Iniciar sessão ou registar-se
    • rcsb
    • 25 março 2010 editado

     # 1

    A casa que estou a pensar comprar é um casa germinda.
    As casas vizinhas à minha foram valiadas em 130.000€, mas a minha infelizmente foi avaliada em 125.000€.
    Eu pedi 110.000,00€ ao banco e agora eles dizem que só me emprestam 100.000€.
    O problema é a casa vai ser vendida por 120.000€, eu já dei 10.000€ de entrada, a imobiliária diz-me que se desistir da casa perco os 10.000€, mas eu não tenho os restantes 10.000€ que o banco não me empresta.
    É verdade que perco os 10.000€ que dei inicialmente? E o que faço para ultrapassar a questão de o banco não me emprestar o que preciso? Posso pedir nova avaliação?
  1.  # 2

    Boas,

    Voçe não vai disistir, o banco é que não lhe empresta o dinheiro, e nesse caso a imobiliária é obrigada a devolver o valor do sinal.

    Cumprimentos
    JJ
    Estas pessoas agradeceram este comentário: rcsb
    •  
      FD
    • 25 março 2010

     # 3

    Colocado por: rcsbÉ verdade que perco os 10.000€ que dei inicialmente?

    Depende em que circunstâncias é que deu esses 10.000€ de entrada... Há Contrato de Promessa de Compra e Venda?
    Nesse contrato, há alguma excepção prevista para a devolução do sinal?

    Colocado por: rcsbE o que faço para ultrapassar a questão de o banco não me emprestar o que preciso? Posso pedir nova avaliação?

    -> muda de banco
    -> pede uma reavaliação (vai lá o avaliador novamente), uma reapreciação (o balcão aumenta (majora) a avaliação) ou uma reclamação
    -> arranja o dinheiro noutro sítio (crédito pessoal, familiares, etc.)
    Estas pessoas agradeceram este comentário: rcsb
    • rcsb
    • 25 março 2010

     # 4

    Sim, assinei contrato de promessa de compra e venda e não há nenhuma excepção prevista.

    Eu acho que a imobiliária me está a dizer que fico sem o sinal para não perder a oportunidade de vender a casa.

    No banco dizem que já tentaram de tudo e que os engenheiros não cedem. (Isto segundo informação da imobiliária)

    Estou desesperada, não sei o que fazer....

    Se pedir nova avaliação, é o mesmo engenheiro que avalia a casa?
    •  
      MRui
    • 25 março 2010

     # 5

    Colocado por: rcsbSim, assinei contrato de promessa de compra e venda e não há nenhuma excepção prevista.

    Eu acho que a imobiliária me está a dizer que fico sem o sinal para não perder a oportunidade de vender a casa.

    A imobiliária disse-lhe que perde o sinal porque quando assinou o Contrato Promessa não salvaguardou a possibilidade de o Banco não lhe fazer o empréstimo. Só por isso.

    Colocado por: rcsbSe pedir nova avaliação, é o mesmo engenheiro que avalia a casa?

    Se for em Bancos diferentes, provavelmente não será o mesmo engenheiro.

    Colocado por: rcsbEstou desesperada, não sei o que fazer....

    Não é caso para tanto, a diferença em causa não é substancial. Faça o que o FD lhe indicou no post dele. Consulte vários bancos e vai ver que o problema se resolve.
  2.  # 6

    Boa Tarde

    Não tenho muita experiências, mas estou neste momento a adquirir uma gama geminada cujo valor da avaliação também foi inferior. No meu caso só me emprestam a 80% . Dá para a aquisição mas não para as obras necessárias (é uma casa com 30 anos). Resolvi avançar e pedir o necessário a um familiar pois a opção era um crédito pessoal cuja valor da prestação era igual ao valor do empréstimo da casa !! De qualquer forma a informação da agência imobiliária foi que se por algum motivo o crédito não fosse aprovado pelo banco (a culpa não é nossa, nem é nossa opção desistir do imóvel) o sinal era devolvido na totalidade.
    •  
      FD
    • 25 março 2010

     # 7

    Colocado por: ALMOFADASDe qualquer forma a informação da agência imobiliária foi que se por algum motivo o crédito não fosse aprovado pelo banco (a culpa não é nossa, nem é nossa opção desistir do imóvel) o sinal era devolvido na totalidade.

    Mas isso tem que ficar no CPCV, não se esqueçam!
    • luisvv
    • 25 março 2010 editado

     # 8

    Colocado por: Jorge JesusBoas, Voçe não vai disistir, o banco é que não lhe empresta o dinheiro, e nesse caso a imobiliária é obrigada a devolver o valor do sinal.


    Talvez seja melhor o JJ opinar só sobre futebol, ahn ? A rcsb prometeu comprar, e pelos vistos não acautelou a possibilidade de não ter o dinheiro necessário. A forma como a compra vai ser financiada não é da conta do vendedor.
    •  
      MRui
    • 25 março 2010

     # 9

    Colocado por: ALMOFADASDe qualquer forma a informação da agência imobiliária foi que se por algum motivo o crédito não fosse aprovado pelo banco (a culpa não é nossa, nem é nossa opção desistir do imóvel) o sinal era devolvido na totalidade.

    Bom, das duas uma: ou essa possibilidade (de não empréstimo) estava salvaguardada no CPCV e nesse caso o sinal é devolvido, ou não está salvaguardada e o sinal é perdido, mesmo que a imobiliária tenha dito o contrário. O que conta judicialmente é o CPCV e não o que as imobiliárias dizem.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: rcsb
    • rcsb
    • 25 março 2010

     # 10

    No contrato diz que no caso de não conseguirmos o emprestimo o sinal é devolvido, mas o que me dizem na imobiliária é que o crédito foi aprovado, só não me emprestam o valor que pertendo por causa da avaliação. E que como o crédito foi aprovado, não há hipotese.

    Acho isto estranho, porque eu não vou roubar para conseguir o empréstimo...
    • Ed-l
    • 25 março 2010

     # 11

    Concluindo:
    ANDOU COM O CARRO Á FRENTE DOS BOIS, deveria ter acautelado várias situações incluindo esta,deveria ter consultado um advogado, gastava 50€ e não punha em risco 10000,00€.
    •  
      FD
    • 25 março 2010

     # 12

    Colocado por: rcsbNo contrato diz que no caso de não conseguirmos o emprestimo o sinal é devolvido, mas o que me dizem na imobiliária é que o crédito foi aprovado, só não me emprestam o valor que pertendo por causa da avaliação. E que como o crédito foi aprovado, não há hipotese.

    Ora aí está a subtileza de um contrato. E pelos vistos, até lhes dá alguma razão... o crédito foi aprovado, verdade mas, o valor da avaliação foi inferior.
    Parece-me um comportamento de má fé ou no mínimo de má vontade.
    Estamos sempre a aprender... se bem que acho que em tribunal essa argumentação não resultava - pelos acórdãos que tenho lido, os juízes cumprem a lei mas também não gostam muito de injustiças quando as coisas são cinzentas.
  3.  # 13

    LuisVV,

    como o Srº devia saber, os foruns servem para as pessoas darem as suas opiniões e transmitir as suas experiencias, se não aceita tal condição, aconselho que se remeta à sua insignificância.

    A rscb disse que queria endividar-se em mais 10000? disse que tinha alguem que lhe emprestasse o dinheiro? sejam estes familiares ou amigos? as avaliações são pagas e bem, e pelo que se tem visto não me parece que os bancos vão ceder na avaliação aumentando o seu valor.

    Agora a imobiliária não querer devolver o sinal ao qual não tem direito?! no minimo é ridiculo.

    É chato para todas as partes o negocio não se concretizar, eu ficava chateado se fosse o vendedor, mas tinha que me aguentar.

    Cumprimentos
    JJ
  4.  # 14

    Colocado por: rcsbmas eu não tenho os restantes 10.000€ que o banco não me empresta.
    ... Não é por nada mas,.... está a contar com o IMT? E com os seguros? E com o condomínio? E o inicio dos contractos de água, gás e electricidade? E os gastos mensais? É que não é só a prestação mensal que temos que contar....
    • rcsb
    • 25 março 2010

     # 15

    claro que estou a contar com as outras despesas.... Só para as despesas do Crédito habitação é preciso quase 5.000€, por isso é que digo que não tenho os outros 10.000€.

    Sabem me dizer se o banco pode avaliar o caso e em vez de me emprestarem 80%, emprestarem-me 90%?
    •  
      MRui
    • 25 março 2010

     # 16

    Colocado por: rcsbSabem me dizer se o banco pode avaliar o caso e em vez de me emprestarem 80%, emprestarem-me 90%?

    O melhor é contactar o maior número possível de Bancos e depois selecciona o que oferecer as condições mais adequadas ao seu caso. Comece talvez pela CGD.
  5.  # 17

    Sabem me dizer se o banco pode avaliar o caso e em vez de me emprestarem 80%, emprestarem-me 90%?


    Sim, existem bancos que emprestam 90%, mas o spread é mais alto.

    é mesmo uma questão de tentar varios bancos, o que é bom para mim pode não ser bom para si.

    Cumprimentos
    JJ
  6.  # 18

    Colocado por: Jorge Jesus como o Srº devia saber, os foruns servem para as pessoas darem as suas opiniões e transmitir as suas experiencias, se não aceita tal condição, aconselho que se remeta à sua insignificância.


    Você transmite a sua, eu transmito a minha. E neste caso, a minha opinião é: o Jorge Jesus saberá mais de futebol do que disto. Se soubesse "disto", não tinha dado uma opinião infundada. Nem se preocupou em saber o conteúdo do contrato...

    A rscb disse que queria endividar-se em mais 10000? disse que tinha alguem que lhe emprestasse o dinheiro? sejam estes familiares ou amigos? as avaliações são pagas e bem, e pelo que se tem visto não me parece que os bancos vão ceder na avaliação aumentando o seu valor.

    Questões a ponderar antes do contrato-promessa.


    Agora a imobiliária não querer devolver o sinal ao qual não tem direito?! no minimo é ridiculo.

    Ridículo, é falar do que não se sabe. O vendedor recebeu o sinal em troca de uma promessa. Se o contrato não for cumprido, fora das excepções eventualmente previstas, não há devolução de sinal.


    É chato para todas as partes o negocio não se concretizar, eu ficava chateado se fosse o vendedor, mas tinha que me aguentar.


    Ou não. Os contratos são para se cumprir.
  7.  # 19

    Está visto que temos aqui um vendedor recalcado que não concretizou o seu negocio.
  8.  # 20

    Colocado por: Jorge JesusEstá visto que temos aqui um vendedor recalcado que não concretizou o seu negocio.


    Ou isso, ou alguém que acredita que contratos devem ser assinados responsavelmente, e depois de assinados são para cumprir. Se isso o perturba, o meu sincero pedido de desculpas.
 
0.0191 seg. NEW