Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Verifiquei que os exaustores do IKEA permitem a colocação de filtro de carvão, como estes:

https://www.ikea.com/pt/pt/search/?q=filtro%20de%20carv%C3%A3o

Os exaustores habituais, que se vendem na Worten, por exemplo, também permitem colocar estes filtros?
  2.  # 2

Colocado por: LuisamarOs exaustores habituais, que se vendem na Worten, por exemplo, também permitem colocar estes filtros?

Alguns modelos permitem, os que permitem trabalhar em modo de recirculação. É para isso que serve o filtro de carvão ativado. Para reenviar os vapores de volta para o compartimento da cozinha, retendo as gorduras e odores.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Luisamar
  3.  # 3

Esses filtros retiram potência ao aparelho, e servem para locais onde a exaustão para o exterior (chaminé) nao existe.
    Devem ser mudados de 6 em 6 meses.
  4.  # 4

Nem sabia que havia exaustores com filtros próprios para esses casos.
    Até pensei que fosse melhor ter os dois filtros (aquelas placas de metal e os de carvão) para entrar menos gordura nos mecanismos.

Sendo assim, basta lavar as placas metálicas, correto? Com que regularidade? Passado quanto tempo devem ser substituídas?

Entretanto estive a ver que há exaustores que divulgam etiqueta energética de chaminés, que fala na Eficiência energética, Eficiência dinâmica dos fluidos e Eficiência de filtragem de gorduras (exemplo em anexo).

Um exaustor com maior eficiência de filtragem de gorduras pode durar mais tempo? Ou será mais relevante a limpeza ou substituição do filtro?
      eficiência.png
  5.  # 5

Também estava a pensar que, sendo melhor na filtragem de gorduras, necessita de limpeza mais frequente de filtros, certo?
  6.  # 6

Colocado por: LuisamarSendo assim, basta lavar as placas metálicas, correto? Com que regularidade? Passado quanto tempo devem ser substituídas?

Tanta pergunta...
    Olhe nunca substitui filtros metalicos em mais de 20 anos.
    Limpeza..tem de ir monitorizando. Depende.
  7.  # 7

Um bom conjunto de filtros (e a sua manutenção) faz maravilhas para a longevidade do equipamento.
    Concordam com este comentário: Luisamar
  8.  # 8

Eu tenho um extrator de cozinha da S&P que é feio todos os dias, mas no que toca a limpeza é fantástico: vai tudo à máquina de lavar: tampa, filtro, bandeja, turbina, tudo para dentro da máquina. E o corpo que sobra preso à parede pode lavar-se tranquilamente com o esfregão da loiça sem medo de estragar nada.
  9.  # 9

A pergunta que se coloca, onde vai fazer a instalação do exaustor, tem chaminé?
  10.  # 10

Colocado por: rjmpiresUm bom conjunto de filtros (e a sua manutenção) faz maravilhas para a longevidade do equipamento.
    Estas pessoas agradeceram este comentário:Luisamar

Recomenda algum exaustor que tenha bons filtros e seja de fácil manutenção?
  11.  # 11

Colocado por: ClioIIEu tenho um extrator de cozinha da S&P que é feio todos os dias, mas no que toca a limpeza é fantástico: vai tudo à máquina de lavar: tampa, filtro, bandeja, turbina, tudo para dentro da máquina. E o corpo que sobra preso à parede pode lavar-se tranquilamente com o esfregão da loiça sem medo de estragar nada.

Não conhecia. Realmente assim, é excelente. É só lavar e fica como novo.
    E ao nível da extração dos gases, também tem um bom desempenho?
  12.  # 12

Colocado por: setaevraA pergunta que se coloca, onde vai fazer a instalação do exaustor, tem chaminé?

Colocado por: setaevraA pergunta que se coloca, onde vai fazer a instalação do exaustor, tem chaminé?

Sim, tem aquele tubo metálico que vai dar ao teto, por isso, deve ter chaminé.
  13.  # 13

Colocado por: Luisamar

Não conhecia. Realmente assim, é excelente. É só lavar e fica como novo.
    E ao nível da extração dos gases, também tem um bom desempenho?

Tem, mas a tubagem prevista na casa tem uma influência gigante no desempenho do exaustor. Infelizmente na minha casa não é das melhores, tem curvas apertadas, e pelo que vejo é caso comum. Deve ser uma ciência do oculto colocar um tubo a direito...

Como digo, é feioso. Mas todas as partes brancas vão à máquina, a grade vai à máquina, a turbina vai à máquina e o corpo preso à parede lava-se com um esfregão sem medo de estragar nada (por exemplo, não vai entrar água por onde não deve).
  14.  # 14

Colocado por: ClioIIEu tenho um extrator de cozinha da S&P que é feio todos os dias, mas no que toca a limpeza é fantástico: vai tudo à máquina de lavar: tampa, filtro, bandeja, turbina, tudo para dentro da máquina. E o corpo que sobra preso à parede pode lavar-se tranquilamente com o esfregão da loiça sem medo de estragar nada.

S&P CK-60F 2 velocidades, também tive um instalado há 25anos, creio que ainda funciona.

Material de guerra.
  15.  # 15

Deveriam ser todos fáceis de limpar como esse extrator. Impecável mesmo!

Até me estava a lembrar... tendo um exaustor tipo chaminé já antigo em que o objetivo é trocar. Será que seria possível tirar a estrutura interior e colocar um destes S&P? Visualmente ficava tapado e fazia a sua função.
      exaustor chaminé.JPG
  16.  # 16

Colocado por: LuisamarDeveriam ser todos fáceis de limpar como esse extrator. Impecável mesmo!

Até me estava a lembrar... tendo um exaustor tipo chaminé já antigo em que o objetivo é trocar. Será que seria possível tirar a estrutura interior e colocar um destes S&P? Visualmente ficava tapado e fazia a sua função.
      exaustor chaminé.JPG

Isso seria tentar meter o Rossio na rua da Betesga.
  17.  # 17

Eu diria, que tudo depende do tamanho desse exaustor e chaminé.
    •  
      imo
    • há 22 horas editado

# 18

Atenção ao nível de ruído. Há aparelhos destes, provavelmente os mais baratos, que produzem um nível de ruído tal que são uma autêntica tortura. A diferença pode ser significativa, pelo que talvez valha a pena pagar um pouco mais.
    (note que um aumento do nível sonoro em 10 db equivale ao dobro do ruído)
    Boa sorte
  18.  # 19

Colocado por: bluthunder82Eu diria, que tudo depende do tamanho desse exaustor e chaminé.

Mas estamos a brincar, mas acha que tirando o miolo a um exaustor tipo chaminé, consegue lá enfiar dentro um S&P CK-60F?

Vocês ainda dão esperança a este tipo de ideias.
  19.  # 20

Estava agora a ver no pdf do extrator e até menciona que deve haver uma campânula.
    https://statics.solerpalau.com/media/import/documentation/ES_CK.pdf

Também vi que a bandeja permite recolher a gordura acumulada.
      extrator campânula.JPG

0.0229 seg. NEW