Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Bom dia a todos.

Desculpem a minha ignorância neste tema. Pretendia instalar uma VMC na minha casa e ao pesquisar este tema, encontro mil e uma coisas das quais acabam por me confundir mais.
    Infelizmente, por questões orçamentais, a minha intenção seria fazer a pré-instalação e mais tarde adquirir a máquina e terminar a instalação. (Desculpem, mas já que vou meter pladur no tecto,fazia já a pré-instalação para meter a máquina no sotão).

Dado que a minha casa tem aprox 100m2 e um pé de 2,60m, e que a máquina deve fazer um mínimo de 0.5 renovações por hora, e dando mais 20% extra, entendo que deverei ter, no mínimo uma máquina que faça pelo menos 160m3/hora. ( corrijam-me se estiver errado ).

Como máquina, estava a pensar em dimensionar os tubos para a SILA RCV 300 ou para VMC DFC 90 QAI 230V 3VEL (o que acha destas máquinas, Sr Jorge? )

Embora esteja incerto sobre as melhores práticas sobre como dimensionar a tubagem e posições dos tubos. Já vi noutros posts do forum que existe simuladores mas não encontrei nada que me conseguisse fazer algo do tipo projecto com dimensões e afins.

Para quem fique a pensar, infelizmente como o meu orçamento mensal não estica, terei que optar pela pre-instalação feita por mim. Dou valor a quem trabalha com estes equipamentos mas comprometer-me com uma empresa e depois não conseguir pagar, não faz parte de mim.

Penso que seja assim:

Insuflação: Quartos e salas.
    Extração: Cozinhas e WCs.
    Garagem: não vai levar nada.

Alguém me pode dar um auxilio neste tema, por favor?

Obrigado.
  2.  # 2

Dou o exemplo de uma ferramenta de uma marca https://heatpex-aria.pl/ que embora não tenha da nossa legislação pode fazer simulações e dá logo uma listagem de material completa.

pela descrição dos m2 que deu pode considerar tubos de 75 para as divisões e 125 para o principal para fazer a simulação.

Se depois tiver mais dúvidas até pode ir ao chatgpt/claude.ai/deepseek perguntar coisas e se for preciso descarregar catalogos para lhe fazerem as contas da pressão estática e tudo isso, para ver se não está a falhar em nada.

Pode inspirar na listagem de material que dá dessa ferramenta e comprar equivalente doutra marca qualquer e instalar você sozinho.
  3.  # 3

Obrigado EspalhaBrasas.

Passei pelo website mas acaba por ficar sempre a fazer loading e nunca me dá os resultados.

Não me importo de instalar, mas tenho receio de me enganar nas questões de pressão e dimensionar correctamente. Nem conheço as máquinas. Sei que li aqui no fórum que a da baxi Sila 300 é feita pela Siber (verdade ou não, não sei) mas li também que o Sr Jorge já instalou Panol, por isso não deve ser coisa ruim. Mas estava com esperanças que ele partilhasse também um pouco da experiência dele e de algumas boas práticas.
    Estava mais virado para a Baxi Sila 300, até porque tem o manual que explica tudo ao detalhe, é silenciosa e tem mais caudal, não precisando de trabalhar sempre quase ao máximo.
    Quanto ao diâmetro da tubagem, preferia que fosse maior porque de 75 para divisões, tenho receio que crie demasiada resistência em comparação com o de 90.

Quanto as plataformas de IA, não me leve a mal, mas prefiro a opinião de que mete as mãos na massa.
    Usei para ver comparações entre máquinas, mas apenas isso. Ainda têm muitos erros.

Mas obrigado pela ajuda.
    Um abraço.

0.0080 seg. NEW