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  1.  # 1

    Caríssimos,


    Como além de casas também costumam gostar de carros, aqui vai um pedido de ajuda:


    Carro:
    * Ford Focus
    * Motor 1.4l a gasolina (Duratec)
    * Naturalmente aspirado, injeção multiponto
    * Cerca 180.000km, bem tratado (não bebe óleo, anticongelante límpido, etc...)

    Sintoma:
    * Soluça em aceleração depois de quente;
    * Temperatura perfeita, estabiliza no painel a 87ºC;
    * Os soluços começam a manifestar-se uns minutos depois já da temperatura estabilizada;
    * Não acusa nada na centralina, não acende a luz de motor;

    O que já foi feito:
    * Verificadas velas
    * Limpeza de injetores, melhorou um pouco mas não resolveu.


    Estou sem ideias, o mecânico também. O que sugerem que se veja? Como diagnosticar sem andar a trocar peças à toa até (eventualmente) acertar?
  2.  # 2

    já foi á máquina de diagnostico ?
    Estas pessoas agradeceram este comentário: ClioII
  3.  # 3

    Colocado por: 4por1já foi á máquina de diagnostico ?


    Sim, mas não há erros assinalados nem acende a luz de motor no painel.
  4.  # 4

    Já substitui o filtro de gasolina?
    Estas pessoas agradeceram este comentário: ClioII
  5.  # 5

    Velas, Cabos das velas , Bobines das velas

    Filtro de gasolina , bomba de gasolina


    Deve ser um destes avariado.
    Concordam com este comentário: jorgemlflorencio
    Estas pessoas agradeceram este comentário: ClioII
  6.  # 6

    Colocado por: larkheVelas, Cabos das velas , Bobines das velas

    Filtro de gasolina , bomba de gasolina


    Deve ser um destes avariado.


    O filtro de gasolina deve dar para inspeccionar visualmente, digo eu.

    Quanto aos outros: há maneira de diagnosticar sem ser trocar peças ao calhas até acertar?
  7.  # 7

    Velas , cabos e bobines com multimetro
    com o leitor Obd2 tb da para ver logo qual é que esta a falhar pode verificar visualmente e com o carro quente

    A bomba é mais chato mas com um manometro aplicado na linha de gasolina apos o filtro deve conseguir verificar.

    Existe um regulador de pressao em alguns carros tb pode estar avariado


    Mas cheira me que esse mecanico é fraquinho fraquinho , ou o Clioll não esta a contar tudo o que ele ja fez para descobrir a avaria...
    Estas pessoas agradeceram este comentário: ClioII
  8.  # 8

    Se já não tivesse mexido nas velas, dizia-lhe para confirmar se tinha vestígios de água junto às velas (naquele espaço por baixo da tampa das válvulas). É bizarro mas andei tempos para descobrir que passava água pela vedação dos cachimbos (agua vinda do exterior, que escorria pelo interior do capot). Essa agua depois de passar para baixo, deixava a ligação dos cachimbos húmida e com isso havia fuga da alta tensão para o bloco do motor (ou no caso, para a cabeça) e naturalmente eram tempos de explosão que se perdiam.
    O resultado era o soluçar, falta de força, e notava-se também o cheiro da combustão mal feita.
    Só pelo sim pelo não, confirme se os cachimbos e a ligação das velas estão bem secos.

    Edit: Isto que relatei, foi num modelo igual. Por isso penso que pode ser algo meio crónico e que possa acontecer em mais casos.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: ClioII
  9.  # 9

    Colocado por: larkheMas cheira me que esse mecanico é fraquinho fraquinho , ou o Clioll não esta a contar tudo o que ele ja fez para descobrir a avaria...


    :)

    Eu propriamente dito não fiz nada, para além de observar os sintomas e tentar relacioná-los com outras condições (temperatura ambiente, humidade, tempo de funcionamento, condições de tráfego, etc...). E, enquanto leigo, já não é mau!

    O mecânico supostamente reviu o que haveria de rever (eu não estive ao lado dele...) e concluiu que seriam injetores presos, tirou-os e levou-os aos ultrassons. Não me custou a acreditar porque o carro anda muito pouco (menos de 7000km/ano) e eu tenho o pé muito leve.

    A limpeza de ultrassons pareceu melhorar, mas também é verdade que na altura era Janeiro e a questão da temperatura não se fazia sentir tanto (em Janeiro faz frio). E se calhar acabei iludido: como a maior parte dos meus percursos são muito curtos, deixou de se sentir porque o carro nem aquecia decentemente.

    Agora com estes dias de muito calor o carro aquece muito mais depressa e o problema manifesta-se mais mesmo em percursos curtos.
  10.  # 10

    Colocado por: RuikodeSe já não tivesse mexido nas velas, dizia-lhe para confirmar se tinha vestígios de água junto às velas (naquele espaço por baixo da tampa das válvulas). É bizarro mas andei tempos para descobrir que passava água pela vedação dos cachimbos (agua vinda do exterior, que escorria pelo interior do capot). Essa agua depois de passar para baixo, deixava a ligação dos cachimbos húmida e com isso havia fuga da alta tensão para o bloco do motor (ou no caso, para a cabeça) e naturalmente eram tempos de explosão que se perdiam.
    O resultado era o soluçar, falta de força, e notava-se também o cheiro da combustão mal feita.
    Só pelo sim pelo não, confirme se os cachimbos e a ligação das velas estão bem secos.

    Edit: Isto que relatei, foi num modelo igual. Por isso penso que pode ser algo meio crónico e que possa acontecer em mais casos.
    Estas pessoas agradeceram este comentário:ClioII


    Poderia ser uma hipótese, é verdade, mas tenho tido esses sintomas em semanas muito secas. Nunca consegui relacionar os soluços com chuva, ou atmosfera húmida, ou lavagens, ou qualquer outra coisa que meta humidade.
  11.  # 11

    Colocado por: larkhecom o leitor Obd2 tb da para ver logo qual é que esta a falhar


    Aí é que está, não dá para ver com o OBD2. Se a centralina registasse alguns "missfires" acendia a luz e o diagnóstico estava muito mais balizado.
  12.  # 12

    Colocado por: larkheVelas , cabos e bobines com multimetro


    Eu desconfio (mas é só mesmo isso, desconfio) que pode ser as bobinas a dar passagem depois de quentes. Por vezes a resina de enchimento racha, ou o esmalte do fio dá passagem e faz curto nalgumas espiras. Era um problema comum, por exemplo, nos antigos televisores de CRT (o transformador de linhas gerava alta tensão essencialmente da mesma forma que é gerada alta tensão para as velas num carro).

    Agora que escrevo isto, hei-de tentar uma coisa: dar uma sopradela nas bobinas com um compressor de ar quando o motor soluçar (ao ralenti não se nota muito, mas nota). Era assim que se via nos televisores se o transformador de linhas falhava por causa da temperatura ou não.
  13.  # 13

    Colocado por: ClioII

    Aí é que está, não dá para ver com o OBD2. Se a centralina registasse alguns "missfires" acendia a luz e o diagnóstico estava muito mais balizado.


    os miss fire existentes podem não ser os suficientes para acender a Luz, não sei em particular como é a centralina desse carro mas no geral dão para ver as injeções em tempo real assim como os miss fire.

    basta uma bobine estar fissurada ou um cabo e com o aquecimento dilatar e em vez de enviar a tensão a vela perder se.

    ou falta de pressao , ou os injectores estarem danificados e com o calor ficarem presos.


    Quase de certeza que passa por aqui, agora é preciso Verificar, desmontar, testar.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: ClioII
  14.  # 14

    👌
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  15.  # 15

    IA:

    Olá! Com base nos sintomas descritos do seu Ford Focus (1.4 Duratec, gasolina, 180.000 km), o problema de "soluçar" em aceleração após atingir a temperatura de funcionamento, sem luz de avaria no painel e com verificações iniciais já feitas (velas e limpeza de injetores), aqui estão algumas sugestões para diagnosticar a causa sem trocar peças desnecessariamente:Possíveis CausasProblemas no Sistema de Ignição:Bobina de ignição: Mesmo com velas verificadas, a bobina pode estar falhando intermitentemente quando quente, causando falhas na queima. O Duratec 1.4 usa uma bobina única para os quatro cilindros, e falhas térmicas podem não gerar códigos de erro.Cabo de velas (se aplicável): Embora menos comum, cabos com isolamento degradado podem causar falhas em alta temperatura.Sensor de Oxigênio (Sonda Lambda):A sonda lambda pode estar com funcionamento comprometido quando quente, afetando a mistura ar/combustível. Isso pode não gerar um código de erro se a falha for sutil. Como o problema aparece após o motor aquecer, a sonda é uma candidata provável.Sensor MAF (Sensor de Fluxo de Ar):Um sensor MAF sujo ou com funcionamento irregular pode causar hesitação em aceleração, especialmente em condições de temperatura elevada. A limpeza do MAF pode não ter sido suficiente, ou ele pode estar com defeito intermitente.Corpo de Borboleta:Um corpo de borboleta sujo ou com funcionamento irregular (válvula ou motor de controle) pode causar soluços, especialmente em aceleração. Mesmo após limpeza, o problema pode persistir se houver falha no motor da borboleta ou no sensor de posição (TPS).Problemas no Sistema de Combustível:Bomba de combustível: Com 180.000 km, a bomba pode estar perdendo pressão quando quente, causando fornecimento irregular de combustível. Isso pode não gerar códigos de erro.Filtro de combustível: Se não foi trocado recentemente, pode estar parcialmente obstruído, afetando o fluxo em condições de maior demanda.Regulador de pressão de combustível: Um regulador com defeito pode causar flutuações na pressão, levando a soluços.Válvula PCV (Ventilação do Cárter):Uma válvula PCV entupida ou com defeito pode causar mistura incorreta ou instabilidade no vácuo, afetando o desempenho em aceleração.Fuga de Vácuo:Mangueiras ou juntas do sistema de admissão com pequenas rachaduras podem causar entrada de ar não medido, especialmente quando o motor está quente e os materiais se expandem. Isso pode levar a soluços sem acender a luz de avaria.Problemas na Centralina (ECU):Embora raro, a centralina pode ter um problema intermitente que não gera códigos de erro, como falha no mapeamento da injeção/ignição em certas condições.Como DiagnosticarPara evitar trocas desnecessárias, siga este plano de diagnóstico passo a passo:Teste de Pressão do Combustível:Meça a pressão da bomba de combustível com um manômetro, tanto em marcha lenta quanto em aceleração, e verifique se ela se mantém estável quando o motor está quente. Especificações típicas para o Duratec 1.4 são cerca de 3,5-4,0 bar, mas consulte o manual do veículo. Se a pressão cair em aceleração, suspeite da bomba ou do filtro de combustível.Inspeção do Sensor MAF:Use um scanner OBD2 para monitorar os dados ao vivo do sensor MAF (g/s) em marcha lenta e em aceleração. Valores inconsistentes ou fora da faixa esperada (geralmente 2-5 g/s em marcha lenta) sugerem um MAF com defeito. Tente desconectar o MAF e observe se o comportamento melhora (o carro entra em modo de segurança, usando valores padrão).Verificação da Sonda Lambda:Com um scanner OBD2, monitore os dados da sonda lambda (pré-catalisador). Os valores devem oscilar entre 0,1 V e 0,9 V em marcha lenta. Se os valores ficarem fixos ou oscilarem lentamente quando o motor está quente, a sonda pode estar falhando.Teste da Bobina de Ignição:Use um multímetro para testar a resistência da bobina (primária e secundária) quando fria e quente, comparando com as especificações do fabricante. Alternativamente, um teste de stress (com uma ferramenta de diagnóstico ou osciloscópio) pode revelar falhas intermitentes.Inspeção de Fuga de Vácuo:Faça um teste de fumaça (smoke test) no sistema de admissão para identificar pequenas fugas em mangueiras, juntas ou no coletor de admissão. Isso é especialmente importante quando o problema ocorre apenas com o motor quente.Verificação do Corpo de Borboleta e TPS:Inspecione visualmente o corpo de borboleta e limpe-o com um produto específico, se necessário. Use um scanner para verificar o sensor de posição da borboleta (TPS). Os valores devem variar suavemente de 0% (fechado) a 100% (aberto total) sem saltos.Teste da Válvula PCV:Verifique se a válvula PCV está funcionando corretamente (deve permitir fluxo unidirecional). Substitua-a se estiver entupida ou com defeito, pois é uma peça barata.Monitoramento em Condições Reais:Conecte um scanner OBD2 e dirija o carro com um ajudante monitorando os dados ao vivo (MAF, sonda lambda, avanço de ignição, etc.) quando o problema ocorrer. Isso pode revelar anomalias que não aparecem em testes estáticos.Próximos PassosPriorize os testes de pressão de combustível e inspeção do MAF e sonda lambda, pois são causas comuns para soluços sem códigos de erro.Se possível, leve o carro a uma oficina com equipamentos avançados (como osciloscópio ou máquina de teste de fumaça) para um diagnóstico mais preciso.Evite trocar peças sem confirmação, mas tenha em mente que componentes como filtro de combustível ou válvula PCV são itens de manutenção que podem ser substituídos preventivamente devido ao custo baixo e à idade do carro.Se precisar de mais detalhes ou quiser compartilhar resultados de algum teste, posso ajudar a interpretar! Boa sorte com o Focus! 🚗
  16.  # 16

    Obrigado rjmsilva e ChatGPT. Fico com a impressão que preciso de um carro novo! :D
  17.  # 17

    Colocado por: ClioIIObrigado rjmsilva e ChatGPT. Fico com a impressão que preciso de um carro novo! :D


    É só seguir as orientações do ChatGPT, está feito.
  18.  # 18

    Gasolina e sua qualidade? Mudou de fornecedor para despistar?
    O depósito anda muito no fundo?
  19.  # 19

    Colocado por: BelhinhoGasolina e sua qualidade? Mudou de fornecedor para despistar?
    O depósito anda muito no fundo?


    Já testei com gasolina low cost e já testei com gasolina aditivada premium. Sem diferença.
    Não costumo andar no fundo: normalmente assim que acende a luz (80 km de autonomia segundo o carro) procuro abastecer.
    E quando abasteço é sempre atestado.
  20.  # 20

    Acham que uma oficina da rede "Bosch Car Service" faria um trabalho melhor que a generalidade dos mecânicos num caso destes, ou é só nome?
 
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