Colocado por: João B.isto é normal?Não
Colocado por: João B.Isto esta seguro?Não, e não está na legalidade.
Colocado por: João B.Tenho uma casa bastante pequena, uns 20/25m² e aqui a uns anos remodelei e fiz instalação elétrica nova com uma empresa de eletricidade de renome na cidade. A instalação teve de ser feita por cima das paredes pois a casa já estava a ser renovada e já não dava tempo para fazer os rasgos.
Então foi feito tudo de novo desde do quadro elétrico (novinho ultima geração) até a tomada mais longe e luzes leds etc.
Curiosamente vim eu hoje levantar uma calha para extender a tomada e reparo que tem fio 1,5mm... Fico preocupado vou ver no resto da casa e por todo lado é só fio 1,5mm em todas as tomadas etc. (não vi na ligação do forno mas como vem do quadro deve ter sido 2.5mm)
Agora estou preocupado, isto é normal? Isto esta seguro? Não e que ligue grandes coisas, aquecedores, telemóveis e computadores, frigorífico e tal mas não consigo entender se foi feito para desenrasque e ser barato ou se sendo a casa pequena aguenta fácil, outra curiosidade é que parece que os fios que vem pelo teto até as caixas até são 2,5mm mas depois tudo o que desce é 1.5mm que estranho, seria para caber melhor mas calhas?
Colocado por: elfo106Até gostava de ver o tal quadro de última geração :)
Colocado por: barreiraTenha atenção que o fio de 2.5mm2 tem cerca de 1,6mm de diametro não confunda os termos
Colocado por: luisrds
Se calhar alguém pensa que fio 2.5 tem 2.5 de espessura de cobre.
Colocado por: Varejote
Ninguém anda de peclise a medir espessura de condutores.
Colocado por: Varejote
Ninguém anda de peclise a medir espessura de condutores.