Iniciar sessão ou registar-se
    • Tov
    • 11 maio 2026

# 61

Colocado por: Mario Cordeiro

Imagine a seguinte situação.

Vendeu por 200.000 a casa a alguém e antes comprou ao seu irmão ( tem que estar registado esta trasacção se foi 31 de boca não conta) por 60.000, a sua mais valia vai ser 50% de 140.000 Euros. O que vai declarar é 140 k. É uma roubalheira? é! Mas é o País que temos! Mas vá antes ás finanças tirar tudo a limpo. Vá ao site do Doutorfinanças eles tem lá um bom simulador.
    Estas pessoas agradeceram este comentário:Tov

Não foi nada de boca, foi tudo registado e valores foram todos declarados...
    Não foi nada feito com valores por fora nem nada...
    Aliás se não fosse a pensar nas minhas filhas terem mais espaço exterior livre assim como eu nem tinha esta ideia...
    • Tov
    • 11 maio 2026

# 62

Colocado por: Piafinho

Nao, nao tem haver com o IRS.
    Tem haver com Imposto de Selo.

O Modelo 1 é usado para declarar coisas como Heranças ou Doacoes.
    Depois, apuram quanto ha a pagar de imposto de selo.

Tem de ver o que ficou na escritura e consequentemente a sua declaracao as finanças através do Modelo 1 do IS.
    O que a notaria devia ter feito era ter colocado o Valor Patrimonial na escritura e consequentemente voce deveria ter declarado o mesmo nesse modelo 1 do IS.

Tem certeza que foi a Notaria tratou disso? Num processo recente a notaria disse-me que tratava da parte relacionada com a conservatoria e Finanças relativa a transiçáo de propriedade mas que para o Imposto de Selo tinha de ser eu a ir as finanças.

A parte das finanças sim agora lembro que fui lá uma vez e o resto foi tudo via email com eles mas fui eu sim... Por acaso foram 5 estrelas... Foi um ano complicado...
  1.  # 63

Colocado por: Tov
    A parte das finanças sim agora lembro que fui lá uma vez e o resto foi tudo via email com eles mas fui eu sim... Por acaso foram 5 estrelas... Foi um ano complicado...

Tem acesso online ao portal das financas certo?

Se tem, aceda ao portal das financas e depois va a secção de Cidadãos e em seguida Serviços.
    Navege para a secção "Modelo 1 ISTG" e escolha "Consultar participação"

Deverá ver as declarações que fez de Imposto de Selo.

Pode depois imprimir para obter uma copia em PDF do que foi entregue.

Em alternativa mais rapida, depois de se autenticar, deve conseguir usar o seguinte link para aceder directamente a essa parte do site:

https://imoveis.portaldasfinancas.gov.pt/mod1istg/portal/consultar-participacao
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Tov
  2.  # 64

Colocado por: Carvai
    Não é bem assim, se os apartamentos herdados não são HP vai pagar sempre as mais valias.
    Concordam com este comentário:Mario Cordeiro

Enquanto não o vender não paga nada, aliás ainda teve o custo de aquisição.
    Neste caso concreto pode ser mais benefico o autor do tópico mudar a que rende mais para HP e esperar um ano, como já foi sugerido anteriormente
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Tov
  3.  # 65

Você anda aqui a gozar com o pagode.
    • Tov
    • 12 maio 2026

# 66

Colocado por: Gervas69
    Enquanto não o vender não paga nada, aliás ainda teve o custo de aquisição.
    Neste caso concreto pode ser mais benefico o autor do tópico mudar a que rende mais para HP e esperar um ano, como já foi sugerido anteriormente

O valor de ambas e semelhante...
    A diferença e que uma está totalmente paga e esta tem empréstimo de 25k que foi para pagar 30k ao meu irmão...
    • Tov
    • 12 maio 2026

# 67

Casa foi declarado compra por 30k metade dos 60k que acordamos... Basicamente o valor predial foi o que surgiu para ficar como valor...
    Meu irmão recebeu em cheque 30k e fez-se a papelada toda...
    • Tov
    • 12 maio 2026

# 68

Colocado por: rjmsilvaVocê anda aqui a gozar com o pagode.

Com o quê?
    E seja o que isso signifique a gozar porquê?

0.0203 seg. NEW