Iniciar sessão ou registar-se
    • Tov
    • há 4 dias

# 1

Boas!

Questão aos mais entendidos:

Tenho um apartamento de Herança a 5 anos sem dívidas,

E herdei no final do ano passado outro imóvel, neste caso paguei um valor, que pedi ao banco e estou a pagar, ao meu irmão para ficar com a casa foi um valor mínimo mesmo tendo ele conhecimento que valia muito mais, felizmente entendemos-nos.

familia cá em casa vai aumentar e por sugestão até do meu irmão que me perguntou porque não vendia os dois apartamentos e comprava uma moradia como a dele,

A questão aqui e que valores de impostos e mais valias e coisas mais tenho que pagar? Já ouvi que só vou perder dinheiro com este tipo de coisas...

Ao banco se vender a casa como funciona?
    É reembolso total da divida para fim de hipoteca com valor retirado da venda mais a comissão que eles exigem por reembolso antecipado?

Em termos de impostos como funciona?

Seja como for só irei vender um de cada vez e assim que tiver uma moradia em vista avança leva com o valor da venda do último apartamento herdado mais empréstimo que terei de pedir e de seguida vendia o outro que tenho a mais tempo e esse valor ia para para cobrir o máximo de empréstimo que tinha pedido para a moradia.

De que maneira podia fazer está situação melhor possível caso avançar?

Agradeço já todas as respostas que possam dar.
  1.  # 2

Colocado por: TovBoas!

Questão aos mais entendidos:

Tenho um apartamento de Herança a 5 anos sem dívidas,

E herdei no final do ano passado outro imóvel, neste caso paguei um valor, que pedi ao banco e estou a pagar, ao meu irmão para ficar com a casa foi um valor mínimo mesmo tendo ele conhecimento que valia muito mais, felizmente entendemos-nos.

familia cá em casa vai aumentar e por sugestão até do meu irmão que me perguntou porque não vendia os dois apartamentos e comprava uma moradia como a dele,

A questão aqui e que valores de impostos e mais valias e coisas mais tenho que pagar? Já ouvi que só vou perder dinheiro com este tipo de coisas...

Ao banco se vender a casa como funciona?
    É reembolso total da divida para fim de hipoteca com valor retirado da venda mais a comissão que eles exigem por reembolso antecipado?

Em termos de impostos como funciona?

Seja como for só irei vender um de cada vez e assim que tiver uma moradia em vista avança leva com o valor da venda do último apartamento herdado mais empréstimo que terei de pedir e de seguida vendia o outro que tenho a mais tempo e esse valor ia para para cobrir o máximo de empréstimo que tinha pedido para a moradia.

De que maneira podia fazer está situação melhor possível caso avançar?

Agradeço já todas as respostas que possam dar.

Já pensou em manter os apartamentos para arrendar e financiar a moradia?
    Assim "poupava" o valor das mais valias sobre a venda dos apartamentos.

Realmente é um caso específico visto querer vender logo dois imóveis de herança.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Tov
  2.  # 3

Se calhar a renda dos dois apartamentos cobriam o valor da prestação para a moradia.
    Mas talvez o seu objetivo seja ficar praticamente sem encargos
  3.  # 4

Mas se vai reinvestir o valor de venda na moradia e vai ser a sua habitação própria permante deve ter direito isenção das mais valias, nem que seja alguma percentagem.
    Também isto varia consoante o valor de venda dos apartamentos e compra da moradia.

Mas virá alguém mais entendido do assunto. Talvez até nem tenha que pagar assim tanto em impostos.
    • Tov
    • há 4 dias editado

# 5

Colocado por: Cláudia11

Já pensou em manter os apartamentos para arrendar e financiar a moradia?
    Assim "poupava" o valor das mais valias sobre a venda dos apartamentos.

Realmente é um caso específico visto querer vender logo dois imóveis de herança.

Essa hipótese está fora de questão, faltam-me nisso mas
    nao quero ter essa dor de cabeça.

A vender será um de cada vez, o que vale mais primeiro que foi o último que herdei e ter capital para quando encontrar moradia e depois o outro o dinheiro iria para cobrir o valor que pedi no banco entretanto e assim para não ficar sem tecto entretanto ou ter de ir pagar renda.
    Concordam com este comentário: Cláudia11
    • r.v
    • há 4 dias

# 6

um conselho, se não quer ter surpresas consulto um contabilista certificado em imobiliário.se for da zona de Lisboa posso aconselhar um, além de eu ser do Minho. existe muitas leis que muitos contabilistas desconhecem etc.
    • Tov
    • há 3 dias

# 7

Colocado por: r.vum conselho, se não quer ter surpresas consulto um contabilista certificado em imobiliário.se for da zona de Lisboa posso aconselhar um, além de eu ser do Minho. existe muitas leis que muitos contabilistas desconhecem etc.

Agradeco a ajuda, pode dar o nome da pessoa?
    • Tov
    • há 1 dia

# 8

Mais alguém que possa dar sugestões?
  4.  # 9

Se a herança ainda está indivisa, quando a vender não tem de pagar mais valias.

Se eu soubesse disto há uns tempos!!!!
  5.  # 10

Colocado por: mafgodSe eu soubesse disto há uns tempos!!!!

Se não foi há muito tempo, pode sempre colocar a AT em tribunal para tentar a devolução, se tiver direito a tal.
  6.  # 11

O não pagar mais valias das heranças indivisas é que está aparentemente errado :-)
    Ou seja, fiz o que supostamente é para se fazer.... contudo, quem não o fizer e vender o imóvel como herança indivisa, não tem de pagar as mais valias...

É aproveitar quem pode e enquanto durar :-)
  7.  # 12

De louvar um tópico, onde os irmãos se tratam como irmãos..

Felicidades
  8.  # 13

Colocado por: Bragas VDe louvar um tópico, onde os irmãos se tratam como irmãos..

Felicidades

O problema na maior parte dos casos, são os cônjuges que "envenenam" as relações entre irmãos.
    Concordam com este comentário: mafgod
    • Tov
    • há 17 horas

# 14

Neste caso as coisas já estão divididas,
    Já está tudo como manda a regra...

Aqui não ouve problemas, a família dá-se bem, e sim é de manter...

Mas só de pensar que estado em 300k se nas finanças estiver o valor de 90k patrimonial, e que e este o valor que consideram como compra, levam 45k em impostos de mais valias e um roubo (valor de simulador não sei se e fiável) .
    Nisto ainda se tem de tirar valor comissão da imobiliária e valores a gastar...

E depois ainda pagar imposto na que se compra e ao banco e etc...

Como isto e possível ?

0.0179 seg. NEW