Colocado por: Varejote
Quem tem suno ou valena com 10 anos, vai à loja comprar para substituir mecanismo ou teclas/espelhos e constata que na realidade só partilham o nome, porque não são compatíveis, tem de trocar tudo.
Da Efapel, os mecanismos são compatíveis com aparelhagem com mais de 30 anos.
Colocado por: pribeiro
Não digo que não, mas que o legrand é um material mais robusto no seu interior (no caso dos interruptores) lá isso é.
Colocado por: Varejotenão é que tenha experiência mas o eletricista que andou na minha casa falou-me exatamente o mesmo. A altura o material da Hager estava com muito pouco stock em todo lado, usamos legrand nos equipamentos de corte.
Esqueça, instalei muito Suno, Valena, Efapel, Merlin Gerin(schneider), General Electric.
Efapel é material de guerra.
Com a vantagem de os mecanismos serem compatíveis com modelos descontinuados.
Da Efapel só não uso equipamento de corte, Disjuntores, Diferenciais, etc., sempre usei HAGER.
Colocado por: setaevraNao entendo, qualquer uma (marca) serve - la em casa tenho umas que estão ha instaladas.ha mais de 25 anos, nunca deram problemas.
Quando novas, esteticamente sao sempre bonitas. O branco é perfeito.
Colocado por: bluthunder82
Não queira comparar material de há 25 anos com material de agora.
O material era feito para durar o de agora nem por isso.
Efetivamente algumas séries da legrand eram muito melhores que effapel, mas neste momento acabo por preferir effapel por permitir mudar
só as teclas, ou o mecanismo.
Colocado por: Varejote
A Suno anterior, que espelhos, teclas, centros era de um material bastante quebradiço, uma pancada mais forte, estalava.
Colocado por: bluthunder82
Tenho família com essa gama, e até ao momento apenas um interruptor está meio estragado e foi pq a estrutura interior do interruptor é de ferro e ganhou ferrugem, mas pq aquela divisão é muito húmida. Mas pronto também não andamos ao encontram às coisas e fora este interruptor nunca foi necessário tirar nenhum.
Aqui em casa temos legrand decor com 22/25 anos e apenas se "estragou" um interruptor duplo , as molas dos imterruptores duplos já estão fracas e uma vez parti uma tomada.
Sei que está gama costuma partir na parte onde as teclas encaixam, pode ser a isto que o Varejote se refere. O resto das séries da legrand não tenho experiência.