Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Passados 3 anos e 2 gabinetes de projetos diferentes, eis que optei por contactar o 3º, como dizem que há terceira é de vez.

O estudo é para uma moradia térrea com 3 quartos e uma área polivalente caso seja preciso transformar num 4 quarto futuramente. Sala e cozinha em Open space com lavandaria e zona técnica para as maquinarias.

O terreno tem declive mas os arquitectos informaram que a % de inclinação não justifica construir cave.

Segue o projeto para saber as vossas opiniões e sugestões, que ainda está em fase de estudo.
      IMG-20250520-WA0000.jpg
  2.  # 2

Colocado por: brunextaO terreno tem declive mas os arquitectos informaram que a % de inclinação não justifica construir cave.

Entre a parede do portão da garagem e a parede do ultimo quarto, o terreno sobe ou desce quanto?
  3.  # 3

onde é o norte?
  4.  # 4

Assim à primeira vista, a caixilharia do patio e da sala deveria ser a mesma, sem o pilar para permitir abrir tudo.
  5.  # 5

Colocado por: DR1982Assim à primeira vista, a caixilharia do patio e da sala deveria ser a mesma, sem o pilar para permitir abrir tudo.

Para complicar a estrutura e inviabilizar a existência de proteções solares com estores normais?
    Concordam com este comentário: fernandoFerreira, setaevra
  6.  # 6

acho que existe ali vidro a mais na sala, pelo menos a parede do corredor podia ser em alvenaria e poupava uns cobres.

fora isso, está arrumadinha. se gosta e pode pagar, siga em frente.
  7.  # 7

Eu faria o acesso da garagem diretamente para a cozinha. Ou através de antecâmara entre lavandaria e despensa.
    Parece ter pouca arrumação a garagem.

Tb concordo que Parece haver demasiados envidraçados na sala.
    De resto, siga
    Concordam com este comentário: marco1, diouf_matos
    Estas pessoas agradeceram este comentário: brunexta
  8.  # 8

Também me parece bem no geral.
    A assinalar alguma coisa, concordo com a questão levantada sobre o grande vão envidraçado da sala. Sobre isso, e sendo uma opinião que vale o que vale segundo o meu gosto, eliminava parte desse vidro (talvez a parte junto à mesa de refeições?), e adicionava uma janela + bancada com móveis na parede de baixo (segundo a posição desse desenho) da cozinha. Ganhava mais luz natural e mais algum espaço de trabalho e arrumação essencial.

Mas parabéns, parece bem encaminhado.
  9.  # 9

Gosto. Via-me a viver aí
    Estas pessoas agradeceram este comentário: brunexta
  10.  # 10

Se fosse minha trocaria a sala de estar pela sala de jantar.

O grill fica mais perto da zona de refeição.
    A entrada tem uma zona de estar.

O unico senão é que me parece que ia ficar melhor sofa virado para o vidro. ou seja seria necessario criar uma parede intermedia para a TV. ou nao talvez fique bem tambem na parede onde ja tem o movel. mas tentaria a troca.

De resto esta bastante compacta e funcional.
    Concordam com este comentário: palmstroke
  11.  # 11

Não gosto da localização da sala de jantar
    Concordam com este comentário: diouf_matos
  12.  # 12

Como não percebo nada, deixo aqui apenas um comentário sobre o flagelo que é... a churrasqueira. Para quê, Deuses, para quê.

Vai-se degradar com o tempo, cheiros, etc, etc. Não é melhor comprar uma traquitana da Weber ou assim?

E pronto, cá está o meu comentário arquitectónico.

😁
  13.  # 13

Parabéns, certamente valeu as trocas de arquitecto.

Trocava como já aqui disseram a zona de refeições com a zona de estar;

Discordo da saída da garagem dar para a lavandaria, só se for uma segunda porta. O facto de ter a saída da garagem para o hall de entrada é essencial para quem tem (ou quer ter) o hábito de deixar os sapatos da rua no hall de entrada.

Uma muito pequena sugestão seria tentar fechar um pouco o hall de entrada na zona em que se transforma na sala. Como está quem entra parece entrar logo para a casa toda, gosto mais de uma transição mais progressiva (opinião pessoal)
  14.  # 14

Colocado por: brunextaPassados 3 anos e 2 gabinetes de projetos diferentes, eis que optei por contactar o 3º, como dizem que há terceira é de vez.

O estudo é para uma moradia térrea com 3 quartos e uma área polivalente caso seja preciso transformar num 4 quarto futuramente. Sala e cozinha em Open space com lavandaria e zona técnica para as maquinarias.

O terreno tem declive mas os arquitectos informaram que a % de inclinação não justifica construir cave.

Segue o projeto para saber as vossas opiniões e sugestões, que ainda está em fase de estudo.
      IMG-20250520-WA0000.jpg

Parabéns pelo seu projeto! Quantos m2 tem?
  15.  # 15

A garagem é aberta? Se sim as paredes confinam com o interior deveriam ter um cuidado a nível térmico. Diria até mesmo se for fechada deveria ter essa preocupação.

Também deixaria a entrada garagem para a lavandaria ou despensa.

Para mim iria sentir falta de um anexo/arrumos. Nem que seja para uma bicicletas e pequenos utensílios de jardim.
  16.  # 16

Big
    provalvelmente, raramente, estarão os dois carros dentro da garagem, dai...
    acho é que faz falta uma janela na cozinha no enfiamento da ilha e da bancada
    ou, é pena não haver espaço para fazer os moveis altos na fachada de baixo na imagem, e assim poder ter uma janela para a frente do lote
    não sei se o jardim interior descoberto será bom ( lixos, etc..) talvez fizesse coberto mas exterior na mesma.
    realmente como disseram não sei se será agradável estar no sofá e ver o grill apos algum uso frequente.
    mas está uma boa casa concisa, essencial.
  17.  # 17

Colocado por: BigmousePara mim iria sentir falta de um anexo/arrumos. Nem que seja para uma bicicletas e pequenos utensílios de jardim.

Pode usar a garagem para arrumos, ou optar apenas por considerar um carro. Fica muito espaco disponível.
  18.  # 18

Colocado por: BigmouseDiria até mesmo se for fechada deveria ter essa preocupação.

Se fizer as duas paredes em bloco termico, ja fica resolvido.
  19.  # 19

Colocado por: arturandresilvaSe fosse minha trocaria a sala de estar pela sala de jantar

Concordo, nao gosto de abrir a porta principal e levar com a mesa de jantar em cima.

As vidraças, eu reduzia a metade. Esse quadrado com a arvore vai ser bom para acomular lixo, musgo esujidade nas janelas.

Considera umas boas palas para o espaço e mesa exterior, de forma a estar a vontade, quando chove ou quando faça sol e calor, sem ter de recorrer a chapeus ou pergulas.
  20.  # 20

Vou tentar responder a todos de um modo geral

Colocado por: zedasilva
    Entre a parede do portão da garagem e a parede do ultimo quarto, o terreno sobe ou desce quanto?

Tem cerca de 2m descendentes

Colocado por: marco1onde é o norte?

Vou partilhar uma foto com o norte indicado

Colocado por: pauloagsantosacho que existe ali vidro a mais na sala, pelo menos a parede do corredor podia ser em alvenaria e poupava uns cobres.

fora isso, está arrumadinha. se gosta e pode pagar, siga em frente.

A ideia era ter iluminação natural no corredor

Colocado por: RuikodeTambém me parece bem no geral.
    A assinalar alguma coisa, concordo com a questão levantada sobre o grande vão envidraçado da sala. Sobre isso, e sendo uma opinião que vale o que vale segundo o meu gosto, eliminava parte desse vidro (talvez a parte junto à mesa de refeições?), e adicionava uma janela + bancada com móveis na parede de baixo (segundo a posição desse desenho) da cozinha. Ganhava mais luz natural e mais algum espaço de trabalho e arrumação essencial.

Mas parabéns, parece bem encaminhado.

Fazer o lava loiça na parede oposta à ilha com um vidro ao comprido por cima?

Colocado por: arturandresilvaSe fosse minha trocaria a sala de estar pela sala de jantar.

O grill fica mais perto da zona de refeição.
    A entrada tem uma zona de estar.

O unico senão é que me parece que ia ficar melhor sofa virado para o vidro. ou seja seria necessario criar uma parede intermedia para a TV. ou nao talvez fique bem tambem na parede onde ja tem o movel. mas tentaria a troca.

De resto esta bastante compacta e funcional.

Concordo. Tentámos alterar isso, mas não gostei da televisão ficar contra o vidro. Não seria prático com a luminosidade. E fazer a sala virada para a parede da garagem acho que perde um bocado devido à vivência do exterior dos vidros. Mas sim, acho que se pode tentar ver uma solução

Colocado por: rcd2023Como não percebo nada, deixo aqui apenas um comentário sobre o flagelo que é... a churrasqueira. Para quê, Deuses, para quê.

Vai-se degradar com o tempo, cheiros, etc, etc. Não é melhor comprar uma traquitana da Weber ou assim?

E pronto, cá está o meu comentário arquitectónico.

😁

Também não desgosto dessas alternativas. Mas a ter uma móvel, o ideal seria utilizar naquela zona, ou então encostado ao muro do vizinho a sul

Colocado por: Sscmoreira

Parabéns pelo seu projeto! Quantos m2 tem?

Área bruta total cerca de 257m²

Colocado por: BigmouseA garagem é aberta? Se sim as paredes confinam com o interior deveriam ter um cuidado a nível térmico. Diria até mesmo se for fechada deveria ter essa preocupação.

Também deixaria a entrada garagem para a lavandaria ou despensa.

Para mim iria sentir falta de um anexo/arrumos. Nem que seja para uma bicicletas e pequenos utensílios de jardim.

A garagem é fechada, nesse caso teria de ter o isolamento térmico nas paredes interiores à volta da garagem?

A porta para a lavandaria/despensa é uma boa ideia. A questão do espaço/arrumos exterior ainda está a ser estudada. Pedi uma versão encostada à estrema a norte com coberto para carros e a garagem para um carro. Dificilmente estarão os 2 na garagem e será útil ter espaço exterior, pelo menos coberto, para outras viaturas ou mesmo arrumos. Vou deixar umas fotos da ideia que tenho.

Colocado por: marco1Big
    provalvelmente, raramente, estarão os dois carros dentro da garagem, dai...
    acho é que faz falta uma janela na cozinha no enfiamento da ilha e da bancada
    ou, é pena não haver espaço para fazer os moveis altos na fachada de baixo na imagem, e assim poder ter uma janela para a frente do lote
    não sei se o jardim interior descoberto será bom ( lixos, etc..) talvez fizesse coberto mas exterior na mesma.
    realmente como disseram não sei se será agradável estar no sofá e ver o grill apos algum uso frequente.
    mas está uma boa casa concisa, essencial.

Será melhor fazer aquele jardim coberto por causa disso? Será assim tão relevante? Acho que até seria lindo ver a chuva a cair por aquela abertura 😁

Não percebi a parte de não dar para fazer móveis altos na fachada de baixo?

Colocado por: setaevra

Concordo, nao gosto de abrir a porta principal e levar com a mesa de jantar em cima.

As vidraças, eu reduzia a metade. Esse quadrado com a arvore vai ser bom para acomular lixo, musgo esujidade nas janelas.

Considera umas boas palas para o espaço e mesa exterior, de forma a estar a vontade, quando chove ou quando faça sol e calor, sem ter de recorrer a chapeus ou pergulas.

Acho que uma árvore tipo oliveira ou bonsai não irá criar muita sujidade. É que a mulher adorou esse pormenor do pátio com a árvore, já não há volta a dar

A ideia é mesmo não ser preciso guarda sol no verão para poder aproveitar a zona exterior da melhor maneira.

0.0191 seg. NEW