Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Olá a todos!

Estou a considerar a instalação de um sistema de segurança numa moradia isolada e gostaria de partilhar a minha ideia e o que já estou a considerar. Além disso, estou aberto a comentários, feedback ou até recomendações baseadas nas vossas experiências!

O meu objetivo principal é implementar um sistema flexível, a bateria, de fácil carregamento (opção Solar), gestão via Wi-Fi (em qualquer lugar) e que permita também gravação local (cartão SD ou hub), com uma app integrada. Além disso, quero que o sistema seja escalável no futuro, podendo adicionar sensores e alarmes, assim como mais câmaras.

---

Configuração Atual Planeada:
    1. Câmaras Giratórias (Pan-Tilt):
    - 3x Eufy SoloCam S330 Pan & Tilt
    - Rostação completa: 360° horizontal e 96° vertical, ótimo para áreas amplas.
    - Resolução 2K (Qualidade alta).
    - Bateria integrada com autonomia de aproximadamente 6 meses por carga (carrega via USB-C).
    - Opção de painel solar (adicional, mas não obrigatório) caso deseje simplificar ainda mais o carregamento.
    - Detecção inteligente de movimento (humanos, carros, etc.) para evitar falsos alarmes.

2. Câmara Fixa para a Garagem:
    - 1x EufyCam 3 (versão fixa, ideal para entradas específicas).
    - Resolução ainda mais nítida em 4K, que considero ideal para vigiar a avenida da garagem.
    - Bateria integrada com autonomia de até 1 ano por carga.

3. Opção de Gravação/Hub:
    - Eufy HomeBase 3 (gravação centralizada via Wi-Fi).
    - Permite gravar localmente sem necessidade de utilizar a nuvem.
    - Armazena os vídeos de todas as câmaras num só local, gerindo tudo através da app Eufy Security.
    - Suporta até 16 câmaras e outros dispositivos (como sensores ou sirenes no futuro).

---

Visão para o Futuro (Expansão do Sistema):
    - Câmaras adicionais: Planeio aumentar o número de câmaras conforme necessário para cobrir áreas adicionais, caso surjam novas necessidades.
    - Sensores de intrusão:
    - Sensores de portas/janelas para proteção adicional em acessos-abertos.
    - Sensores de movimento em corredores ou pontos estratégicos.
    - Alarmes/sirenes: Para alertas sonoros locais em caso de deteção de intrusão.
    - Integração com smart home: Uso conjunto com Google Home, Alexa ou Apple HomeKit no futuro para controlo por voz e maior automação.

---

Por que Eufy? Então, pelo que li:
    1. Flexibilidade e escalabilidade: Permite adicionar dispositivos sem complicações.
    2. Gravação local, sem custos mensais: Diferente de outras marcas, a gravação local no HomeBase evita depender de subscrições na cloud.
    3. Funciona a bateria: As câmaras não precisam de cabos para eletricidade e têm autonomia longa.
    4. App única para gestão completa: Posso visualizar todas as câmaras, configurar alertas e gerir sensores futuros através da app Eufy.

Questões/Dúvidas para o Fórum:
    1. Experiências:
    - Alguém aqui tem utilizado as câmaras giratórias Eufy SoloCam Pan & Tilt? Como avaliam a rotação e a deteção de movimento?
    - O gravador HomeBase 3 é de fácil configuração e fiável?
    2. Expansão no futuro: Consideram eficiente expandir com sensores de intrusão integrados na app? Ou valerá a pena ter sistemas separados (ex.: alarme independente)?
    3. Painel solar: Para quem usa painel solar com Eufy, notaram uma diferença significativa na autonomia e facilidade?
    4. Estabilidade no Wi-Fi: As câmaras mantêm uma boa performance com sinal Wi-Fi menos forte (áreas exteriores)?

Obrigado!
  2.  # 2

Pelo que li, o sistema continua a funcionar mesmo que a ligação Wi-Fi falhe, mas com algumas limitações. Segue os pontos que considerei na analise:

1. Gravações Locais: Se as câmaras Eufy estiverem configuradas com gravação local (por exemplo, um cartão SD inserido na câmara ou no HomeBase 3), continuarão a gravar vídeos automaticamente com base na deteção de movimento. Estas gravações serão armazenadas no dispositivo local (cartão SD ou HomeBase) e poderão ser acedidas assim que o Wi-Fi for restaurado.

2. Notificações/Vídeos na App: Sem Wi-Fi, não vou receber notificações em tempo real na app. Não posso ver as câmaras ao vivo ou aceder a vídeos gravados remotamente durante a falha, mas os ficheiros continuam armazenados localmente.

3. Deteção de Movimento: A deteção de movimento continua a funcionar normalmente, já que é processada diretamente pelas câmaras, sem depender da ligação Wi-Fi.

4. Conexão com o HomeBase: O HomeBase comunica com as câmaras através de uma conexão interna segura (LoRa), pelo que continua a gravar no armazenamento do HomeBase se este estiver configurado. Isto é útil em casos de falha de Wi-Fi ou se a câmara estiver fora do alcance direto do router.

5. Ver vídeos ao vivo: Não será possível aceder às câmaras em tempo real através da app enquanto o Wi-Fi não for restabelecido.

6. Notificações: Sem uma ligação à internet, a app não pode enviar notificações push para alertar detecções de movimento.

7. Armazenamento na Cloud (se usado): Será interrompido até o Wi-Fi voltar a ficar ativo.

8. Wi-Fi Backup (com router 4G/5G): Para maior robustez, posso configurar um router com uma ligação secundária (por exemplo, 4G/5G) como backup para garantir que o Wi-Fi fica ativo em caso de falhas na ligação principal.
  3.  # 3

neste momento se fosse instalar novamente cctv, video porteiro, rede wifi, alarme, controlo de acessos....pensava apenas em duas marcas Ubiquiti e Ajax
  4.  # 4

O problema da Ajax julgo ser o preço.
  5.  # 5

Colocado por: setaevrapreço

É porque ainda não viu o preço das câmeras Ubiquiti
    Concordam com este comentário: ALCLCF
  6.  # 6

E referências sobre o sistema Eufy? A qualidade vs preço parece-me a ideal, dai a recomendação acima.
  7.  # 7

Colocado por: setaevraO problema da Ajax julgo ser o preço.

Quando o material é bom, tem esse problema.
  8.  # 8

As Ajax que são POE precisam sempre da caixa de instalação (têm os 3 fios sempre) ou é só encaixar o cabo RJ45 se já tiver tubagem até ao local?

As Ubiquiti já sei que há versões que não precisam da caixa de instalação -estou a ganhar coragem ("€€€") para começar a montar o meu sistema de CCTV em casa. Tenho alguns pontos com tubagem, mas outros que terá que ser por wifi.
  9.  # 9

Se o material é PoE é um cabo (energia + alimentação), senão perde o benefício de ser PoE. O cuidado a ter é se é PoE, PoE+, etc

Mesmo o sistema básico que tenho é tudo PoE (um cabo). Eu é que há 2 anos atrás andava alienado do mercado e que nisto já toda a gente andava com cat6 solitário para tudo, senão tinha feito a coisa com ubiquiti e com o eletricista e dispensava empresa secundária.
  10.  # 10

Como podem ver o exercício acima é ter um sistema limpo, sem ter que passar qualquer cabo (alimentação ou conectividade), usando o sistema de WiFi e o sistema Lora da Eufy.
  11.  # 11

Ajax: Excelente para integrar câmaras com sensores e alarme num só sistema. Contudo, as câmaras não são a bateria, e depende de marcas externas como Dahua ou Hikvision.

Ubiquiti: Melhor em qualidade de vídeo e robustez para gravações contínuas, mas requer instalação PoE e tem um custo inicial elevado.

Eufy: Continua a ser a escolha mais equilibrada para o que procuro - preciso de câmaras a bateria, gravação local e gestão simples via app.

Tenho duas alternativas, a Arlo (com Arlo SmartHub) e a Reolink (NVR Reolink Hub).

- 3x Reolink Argus PT (giratório).
    - 1x Reolink Argus 3 Pro (fixa)
    - 1 Painel Solar Reolink (opcional).
    - NVR Reolink Hub
  12.  # 12

RLC-823S1W da Reolink , com a devida adaptação permite ligar a baterias e painel solar. Ainda não a tenho instalada , mas a máquina é qualquer coisa.
    Tenho tb a argus altas , qualidade muito boa.
    Mas optei pelo hub em vez de nvr.
  13.  # 13

Setaevra,

Pode ter aí o risco de as Eufy - que até acho interessantes - se espatifarem todas num instantinho por serem feitas com fracos materiais... Entusasma-se agora e depois fica com uma enorme quantidade de monaria instalada, tudo encarquilhado do sol.
  14.  # 14

Colocado por: rcd2023se espatifarem todas num instantinho por serem feitas com fracos materiais

Quero algo que dure e não me deixe preocupado com manutenção constante, especialmente em exteriores expostos.

As câmaras da Eufy parecem-me as melhores (das que analisei acima) para climas mais extremos. São feitas de materiais mais resistentes, incluindo ABS reforçado e algumas partes metálicas. Têm certificação IP66, o que significa que lidam bem com chuva forte e poeira, além de aguentarem temperaturas de -20 °C a 50 °C, o que cobre desde neve até calor intenso. A expectativa de vida está entre 7 a 10 anos, o que me dá mais confiança para instalar e esquecer, mesmo com sol direto. As Arlo também são uma boa alternativa em termos de qualidade, embora mais caras.

https://www.eufy.com/products/t81701w1?variant=42628415815866 - O solar não é obrigatório.
  15.  # 15

Espero que sim, mas não tenho a certeza. Eu há uns tempos comprei umas S220 solocam com solar integrado e achei óptima compr, mas comprei meia dúzia e gastei mt pouco, pq é um modelo mais fraco do que essas e que comprei a preço de saldo.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: setaevra
  16.  # 16

Se quiserem uma solução com um servidor montado por vocês podem tentar usar o frigate.
    Tenho ligado a cameras hikvision e reolink e a funcionar sem problemas

Reolink, na camera que escolhi tem muito pouca qualidade em comparação com as hikvision
  17.  # 17

Colocado por: rcd2023pq é um modelo mais fraco do que essas e que comprei a preço de saldo.

Acho que vou começar com apenas uma e o Hub, e testar, pois os preço ainda é elevado.
  18.  # 18

Colocado por: setaevra

Acho que vou começar com apenas uma e o Hub, e testar, pois os preço ainda é elevado.

Estas qeu eu refiro não precisam de Homebase, mas essas julgo que sim, é uma questão de verificar.
  19.  # 19

Marca Safire Smart, alguém com feedback?
  20.  # 20

Colocado por: rpmmsantosMarca Safire Smart, alguém com feedback?

Isso é outro campeonato, camaras série E ou I.

0.0160 seg. NEW