Colocado por: Mario Cordeiro
Imagine a seguinte situação.
Vendeu por 200.000 a casa a alguém e antes comprou ao seu irmão ( tem que estar registado esta trasacção se foi 31 de boca não conta) por 60.000, a sua mais valia vai ser 50% de 140.000 Euros. O que vai declarar é 140 k. É uma roubalheira? é! Mas é o País que temos! Mas vá antes ás finanças tirar tudo a limpo. Vá ao site do Doutorfinanças eles tem lá um bom simulador.
Colocado por: Piafinho
Nao, nao tem haver com o IRS.
Tem haver com Imposto de Selo.
O Modelo 1 é usado para declarar coisas como Heranças ou Doacoes.
Depois, apuram quanto ha a pagar de imposto de selo.
Tem de ver o que ficou na escritura e consequentemente a sua declaracao as finanças através do Modelo 1 do IS.
O que a notaria devia ter feito era ter colocado o Valor Patrimonial na escritura e consequentemente voce deveria ter declarado o mesmo nesse modelo 1 do IS.
Tem certeza que foi a Notaria tratou disso? Num processo recente a notaria disse-me que tratava da parte relacionada com a conservatoria e Finanças relativa a transiçáo de propriedade mas que para o Imposto de Selo tinha de ser eu a ir as finanças.
Colocado por: Tov
A parte das finanças sim agora lembro que fui lá uma vez e o resto foi tudo via email com eles mas fui eu sim... Por acaso foram 5 estrelas... Foi um ano complicado...
Colocado por: Carvai
Não é bem assim, se os apartamentos herdados não são HP vai pagar sempre as mais valias.
Colocado por: Gervas69
Enquanto não o vender não paga nada, aliás ainda teve o custo de aquisição.
Neste caso concreto pode ser mais benefico o autor do tópico mudar a que rende mais para HP e esperar um ano, como já foi sugerido anteriormente
Colocado por: rjmsilvaVocê anda aqui a gozar com o pagode.