Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boas:
    Queria pedir se me podiam informar qual a taxa Swap a 5 anos no dia 18 Novembro 2008
    tenho um problema com o meu Banco e queria ter a certesa antes de reclamar .
    só consigo arranjar para 2 anos mas para 5 impossivel .Porque estes senhores assinaram-me o credito em 1 junho 2008 com um juro de 5.333 e uma prestação de 822.17 euros durante 5 anos mas a escritura só foi no dia 19/11/2008
    como as taxas Swap baixaram eles passaram-ma automáticamente para um credito variavel a euribor 3 meses.

    Penso que estão a compreender o meu problema.

    Um Obrigada de avanço
    jose bernardo
    •  
      FD
    • 25 março 2010

     # 2

  2.  # 3

    Colocado por: zerondaBoas:
    Queria pedir se me podiam informar qual a taxa Swap a 5 anos no dia 18 Novembro 2008
    tenho um problema com o meu Banco e queria ter a certesa antes de reclamar .
    só consigo arranjar para 2 anos mas para 5 impossivel .Porque estes senhores assinaram-me o credito em 1 junho 2008 com um juro de 5.333 e uma prestação de 822.17 euros durante 5 anos mas a escritura só foi no dia 19/11/2008
    como as taxas Swap baixaram eles passaram-ma automáticamente para um credito variavel a euribor 3 meses.

    Penso que estão a compreender o meu problema.

    Um Obrigada de avanço
    jose bernardo


    Bom dia Zé,

    Já resolves-te o teu problema?

    Aqui tens as taxas para o dia 18/11/2008;

    Aqui tens o histórico desde 2008 até à data;

    Aqui tens o histórico desde 2001 até 2007

    Aqui poderás acompanhar as taxas diariamente(1) ;

    (1) O valor do indexante resulta da cotação diária da Taxa Swap, na Base 360 dias, arredondada à milésima. O valor da taxa a vigorar em cada Contrato é a cotação observada no dia útil anterior à data da celebração da Escritura e o seu valor manter-se-á fixo durante os primeiros 2, 3, 4, 5, 10, 15, 20, 25 e 30 anos (período de taxa fixa escolhido). A Taxa Swap a 2, 3, 4, 5, 10, 15, 20, 25 e 30 anos é divulgada diariamente na página da Reuters ISDAFIX2, por baixo da referência “Euribor Basis” e por cima da referência “11:00 AM FRANKFURT”. Poderá obter mais informação no endereço www.isda.org.


    Quanto ao teu caso.. A taxa de 5.333 que referes, já tem o spread incluído?

    Nota importante.
    Conheço bancos que utilizam taxa fixa, mas esta taxa fixa não é taxa swap. Que para mim é uma pouca vergonha.
    Quando estava a negociar o meu empréstimo, o meu banco tinha a taxa fixa altíssima. Confrontei-os com estes documentos e disseram-me que não era a mesma taxa fixa. "Nós não usámos a taxa swap". A taxa fixa deles é uma taxa fixa só utilizada naquele banco. Pedi-lhes imediatamente para retirarem a informação que eles tinham no site, diziam que era a taxa swap publicada na reuters. Não era nada.. Cuidado..

    Só para referir, que estranhamente, quando eu estava a negociar o meu empréstimo, a taxa swap a 5 anos era muito mais baixa do que a euribor 3M.

    Porquê é que eles mudaram automaticamente para taxa variável???

    Desculpa estender-me no comentário, mas entusiasmo-me quando falo do que gosto, nomeadamente de investimentos.. Não represento nenhuma instituição financeira, apenas quero ajudar..
  3.  # 4

    Colocado por: hellkkas
    Colocado por: zerondaBoas:
    Queria pedir se me podiam informar qual a taxa Swap a 5 anos no dia 18 Novembro 2008
    tenho um problema com o meu Banco e queria ter a certesa antes de reclamar .
    só consigo arranjar para 2 anos mas para 5 impossivel .Porque estes senhores assinaram-me o credito em 1 junho 2008 com um juro de 5.333 e uma prestação de 822.17 euros durante 5 anos mas a escritura só foi no dia 19/11/2008
    como as taxas Swap baixaram eles passaram-ma automáticamente para um credito variavel a euribor 3 meses.

    Penso que estão a compreender o meu problema.

    Um Obrigada de avanço
    jose bernardo


    Bom dia Zé,

    Já resolves-te o teu problema?

    Aquitens as taxas para o dia 18/11/2008;

    Aquitens o histórico desde 2008 até à data;

    Aquitens o histórico desde 2001 até 2007

    Aquipoderás acompanhar as taxas diariamente(1) ;

    (1) O valor do indexante resulta da cotação diária da Taxa Swap, na Base 360 dias, arredondada à milésima. O valor da taxa a vigorar em cada Contrato é a cotação observada no dia útil anterior à data da celebração da Escritura e o seu valor manter-se-á fixo durante os primeiros 2, 3, 4, 5, 10, 15, 20, 25 e 30 anos (período de taxa fixa escolhido). A Taxa Swap a 2, 3, 4, 5, 10, 15, 20, 25 e 30 anos é divulgada diariamente na página da Reuters ISDAFIX2, por baixo da referência “Euribor Basis” e por cima da referência “11:00 AM FRANKFURT”. Poderá obter mais informação no endereço www.isda.org.


    Quanto ao teu caso.. A taxa de 5.333 que referes, já tem o spread incluído?

    Nota importante.
    Conheço bancos que utilizam taxa fixa, mas esta taxa fixa não é taxa swap. Que para mim é uma pouca vergonha.
    Quando estava a negociar o meu empréstimo, o meu banco tinha a taxa fixa altíssima. Confrontei-os com estes documentos e disseram-me que não era a mesma taxa fixa. "Nós não usámos a taxa swap". A taxa fixa deles é uma taxa fixa só utilizada naquele banco. Pedi-lhes imediatamente para retirarem a informação que eles tinham no site, diziam que era a taxa swap publicada na reuters. Não era nada.. Cuidado..

    Só para referir, que estranhamente, quando eu estava a negociar o meu empréstimo, a taxa swap a 5 anos era muito mais baixa do que a euribor 3M.

    Porquê é que eles mudaram automaticamente para taxa variável???

    Desculpa estender-me no comentário, mas entusiasmo-me quando falo do que gosto, nomeadamente de investimentos.. Não represento nenhuma instituição financeira, apenas quero ajudar..


    e já agora, que bancos possuem taxas fixas a 20 ou 30 anos?
  4.  # 5

    actualmente compensa mais contratar taxa fixa ou taxa variavel, visto que vou assinar a escritura e tenho ate esse dia pra decidir, neste caso seria emprestimo de 60 000 euros, a 15 anos, com spread a 3,65% melhor banco que consegui um spread desses foi no barclays À data de hoje 13/ 03/ 2012, a minha duvida mesmo é em relaçao À escolha entre taxa fixa (swap) ou euribor (variavel) a 6 meses, visto que a euribor mais dia menos dia vai começar a subir e nao sera pouco e a fixa actualmente sera uma boa escolha? opinioes necessitam-se, abraços
    •  
      FD
    • 14 março 2012

     # 6

    É uma decisão pessoal... em que influem muitos factores - estabilidade financeira, capacidade de aguentar stress, futurologia... :)
  5.  # 7

    ha 3 anos que dizem que as euribor vao começar a subir.........
  6.  # 8

    Colocado por: loverscoutha 3 anos que dizem que as euribor vao começar a subir.........


    E vão! Não se sabe e quando :)
    Há pouco mais de 3 anos estavam no máximo de sempre.
      er-rentegrafiek6.jpeg
  7.  # 9

    O normal de uma taxa variável é que flutue conforme as condições do mercado. A vantagem das taxas Euribor, é que são fixadas diariamente de acordo com as taxas negociadas entre um conjunto das maiores instituições da Europa, daí estas também poderem ser referidas como taxas directoras, a sua flutuação é "controlada" pelo banco central Europeu. Daí sabemos que não estão sujeitas as características únicas do mercado e da banca portuguesa, ou seja, o bes/bcp/mg... não podem fazer "panelinha" com estas taxas, do mesmo modo que fazem com os spreads. Para além disso, considere onde o banco corre maior risco, numa taxa fixa a n anos ou numa taxa de mercado? Obviamente numa taxa fixa, daí quase sempre não compensar tanto para o banco como para o cliente uma taxa fixa.
    Agora se as taxas vão subir? a resposta é vão. Contudo sabemos sempre que de um modo mais ou menos controlado. Se olhar para um gráfico dos últimos +\- 20 anos desde que as euribor são usadas como referência, verificará que elas flutuam mas sempre dentro de margens relativamente curtas, não posso afirmar porque não tenho os dados comigo no momento, mas penso que sempre abaixo da mais baixa das taxas fixas normais.
 
0.0157 seg. NEW