Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Olá a todos!

Estou a planear a remodelação de uma moradia antiga T2 com 60m2 com o objetivo de a tornar mais funcional e atrativa para venda. A casa tem uma excelente exposição solar (principalmente a sul e poente), e o terreno permite boas entradas de luz natural.

Notas importantes:

- Manter tipologia T2 ou alterar para T1 maior;

- Não há orçamento, seja para acrescentar um segundo WC ou outras coisas;

- Não há problema em mexer em cozinha, sala, divisões – o que fizer sentido para um melhor layout;

- Remodelação pensada para venda (não habitação própria), por isso o estilo será simples, moderno e neutro.

Segue em anexo a planta atual da casa, com orientação solar assinalada.

Se quiserem desenhar por cima da planta ou enviar uma proposta com esboço, estejam totalmente à vontade — qualquer ideia é bem-vinda!

Agradeço desde já a todos os contributos!
      IMG_8908.jpg
      IMG_5219.jpg
  2.  # 2

Sem haver uma análise à estrutura dessa casa pouco se pode dizer e/ou propor.
    Portanto não é como diz.. Que se pode estar à vontade a partir paredes e/ou mover paredes de sitio.
    Atenção a isso, ainda por cima se quer orçamento contido.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: manuelcaneira
  3.  # 3

Colocado por: manuelcaneiraRemodelação pensada para venda (não habitação própria), por isso o estilo será simples, moderno e neutro.

Não me parece uma boa estratégia... Face o estilo da casinha está a desvirtuar demasiado... Não me parece estar a garantir uma mais valia para a venda.
    PS: um T2, é sempre um T2, mesmo que não tenha a área mínima de um T2 (72m2), esta casa tem cerca de 69m2)
    Concordam com este comentário: i.seabra
  4.  # 4

E porque não vende a casa assim como está? Quem comprar modifica ao seu próprio gosto.
    Se eu tivesse essa casa para remodelar para mim, uniria a sala com a cozinha (open space), eliminaria a despensa derrubando a parede entre a despensa e o quarto mais pequeno e alongaria a casa de banho para o lado do corredor (as actuais portas da cozinha e quarto seriam anuladas).
  5.  # 5

Sem mexer muito na estrutura, eu trocaria a cozinha para o sítio do quarto que está na entrada do lado direito, fechava a porta da despensa abrindo uma porta directamente para a cozinha ou, podendo remover a parede, ampliando o tamanho da cozinha.
    Assim ficaria com a zona privada ao fundo (também concordo que um T2 é sempre um T2) podendo até, se quiser, colocar uma porta a separar essa zona.
    Depois, se for possível eliminar a parede que separa a sala do corredor, fica com uma sala ampla, Certo que fica a entrada a dar directamente para a sala, mas é uma casa pequena, é um desperdício gastar espaço num hall e ter uma sala mínima.
      IMG_52192.jpg
  6.  # 6

deixar a cozinha onde está e abrir porta direta para sala.
    Alterar a IS de forma a ter uma area de arrumos para a cozinha.
    A despensa necessita de uma volta/ trasnformação para melhorar a arrumação dos quartos e eventualmente acessos aos mesmos.

Atenção a essas demolições para não cair a laje de esteira em cima...

No exterior prever um pequno anexo arrumos para material de exterior, de modo a ficar enquadrado em obras isentas de escassa relevancia urbanisitica.
    Prever soluções para melhorar o desempenho termico., etc...
    Senão, dê uma pintura, limpeza geral, reparações gerais e deixe a obra profunda para quem for comprar.
    Concordam com este comentário: i.seabra, marco1
  7.  # 7

Colocado por: manuelcaneiraAgradeço desde já a todos os contributos!

Olá. Sem fotos não dá para opinar. Precisa de telhado novo?

Senão, reparar o que estiver partido, limpar, pintar, isolar por fora, cozinha IKEA e siga pa bingo. Deixe a casa como está a nivel de divisões, etc.

Boa sorte.
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas, i.seabra
  8.  # 8

Eu apenas dou uma sugestão que é: tentar manter os materiais da casa, no que diz respeito a divisórias ou alvenarias em geral e aos tetos, para evitar o uso de gesso cartonado no interior para isolar por dentro ou tapar remendos e patologias. O gesso cartonado, como revestimento interior de paredes exteriores, embora seja uma mais valia em termos de rapidez e economia para revenda, têm tornado as casas com menos massa térmica.
  9.  # 9

Colocado por: Pedro BarradasSem haver uma análise à estrutura dessa casa pouco se pode dizer e/ou propor.
    Portanto não é como diz.. Que se pode estar à vontade a partir paredes e/ou mover paredes de sitio.
    Atenção a isso, ainda por cima se quer orçamento contido.
    Estas pessoas agradeceram este comentário:manuelcaneira

Pois... obrigado pelo aviso Pedro.
  10.  # 10

Colocado por: smstE porque não vende a casa assim como está? Quem comprar modifica ao seu próprio gosto.
    Se eu tivesse essa casa para remodelar para mim, uniria a sala com a cozinha (open space), eliminaria a despensa derrubando a parede entre a despensa e o quarto mais pequeno e alongaria a casa de banho para o lado do corredor (as actuais portas da cozinha e quarto seriam anuladas).
    Pode também ser uma opção, apenas dar uma limpeza geral e vender. Obrigado
  11.  # 11

Colocado por: i.seabraSem mexer muito na estrutura, eu trocaria a cozinha para o sítio do quarto que está na entrada do lado direito, fechava a porta da despensa abrindo uma porta directamente para a cozinha ou, podendo remover a parede, ampliando o tamanho da cozinha.
    Assim ficaria com a zona privada ao fundo (também concordo que um T2 é sempre um T2) podendo até, se quiser, colocar uma porta a separar essa zona.
    Depois, se for possível eliminar a parede que separa a sala do corredor, fica com uma sala ampla, Certo que fica a entrada a dar directamente para a sala, mas é uma casa pequena, é um desperdício gastar espaço num hall e ter uma sala mínima.
      IMG_52192.jpg

Obrigado pela dica e sugestão, sem dúvida o melhor layout de como pode ficar. E é por isso que mais cabeças pensam melhor do que uma. Este fórum é incrível por isso... Muito obrigado
    Estas pessoas agradeceram este comentário: i.seabra
  12.  # 12

Deixo aqui em baixo algumas fotos da casa por dentro, como dá para perceber apesar de ser uma casa que está fechada há 20 anos, não está nada má.

Os tacos de madeira percebe-se que estão com bicho (penso eu), num dos quartos e no teto da sala tem uma fendas, é algo preocupante ?¿

A melhor ideia será mesmo limpar o terreno, limpar a casa, reparações gerais e vender.

Pela foto que deixo também do sotão onde se vê o telhado (eu sei que as fotos estão tremidas :/ tirei print ao video da casa) será algo para trocar por completo o telhado? dá para ver luz a entrar por algumas telhas.
  13.  # 13

A despensa necessita de uma volta/ trasnformação para melhorar a arrumação dos quartos e eventualmente acessos aos mesmos.
    Concordam com este comentário:i.seabra

Esta também é uma boa solução, usar a despensa hall acesso aos quartos, e manter as divisões no mesmo sítio.
      IMG_5219 (1).jpg
  14.  # 14

Não estou a conseguir carregar as fotos, vou tentar deixar aqui um link com a pasta para o google drive.

https://drive.google.com/drive/folders/1Gwuxfmj7f2qgIDvhttCKzmbPr8t2Haf_?usp=sharing
  15.  # 15

Se o objetivo é remodelar e vender veja primeiro se arranja empreiteiro para fazer o que quer.
    Se não está sujeita e ficar meses, ou mais, á espera para começar as obras...
  16.  # 16

a meu ver devia limitar-se a higienizar e reparar o aparente e por isso no mercado.
    nestas coisas antigas quando se mexe e levanta o tapete é um sem fim e tanto mais não sabe como o sistema construtivo pode ser sujeito a essas alterações sem intervenções mais a fundo.
    Concordam com este comentário: manuelcaneira, zemvpferreira
  17.  # 17

Belo pavimento em madeira nessa sala.
    Livre-se de estragar isso ou meter plástico por cima
    Concordam com este comentário: manuelcaneira, i.seabra
  18.  # 18

E também tem que perceber quanto dinheiro tem para gastar.
    Uma coisa é limpar e pintar.
    Outra e demolições, trocar canalização, eletricidade, meter cozinha pavimento, e.t.c

Se calhar limpar e pintar até arranja alguém ao dia ou até algum familiar.
    Obras a fundo requerem outros gastos e tempo
  19.  # 19

Colocado por: marco1a meu ver devia limitar-se a higienizar e reparar o aparente e por isso no mercado.
    nestas coisas antigas quando se mexe e levanta o tapete é um sem fim e tanto mais não sabe como o sistema construtivo pode ser sujeito a essas alterações sem intervenções mais a fundo.
    Concordam com este comentário:manuelcaneira

Coisas antigas é sempre uma caixinha de surpresas, e neste caso, como não é nenhum projeto especial, o melhor a fazer é realmente limpar e deixar uma bela "tela" em branco ehehe.
  20.  # 20

Colocado por: Pedro BarradasBelo pavimento em madeira nessa sala.
    Livre-se de estragar isso ou meter plástico por cima
    Concordam com este comentário:manuelcaneira

NUNNCAA! Isto é história, e o meu padrão favorito sem dúvida. E se tivesse que ser (infelizmente) retirado por causa de bichos da madeira ou outra coisa qualquer, e colocaria sempre algo semelhante.

0.0196 seg. NEW