Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Boas.

Conseguem me dar uma opinião sobre o seguinte orçamento para instalação de uma VMC, qualidade de material etc.

1.00- VMC FLUXO DUPLO AIR'COMPACT 415 LITE C/ CONTROLADOR TS STD
    4.00- COLETOR/REPARTIDOR PE Ø160/125 6 CONEXÕES P/TUBO Ø75 SEMI-RIGIDO
    4.00- TUBO PE SEMI-RIGIDO Ø75/63 50M ANTIBACTERIANO
    5.00- TUBO FLEX PVC P/VENT CZ Ø160 6M
    5.00- TUBO FLEX PVC ISO25MM P/VENT CZ Ø160 6M
    2.00- TUBO FLEX PVC P/VENT CZ Ø80 6M
    20.00- GRELHA P/INS/EXT AR BR SANIT Ø80 VMC D 100MM
    2.00- GRELHA P/INS/EXT METÁLICA TIPO HUBLOT Ø150
    2.00- DERIVAÇÃO AÇO GALVANIZADO EM "Y" TIPO FORQUILHA Ø160MM
    3.00- UNIÃO ZINCADA Ø80
    2.00- UNIÃO ZINCADA Ø160

Valor com Instalação: 4 862.20 € C/Iva
  2.  # 2

isso é um orçamento sobre um projeto que o bruno apresentou ou é um orçamento dessa empresa em que ela propria elaborou o sistema para o seu projeto ?
  3.  # 3

Orçamento de empresa
  4.  # 4

Nos tempos actuais, com os nossos débitos de maquinas "elevados", áreas e volumes, não faz sentido continuar a usar tubagem de D75 ext. Devia ser 90mm ext.

Importam as "técnicas" do estrangeiro mas não adaptam à realidade portuguesa.

Depois tem certas aberrações como acessórios/bocas de insuflação e extração de 80 mm quando o tubo tem um diâmetro interno de 63mm. Será uma instalação estrangulada logo nos pontos de entrada e saída.

E admitindo que o tubo até serve, amanhã instala uma maquina com mais débito, corre o risco de estrangular à maquina quando a usa em modo Boost devido à tubagem interna (às tantas já é o caso).

Mais um motivo para usar PE de 90 mm exterior. Uma regra de ouro no dimensionamento de conductas é evitar ao máximo as mudanças bruscas de secção ao longo de uma entrada-saída. Uniformizar tudo. Acessórios de 80mm, tubo interno de 75-80mm (90ext).

A única coisa adequada são os 160mm para insuflar e extrair o ar da maquina.

Outra questão, essa maquina é relativamente fraca a nível de caudal. 220m3/h é para apartamentos. Mesmo que garanta as renovações com um débito na potência máxima, deveria escolher algo que nunca trabalhe a fundo para cumprir as renovações.
    O que não falta por ai são profissionalissimos a instalar VMC que olham apenas para o débito máximo das máquinas, e calculam as renovações com base do valor do regime máximo. Mas uma VMC nunca deveria trabalhar no regime máximo. Além de ser barulhenta consome muito mais energia e tira eficiência ao permutador.

(Acho o orçamento caro. A VMC é medíocre. Mas deve ser pelo preço da MO. O material não vale metade desse preço e isso nem 1 semana de trabalho leva)
  5.  # 5

a instalação da vmc uma vez que não entrou projeto disto, tem que ser certificada no final? ou melhor exige algum termo de responsabilidade pela instalação?

realmente penso que o mais correto seria ter feito um projeto de VMC elaborado por engenheiro e ai sim pedir orçamentos, não sei, já não sei que diga.
  6.  # 6

Colocado por: marco1a instalação da vmc uma vez que não entrou projeto disto, tem que ser certificada no final? ou melhor exige algum termo de responsabilidade pela instalação?

Pela minha experiência e existindo necessidade de emissão no final da obra de certificado energético, a VMC é considerada e em situações normais devem estar asseguradas pelo menos 0,5 renovações por hora.
    • SrR
    • há 1 dia

# 7

Colocado por: SEEING
    Pela minha experiência e existindo necessidade de emissão no final da obra de certificado energético, a VMC é considerada e em situações normais devem estar asseguradas pelo menos 0,5 renovações por hora.
    isso é sempre ambíguo, o que impede de colocar um só ventilador numa divisão com o caudal total necessário para a habitação toda? Tem na mesma uma vmc que faz 0.5 renovações nas so naquela zona...
  7.  # 8

Colocado por: Nostradamusmaquina é relativamente fraca a nível de caudal. 220m3/h é para apartamentos

Tenho uma maquina para aprox 160m2 com 250m3/h.

Existe algum site para confirmar se estes valores são adequados as áreas?

Já agora sabe se devemos descontar mobiliario tipo os roupeiros dos quartos e corredor / cozinha as areas de renovação?

PS: a maquina do tópico aparece com estas características na internet - VMC AIR' COMPACT 415 lite 260m3
  8.  # 9

Colocado por: arturandresilva

Tenho uma maquina para aprox 160m2 com 250m3/h.

Existe algum site para confirmar se estes valores são adequados as áreas?

Já agora sabe se devemos descontar mobiliario tipo os roupeiros dos quartos e corredor / cozinha as areas de renovação?

PS: a maquina do tópico aparece com estas características na internet - VMC AIR' COMPACT 415 lite 260m3

de acordo com a nossa legislação, diz isto
    "d) No caso dos edifícios de habitação, a ventilação deve ser geral a todo o edifício, devendo
    a admissão de ar ser realizada pelos espaços principais e a extração por espaços de serviço;"

a conta é simples, somatório das áreas dos compartimentos (desconta-se a garagem) * cota de cada compartimento * taxa renovação (0,5 na lei atual, já teve outros valores antigamente).

Quanto à parte das máquinas a nossa legislação que eu saiba não tem nenhum tipo de recomendação quanto ao ponto de funcionamento que elas devem operar, já outras certificações fora do nosso país como a passive house tem regras muito mais rigorosas em todo o conceito da ventilação e por questões de eficiência energética as máquinas não devem operar no modo contínuo mais de 70% da capacidade da máquina. E para se ver isso tem que se fazer umas contas para ver qual é a pressão estática do sistema e distribuir os caudais pelas divisões para não haver casos de divisões com sobrepressão ou subpressão entre muitos outros pormenores.

O pessoal foca-se demasiado nas máquinas, deve-se focar é mais nos diametros de tubagem usada e como ela é distribuida. As máquinas no futuro sempre se podem substituir, a tubagem é que é mais complicado se estiver **** feita.

0.0147 seg. NEW