dos utilizadores duma casa. Infelizmente não se dá o valor que merece. Pintarest resolve... :(

Porém, para Licenciamento, é mostrar o menos possível.
    A menos que planeie plantar sequóias no quintal, a Câmara pouco deve opinar. Além de que, é algo bastante mutável ao longo do ano e da vivência da família que ali habita.
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas
  4.  # 4

Colocado por: dandpasseio em frente á casa destruido (este concordo plenamente, a construtora deveria ter recuperado)

Espaço público danificado tem que ser reparado, nenhuma câmara aceita isso.
    Concordam com este comentário: N Miguel Oliveira, Camões
  5.  # 5

Colocado por: dandna planta não aparece o muro da retaguarda (parece que houve um corte na planta, erro de impressão talvez) e falta de arranjo do quintal.

O que lhe diz o arquiteto? o Seu?
  6.  # 6

Colocado por: N Miguel Oliveira

Eu acho que faz todo sentido um bom projecto de arranjos exteriores. Para o cliente, para a obra... Mas em sede de Proj. de Execução.
    É impressionante a desvalorização que a sociedade, e muitas vezes dos próprios Arquitectos e Engenheiros duma casa têm sobre este tema. A Arquitectura Paisagística tem um impacto brutal na qualidade de vida dos utilizadores duma casa. Infelizmente não se dá o valor que merece. Pintarest resolve... :(

Porém, para Licenciamento, é mostrar o menos possível.
    A menos que planeie plantar sequóias no quintal, a Câmara pouco deve opinar. Além de que, é algo bastante mutável ao longo do ano e da vivência da família que ali habita.
    Concordam com este comentário:Pedro Barradas

Nesse caso, o projeto de arranjos exteriores deveria ser efetuado por um arquiteto paisagista.. o que implicava outro custo..

O meu projeto tinha tudo relvado , bastantes árvores e até a piscina..

Quando obtive a licença, nada disso estava terminado..
  7.  # 7

Se me arranjar um arquiteto paisagista por menos de 4k para 800m2 de terreno e me faça um projeto relativamente barato de implementar e manter mande-me o contacto que estou interessado.
    Eu bem tentei ir contratar mas na zona de Barcelos/Braga não encontrei.

Os projetos são normalmente bastante complexos e a precisar de manutenção constante.

Pelo que percebi o mercado de jardins é voltado para quem tem realmente muito dinheiro, para alguém que queira aproveitar um jardim basico com umas sebe à volta da casa mais vale ir para o modo DIY.

Aqui só para o sistema de rega, calculado à base do "4 aspersores por linha" pediram à volta de 7k (3 orçamentos).
    Gastei menos de 1100 em material.
  8.  # 8

Colocado por: Pedro Barradas
    O que lhe diz o arquiteto? o Seu?

eu apenas estou a acompanhar o processo mas da bancada, porque quem supostamente tem e esta a resolver será a pessoa que ma está a vender e a construtora que fez a obra. ou seja não posso ou não devo opinar/meter muito para não perder a razão, o prazo do cpcv que fizemos é que está a diminuir.
  9.  # 9

Colocado por: Bragas VNesse caso, o projeto de arranjos exteriores deveria ser efetuado por um arquiteto paisagista.. o que implicava outro custo..

Obviamente.

Colocado por: Bragas VO meu projeto tinha tudo relvado , bastantes árvores e até a piscina..

Sim, normal. Para Licenciamento é bastante comum, assim como muros, passeios, esplanadas.

Colocado por: Bragas VQuando obtive a licença, nada disso estava terminado..

É apenas mais um dos temas onde cada Câmara actua da maneira que lhe apetece. Ainda assim, aquilo que aconteceu consigo, é aquilo que mais vejo pela minha zona também.

Mais reitero o que escrevi... a malta (sociedade, dono de obra, técnicos, constructores) nem tem noção da mais valia dum projecto paisagista. Na minha opinião, a maior diferença entre um apartamento e uma casa é mesmo o espaço exterior. E não é pelo custo desse projecto. Pois dinheiro para o tampo da cozinha XPTO não falta...
  10.  # 10

Colocado por: HFSFSe me arranjar um arquiteto paisagista por menos de 4k para 800m2 de terreno e me faça um projeto relativamente barato de implementar e manter mande-me o contacto que estou interessado.

Dessa zona sou eu (Cabreiros), e confesso que para habitação nunca apanhei ninguém interessado neste tipo de projectos.
    Paisagismo só mesmo para as escolas do tempo do Sócrates e da ParqueEscolar. Onde o projecto de execução era obrigatório. Com devaneios a todos os níveis, quer da construção, quer na posterior manutenção. Foi um tempo surreal.
    O mais comum com que me deparo a nível habitacional é mesmo no estrangeiro, onde não raras vezes, um projecto de arranjos exteriores como deve de ser tem que ser apresentado à Câmara por haver muita legislação sobre isso. Em Portugal, para Licenciamento, o que há que ver são áreas permeáveis, altura de muros, posição (afastamentos e área) da piscina e pouco mais.
  11.  # 11

Colocado por: HFSFAqui só para o sistema de rega, calculado à base do "4 aspersores por linha" pediram à volta de 7k (3 orçamentos).

Pois. Mas quem fez esse projecto, que depois se orçamentou? Foi o próprio instalador?
  12.  # 12

Colocado por: HFSFSe me arranjar um arquiteto paisagista por menos de 4k para 800m2 de terreno e me faça um projeto relativamente barato de implementar e manter mande-me o contacto que estou interessado.

Mas acha 4k muito?
    Geralmente são projectos ao nível dum projecto de execução.

Porque para licenciamento, cheguei a ver quem cobrasse 20€ veja lá... e não foi há tanto tempo assim, talvez 2020...

Não podemos é comparar coisas diferentes... ter gasto X em projectos para a Câmara, e projectos completos para arranjos exteriores.
  13.  # 13

Colocado por: Bragas V

Nesse caso, o projeto de arranjos exteriores deveria ser efetuado por um arquiteto paisagista.. o que implicava outro custo..

O meu projeto tinha tudo relvado , bastantes árvores e até a piscina..

Quando obtive a licença, nada disso estava terminado..

E como obteve licença?
    Alguém disse que estava feito sem estar?
    Ou arranjaram outra forma?
  14.  # 14

Arrisco a dizer que em 99% das situações ninguém olha pra isso..

Até vieram cá ver se cumpri com uma condição (cedência ao domínio público), mas não quiseram saber se tinha relva ou não.. e acho que se pegassem com isso não fazia sentido.

Até porque no projeto de arranjos exteriores, tinha simplesmente a casa com tudo verde à volta e algumas coisas que pareciam árvores.. não dizia em lado nenhum que era relva e arvores
  15.  # 15

Colocado por: Bragas VAté porque no projeto de arranjos exteriores, tinha simplesmente a casa com tudo verde à volta e algumas coisas que pareciam árvores.. não dizia em lado nenhum que era relva e arvores

Sim, é normal que assim seja.
    Não deveria ser assim, bastava que a lei fosse diferente.
    Mas pronto, o Estado não quer saber... acha lógico ter jardim e árvores plantados para que a casa seja habitável. Enfim.
    Resultado, faz-se um Projecto de Arranjos Exteriores que não serve para absolutamente nada. Só serve para perdermos tempo, e para o Dono de Obra perder dinheiro.

É uma das muitas regras que só serve para dar a ganhar ao técnicos que fazem estes projectos, e justificar empregos nas Câmaras.

Como isto, há muitas outras coisas nos projectos que só servem para entulhar os projectos com papelada.
  16.  # 16

Colocado por: JAndCCAlguém disse que estava feito sem estar?

Sim, diria que é o mais comum acontecer, mesmo nos casos em que o Projecto de Arranjos Exteriores é um bocadito mais elaborado.

Mas não havendo dinheiro, é normal que os jardins fiquem para mais tarde...
    • HFSF
    • há 3 dias editado

# 17

Colocado por: N Miguel OliveiraMas acha 4k muito?
    Geralmente são projectos ao nível dum projecto de execução.

Eu tive orçamentos de 6 e 7k e sim não achei que valeria o valor.
    Os exemplos de projetos que vi diziam, arvore X a ser mantida de acordo as indicações do viveiro.
    Plano de rega que quando questionei sobre se tinham requisitos específicos para a bomba disseram que não fazem os cálculos considerando nenhuma bomba em específico (não sei como é sequer possível)
    Parte de iluminação não está a incluída.
    Questionei se tinham uma estimativa dos valores anuais para manutenção e também não tinham.

Pedi 2 em desisti, não posso ser de todo o público alvo deste mercado.

Colocado por: N Miguel OliveiraPois. Mas quem fez esse projecto, que depois se orçamentou? Foi o próprio instalador?

Isto foram empresas locais que pedi orçamentos para instalarem a rega sem projeto.
    Comentei como exemplo de que tudo o que tenha haver com o jardim é considerado luxo por algum motivo.
    O que é estranho é que o custo da manutenção do jardim é relativamente barato na zona. Não contrato porque para mim cortar a relva é meditação :)
  17.  # 18

Colocado por: HFSFpara mim cortar a relva é meditação

Para mim também, deitar uns limões no chão e passar-lhe com a máquina por cima... maravilha.
  18.  # 19

Os projetos são normalmente bastante complexos e a precisar de manutenção constante.

Pelo que percebi o mercado de jardins é voltado para quem tem realmente muito dinheiro, para alguém que queira aproveitar um jardim basico com umas sebe à volta da casa mais vale ir para o modo DIY.

Aqui só para o sistema de rega, calculado à base do "4 aspersores por linha" pediram à volta de 7k (3 orçamentos).
    Gastei menos de 1100 em material.

Deixa-me uma msg ou email que partilho um contacto de quem fez o meu.

Abr.
  19.  # 20

Cortar relva é meditação??

Agora posso dizer que já li de tudo... Para mim relva só artificial. Foram anos a cortar um relvado de quase 400m2...
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Pedro737

0.0234 seg. NEW