Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Bom dia a todos.

Desculpem a minha ignorância neste tema. Pretendia instalar uma VMC na minha casa e ao pesquisar este tema, encontro mil e uma coisas das quais acabam por me confundir mais.
    Infelizmente, por questões orçamentais, a minha intenção seria fazer a pré-instalação e mais tarde adquirir a máquina e terminar a instalação. (Desculpem, mas já que vou meter pladur no tecto,fazia já a pré-instalação para meter a máquina no sotão).

Dado que a minha casa tem aprox 100m2 e um pé de 2,60m, e que a máquina deve fazer um mínimo de 0.5 renovações por hora, e dando mais 20% extra, entendo que deverei ter, no mínimo uma máquina que faça pelo menos 160m3/hora. ( corrijam-me se estiver errado ).

Como máquina, estava a pensar em dimensionar os tubos para a SILA RCV 300 ou para VMC DFC 90 QAI 230V 3VEL (o que acha destas máquinas, Sr Jorge? )

Embora esteja incerto sobre as melhores práticas sobre como dimensionar a tubagem e posições dos tubos. Já vi noutros posts do forum que existe simuladores mas não encontrei nada que me conseguisse fazer algo do tipo projecto com dimensões e afins.

Para quem fique a pensar, infelizmente como o meu orçamento mensal não estica, terei que optar pela pre-instalação feita por mim. Dou valor a quem trabalha com estes equipamentos mas comprometer-me com uma empresa e depois não conseguir pagar, não faz parte de mim.

Penso que seja assim:

Insuflação: Quartos e salas.
    Extração: Cozinhas e WCs.
    Garagem: não vai levar nada.

Alguém me pode dar um auxilio neste tema, por favor?

Obrigado.
  2.  # 2

Dou o exemplo de uma ferramenta de uma marca https://heatpex-aria.pl/ que embora não tenha da nossa legislação pode fazer simulações e dá logo uma listagem de material completa.

pela descrição dos m2 que deu pode considerar tubos de 75 para as divisões e 125 para o principal para fazer a simulação.

Se depois tiver mais dúvidas até pode ir ao chatgpt/claude.ai/deepseek perguntar coisas e se for preciso descarregar catalogos para lhe fazerem as contas da pressão estática e tudo isso, para ver se não está a falhar em nada.

Pode inspirar na listagem de material que dá dessa ferramenta e comprar equivalente doutra marca qualquer e instalar você sozinho.
  3.  # 3

Obrigado EspalhaBrasas.

Passei pelo website mas acaba por ficar sempre a fazer loading e nunca me dá os resultados.

Não me importo de instalar, mas tenho receio de me enganar nas questões de pressão e dimensionar correctamente. Nem conheço as máquinas. Sei que li aqui no fórum que a da baxi Sila 300 é feita pela Siber (verdade ou não, não sei) mas li também que o Sr Jorge já instalou Panol, por isso não deve ser coisa ruim. Mas estava com esperanças que ele partilhasse também um pouco da experiência dele e de algumas boas práticas.
    Estava mais virado para a Baxi Sila 300, até porque tem o manual que explica tudo ao detalhe, é silenciosa e tem mais caudal, não precisando de trabalhar sempre quase ao máximo.
    Quanto ao diâmetro da tubagem, preferia que fosse maior porque de 75 para divisões, tenho receio que crie demasiada resistência em comparação com o de 90.

Quanto as plataformas de IA, não me leve a mal, mas prefiro a opinião de que mete as mãos na massa.
    Usei para ver comparações entre máquinas, mas apenas isso. Ainda têm muitos erros.

Mas obrigado pela ajuda.
    Um abraço.
  4.  # 4

Colocado por: Celso1Obrigado EspalhaBrasas.

Passei pelo website mas acaba por ficar sempre a fazer loading e nunca me dá os resultados.

Não me importo de instalar, mas tenho receio de me enganar nas questões de pressão e dimensionar correctamente. Nem conheço as máquinas. Sei que li aqui no fórum que a da baxi Sila 300 é feita pela Siber (verdade ou não, não sei) mas li também que o Sr Jorge já instalou Panol, por isso não deve ser coisa ruim. Mas estava com esperanças que ele partilhasse também um pouco da experiência dele e de algumas boas práticas.
    Estava mais virado para a Baxi Sila 300, até porque tem o manual que explica tudo ao detalhe, é silenciosa e tem mais caudal, não precisando de trabalhar sempre quase ao máximo.
    Quanto ao diâmetro da tubagem, preferia que fosse maior porque de 75 para divisões, tenho receio que crie demasiada resistência em comparação com o de 90.

Quanto as plataformas de IA, não me leve a mal, mas prefiro a opinião de que mete as mãos na massa.
    Usei para ver comparações entre máquinas, mas apenas isso. Ainda têm muitos erros.

Mas obrigado pela ajuda.
    Um abraço.

Isto é assim se queres umas contas a "granel", vou assumir que essa habitação 100m2 T2 apartamento, considera como admissão 20m3/h por pessoa (em repouso), portanto numa suite 40m3/h, quarto 20m3/h, sala 60 m3/h (total 120m3/h). Ora tubagens para isto se formos com o tubo de 75/63, um tubo para o quarto dá uma velocidade de fluxo de 1,78 m/s que é o ideal termos até 2 para ser um sistema silencioso e com pouca pressão estática, portanto para a suite seria 2 tubos, para a sala só 2 tubos? que chatice mas depois isso dá 30 m3/h por tubo o que dá 2,76 m/s e já irá provocar alguma turbulência e pressão estática! solução? meter mais uma boca na sala ou uma solução que dê para meter 3 tubos. Mas... como temos 120 m3/h e por lei é 0.5 renovações que fazer? simples, mete mais 20m3/h na sala, fica com 80 m3/h e fica-se com 2 bocas, uma junto ao sofá em que podem estar 4 pessoas à vontade e outra na mesa de jantar e mete 2 tubos em cada boca e já fica com 140 m3/h e já estamos nas 0.54 renovações por hora. Para este caso iriamos necessitar de um repatidor de 8 saídas (fica uma tampa). É só afinar a 20 m3/h a saida de cada boca.

Depois para a exaustão é fazer o jogo agora ao contrário do que fizemos antes, se tiver 2 casas de banho mete uma boca em cada uma delas e 2 tubos em cada boca para 40 m3/h, se tiver um wc serviço mete a 20m3/h, se tiver uma lavandaria também uns 20 m3/h e depois o que restar mete na cozinha. Eu não me preocuparia muito com possíveis sobrepressões na cozinha com estas contas porque depois há o exaustor para quando se cozinha que depois anula logo esse efeito, o mais relevante a meu ver nestes sistemas é mesmo baixar os níveis de CO2.

Claro que pode melhorar estas contas com tubos de 90/75 mas depois é mais complicado para fazer cruzamentos e tem que baixar mais o teto falso.

Quanto ao tubo do ramal principal, isto agora depende de onde vai ficar a máquina, por exemplo se estivessemos a falar de uma moradia, chutava-mos a maquina para a sala tecnica ou uma lavandaria e metia-se um tubo que de-se 3 m/s, agora num apartamento a por numa sala a máquina se calhar vamos dar mais uns pózinhos e metemos tubo 160mm isolado rígido (nada de meter flexível nesta parte!!!, só na ligação à maquina e grelhas exteriores)

Quanto à parte das máquinas, eu acho que fazes muito bem em seguir com essa Baxi só por um pormenor relevante (não é a única que tem isto mas muitas não tem de origem isto), essa máquina tem ligação por modbus, podes depois comprar algo tipo isto
    https://www.amazon.es/-/pt/dp/B0B879M2KT ligado a um pc a fazer de servidor e depois se tiveres um software tipo homeassistant ou algo do género, fazes as leituras e escritas desses valores e podes controlar a VMC remotamente ou localmente e para além disso, no futuro depois podes ter detetores de humidade e detetores de CO2 e interligando com o mesmo sistema com isso controlares a VMC de maneira inteligente com escalões de potência com os valores que lês dos sensores !! Ou meter um horário para estar desligado e quando o CO2 estiver a subir.. liga-se!

Se tiveres dúvidas quanto à pressão estática com as contas atrás que te falei podes fazer perguntas no chatgpt quanto é que vai dar para cada troço e com os acessórios da marca. (dá para descarregar partes de catálogo das marcas que tem esta informação para cada acessório). Mas com essa máquina em particular para este tipo de instalação e ponto de funcionamento estás muito bem salvaguardado!
    Estas pessoas agradeceram este comentário: harsousa
  5.  # 5

O aparelho do VMC, é registente como o dos AC, unidades exteriores? Poderia ser instalado no telhado?
  6.  # 6

Colocado por: EspalhaBrasasDou o exemplo de uma ferramenta de uma marcahttps://heatpex-aria.pl/que embora não tenha da nossa legislação pode fazer simulações e dá logo uma listagem de material completa.

pela descrição dos m2 que deu pode considerar tubos de 75 para as divisões e 125 para o principal para fazer a simulação.

Se depois tiver mais dúvidas até pode ir ao chatgpt/claude.ai/deepseek perguntar coisas e se for preciso descarregar catalogos para lhe fazerem as contas da pressão estática e tudo isso, para ver se não está a falhar em nada.

Pode inspirar na listagem de material que dá dessa ferramenta e comprar equivalente doutra marca qualquer e instalar você sozinho.

Sobre esse simulador, não cumprindo a nossa legislação, algum fator a ter em conta? Para não induzir demasiado em erro?

Já andei por lá, mas sempre com um pé atrás, por causa dessa questão.

Obrigado.

0.0157 seg. NEW