Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 21

A que falo pico grosso com 5cms no minimo é precisamente a de ponte de lima.
  2.  # 22

um granito pedras salgadas
    Descrição
    Granito cinzento claro de granulado médio e duas micas, embora predominantemente biotítico, com pequenos megacristais de feIdspato dispersos.

Características Físico-Mecânicas
    Resistência mecânica à compressão 226 Mpa
    Resistência mecânica à flexão 15,2 Mpa

Massa volúmica aparente 2620 kg/m3
    Absorção de água à P. At.N. 0.3 %
    Porosidade aberta 0.8 %
  3.  # 23

Colocado por: RUIOLI

Não tenho fotos da obra, mas tiro uma peça cerâmica e vai perceber como se faz, é simples.

Mas minhas cerâmicas são da revigres, 2cm. Os niveladores são da ODEM, dá para acrescentar módulos e faz a altura que necessitar.

https://odem.pt/products/apoio-de-lageta-regulaveis?srsltid=AfmBOopflT1e128U3UvjnaGvJ0xyDdvS5leI35uCxKK4LGkaNcKd_vL3
    Estas pessoas agradeceram este comentário:Bragas V

E para a peça de borda também tem Aqueles especiais?
  4.  # 24

Colocado por: marcocar

E para a peça de borda também tem Aqueles especiais?

Na borda tenho tela, quando perder a cor, meto cerâmico espessurado.
  5.  # 25

Colocado por: Bragas VTem alguma foto do making of que possa partilhar?

Ainda está em testes, mas da para ver na foto como foi simples, meter os pés numa altura aproximada da final, depois meti o perfil (cinza) em PRFV, depois meti o laser e ajustei os pés para o perfil se ajustar ao nível pretendido. Depois foi só meter as peças de cerâmico. Aí da está em testes quanto ao afastamento das peças, quando chegar à solução final, coloco uma cantoneira do lado da relva e uma bitola para manter o espaçamento.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Bragas V
      Messenger_creation_D56B3B7C-6989-4877-B67D-B2A797AC19D3.jpeg
  6.  # 26

3 perguntas se não se importa:

- que espaçamento deixou entre a borda e o ceramico?
    - esse perfil era necessário, não pode ser substituído por um pé para cada duas peças? Ou será que ficando só agarradas pela esquina partiriam?
    - existem pés para encostar à parede ? Não encontrei.
    Pergunto, porque no meu caso, do lado onde você tem a relva, eu tenho bordadura em granito, e a minha ideia seria nivelar a pedra e não, sobrepor.. por isso teria de existir um pé que permitisse a pedra encostar à parede..

Obrigado
  7.  # 27

Colocado por: Bragas V- que espaçamento deixou entre a borda e o ceramico?

5 cm

Colocado por: Bragas V- esse perfil era necessário, não pode ser substituído por um pé para cada duas peças? Ou será que ficando só agarradas pela esquina partiriam?

Como quero deixar algum afastamento entre peças penso ser melhor assim. Desta forma também é mais fácil de meter e tirar os "pés". Assim também tem mais estabilidade de forças horizontais aplicadas na cerâmica, pois o perfil está travado nas pontas.

Colocado por: Bragas V- existem pés para encostar à parede ? Não encontrei.

Não sei, mas a base é de uns 20 cm de diâmetro, nunca se consegue ter a parte superior encostada à parede.

Colocado por: Bragas Vteria de existir um pé que permitisse a pedra encostar à parede..

Permite, se do lado da viga eu quiser encostar à parede, é possível.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Bragas V
  8.  # 28

5cm? Parece-me pouco.depois a água da borda na vai cair toda em cima das laje tas em vez de cair no tanque

Em relação a encostar, no seu caso consegue porque tem a viga..
  9.  # 29

Colocado por: DR1982Se for granito bujardado tem de 5cms no minimo, menos que isso a peça parte ao ser bujardada.

Está completamente enganado, tenho 240 m2 de pátios em granito bujardado com 3cm de espessura peças de aproximadamente 60x90 apoiadas em guias e até hoje não partiu uma única peça.
  10.  # 30

Colocado por: Bragas V5cm? Parece-me pouco.depois a água da borda na vai cair toda em cima das laje tas em vez de cair no tanque

Em relação a encostar, no seu caso consegue porque tem a viga..

Meti 5 com, para evitar que o cão entre por ali. Ainda está em testes, posso sempre aumentar. Mas com as crianças a fazer bombas, não há hipóteses...
    • DR1982
    • 30 junho 2025 editado

# 31

Colocado por: Quake

Está completamente enganado, tenho 240 m2 de pátios em granito bujardado com 3cm de espessura peças de aproximadamente 60x90 apoiadas em guias e até hoje não partiu uma única peça.
    bujardado pico fino ou seja jato de areia. Bujardado pico grosso eu pelo menos nao encontro quem o faça.
  11.  # 32

Colocado por: RUIOLI

Meti 5 com, para evitar que o cão entre por ali. Ainda está em testes, posso sempre aumentar. Mas com as crianças a fazer bombas, não há hipóteses...

Eu digo isso porque quando entramos na piscina, a borda tem obviamente tendência a deixar sair muita mais água de uma vez..

Eu estava a pensar colocar 10cm. O meu tanque tem 75cm

0.0167 seg. NEW