Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Passados 3 anos e 2 gabinetes de projetos diferentes, eis que optei por contactar o 3º, como dizem que há terceira é de vez.

O estudo é para uma moradia térrea com 3 quartos e uma área polivalente caso seja preciso transformar num 4 quarto futuramente. Sala e cozinha em Open space com lavandaria e zona técnica para as maquinarias.

O terreno tem declive mas os arquitectos informaram que a % de inclinação não justifica construir cave.

Segue o projeto para saber as vossas opiniões e sugestões, que ainda está em fase de estudo.
      IMG-20250520-WA0000.jpg
  2.  # 2

Colocado por: brunextaO terreno tem declive mas os arquitectos informaram que a % de inclinação não justifica construir cave.

Entre a parede do portão da garagem e a parede do ultimo quarto, o terreno sobe ou desce quanto?
  3.  # 3

onde é o norte?
  4.  # 4

Está em boas maos.
  5.  # 5

Assim à primeira vista, a caixilharia do patio e da sala deveria ser a mesma, sem o pilar para permitir abrir tudo.
  6.  # 6

Colocado por: DR1982Assim à primeira vista, a caixilharia do patio e da sala deveria ser a mesma, sem o pilar para permitir abrir tudo.

Para complicar a estrutura e inviabilizar a existência de proteções solares com estores normais?
    Concordam com este comentário: fernandoFerreira, setaevra
  7.  # 7

acho que existe ali vidro a mais na sala, pelo menos a parede do corredor podia ser em alvenaria e poupava uns cobres.

fora isso, está arrumadinha. se gosta e pode pagar, siga em frente.
  8.  # 8

Eu faria o acesso da garagem diretamente para a cozinha. Ou através de antecâmara entre lavandaria e despensa.
    Parece ter pouca arrumação a garagem.

Tb concordo que Parece haver demasiados envidraçados na sala.
    De resto, siga
    Concordam com este comentário: marco1
  9.  # 9

Também me parece bem no geral.
    A assinalar alguma coisa, concordo com a questão levantada sobre o grande vão envidraçado da sala. Sobre isso, e sendo uma opinião que vale o que vale segundo o meu gosto, eliminava parte desse vidro (talvez a parte junto à mesa de refeições?), e adicionava uma janela + bancada com móveis na parede de baixo (segundo a posição desse desenho) da cozinha. Ganhava mais luz natural e mais algum espaço de trabalho e arrumação essencial.

Mas parabéns, parece bem encaminhado.
  10.  # 10

Gosto. Via-me a viver aí
  11.  # 11

Se fosse minha trocaria a sala de estar pela sala de jantar.

O grill fica mais perto da zona de refeição.
    A entrada tem uma zona de estar.

O unico senão é que me parece que ia ficar melhor sofa virado para o vidro. ou seja seria necessario criar uma parede intermedia para a TV. ou nao talvez fique bem tambem na parede onde ja tem o movel. mas tentaria a troca.

De resto esta bastante compacta e funcional.
  12.  # 12

Não gosto da localização da sala de jantar
  13.  # 13

Como não percebo nada, deixo aqui apenas um comentário sobre o flagelo que é... a churrasqueira. Para quê, Deuses, para quê.

Vai-se degradar com o tempo, cheiros, etc, etc. Não é melhor comprar uma traquitana da Weber ou assim?

E pronto, cá está o meu comentário arquitectónico.

😁
  14.  # 14

Parabéns, certamente valeu as trocas de arquitecto.

Trocava como já aqui disseram a zona de refeições com a zona de estar;

Discordo da saída da garagem dar para a lavandaria, só se for uma segunda porta. O facto de ter a saída da garagem para o hall de entrada é essencial para quem tem (ou quer ter) o hábito de deixar os sapatos da rua no hall de entrada.

Uma muito pequena sugestão seria tentar fechar um pouco o hall de entrada na zona em que se transforma na sala. Como está quem entra parece entrar logo para a casa toda, gosto mais de uma transição mais progressiva (opinião pessoal)
  15.  # 15

Colocado por: brunextaPassados 3 anos e 2 gabinetes de projetos diferentes, eis que optei por contactar o 3º, como dizem que há terceira é de vez.

O estudo é para uma moradia térrea com 3 quartos e uma área polivalente caso seja preciso transformar num 4 quarto futuramente. Sala e cozinha em Open space com lavandaria e zona técnica para as maquinarias.

O terreno tem declive mas os arquitectos informaram que a % de inclinação não justifica construir cave.

Segue o projeto para saber as vossas opiniões e sugestões, que ainda está em fase de estudo.
      IMG-20250520-WA0000.jpg

Parabéns pelo seu projeto! Quantos m2 tem?
  16.  # 16

A garagem é aberta? Se sim as paredes confinam com o interior deveriam ter um cuidado a nível térmico. Diria até mesmo se for fechada deveria ter essa preocupação.

Também deixaria a entrada garagem para a lavandaria ou despensa.

Para mim iria sentir falta de um anexo/arrumos. Nem que seja para uma bicicletas e pequenos utensílios de jardim.
  17.  # 17

Big
    provalvelmente, raramente, estarão os dois carros dentro da garagem, dai...
    acho é que faz falta uma janela na cozinha no enfiamento da ilha e da bancada
    ou, é pena não haver espaço para fazer os moveis altos na fachada de baixo na imagem, e assim poder ter uma janela para a frente do lote
    não sei se o jardim interior descoberto será bom ( lixos, etc..) talvez fizesse coberto mas exterior na mesma.
    realmente como disseram não sei se será agradável estar no sofá e ver o grill apos algum uso frequente.
    mas está uma boa casa concisa, essencial.
  18.  # 18

Colocado por: BigmousePara mim iria sentir falta de um anexo/arrumos. Nem que seja para uma bicicletas e pequenos utensílios de jardim.

Pode usar a garagem para arrumos, ou optar apenas por considerar um carro. Fica muito espaco disponível.
  19.  # 19

Colocado por: BigmouseDiria até mesmo se for fechada deveria ter essa preocupação.

Se fizer as duas paredes em bloco termico, ja fica resolvido.
  20.  # 20

Colocado por: arturandresilvaSe fosse minha trocaria a sala de estar pela sala de jantar

Concordo, nao gosto de abrir a porta principal e levar com a mesa de jantar em cima.

As vidraças, eu reduzia a metade. Esse quadrado com a arvore vai ser bom para acomular lixo, musgo esujidade nas janelas.

Considera umas boas palas para o espaço e mesa exterior, de forma a estar a vontade, quando chove ou quando faça sol e calor, sem ter de recorrer a chapeus ou pergulas.

0.0159 seg. NEW