Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Para quem tem este tipo de deck ceramico ou pedra sobre apoios de plastico como se comporta o sistema com o tempo?
    Tem de ser levantado de vez enquando para limpar e mandar embora a bicharada certo?
      IMG_4158.jpeg
  2.  # 2

DR, já vi em duas ou três obras eles estarem a fazer a manutenção disso, portanto diria que sim.
    Mas aguarde pelo feedback dos mais experientes
    Estas pessoas agradeceram este comentário: DR1982
  3.  # 3

Colocado por: DR1982Tem de ser levantado de vez enquando para limpar e mandar embora a bicharada certo?
    tínhamos esse sistema no pátio da faculdade (FAUP) e nos 6 anos que lá andei a única vez que o levantaram foi para trocarem umas lajetas que uns bananas partiram propositadamente. De resto a única manutenção creio que seja não deixar entupir as sarjetas.

mas se quisessem podiam fazer isso periodicamente para limpar esse espaço. não é assim tanto trabalho
  4.  # 4

O sistema parece ter varias vantagens, alias nao ha outra forma de impermeabilizar um terraço plano.
    Contudo essa questão de como aquilo fica por baixo, considero um problema.
    Se bem que acontece o mesmo em todos os decks, sejam de cerâmica ou madeira, e neste caso os de madeira aparafusados ainda dao mais trabalho a levantar para manutenção
  5.  # 5

Convém saber onde sao os ralos a fazer limpeza...
  6.  # 6

Colocado por: DR1982O sistema parece ter varias vantagens

Se fosse hoje, tinha feito isso nas varandas, mais fácil de impermeabilizar e a pendente pode ser oculta.
  7.  # 7

Colocado por: RUIOLI

Se fosse hoje, tinha feito isso nas varandas, mais fácil de impermeabilizar e a pendente pode ser oculta.

Sim, pode ter uma verdadeira pendente, e as juntas fazem com que a agua se escoe rapidamente. No caso de caixilharias de correr tambem facilita a drenagem das mesmas, evita ter de colocar caleira.
    O unico senao é mesmo a precisar de manutenção de vez enquando.
  8.  # 8

Colocado por: DR1982O unico senao é mesmo a precisar de manutenção de vez enquando.

No tanque de compensação da piscina coloquei cerâmico espessurado e pés niveladores, quando tenho de tirar para limpar, é mais fácil do que imaginei. Mas mesmo 60 x 60, pesa uns 23kg, pode ser necessário duas pessoas para não forçar as costas.
    Concordam com este comentário: DR1982
  9.  # 9

Sim, mesmo a aplicação é super simples, ha uns pés que se autonivelam e tudo…
  10.  # 10

Colocado por: RUIOLI

No tanque de compensação da piscina coloquei cerâmico espessurado e pés niveladores, quando tenho de tirar para limpar, é mais fácil do que imaginei. Mas mesmo 60 x 60, pesa uns 23kg, pode ser necessário duas pessoas para não forçar as costas.
    Concordam com este comentário:DR1982

Estou a pensar fazer isso.. o tanque de compensação ganha muita sujidade estando aberto.. estou a pensar tapar em granito (igual à bordadura e à envolvente..

O granito teria que ter no mínimo 3 cm? Não é sítio de passagem, mas quero que de para pisar caso necessário.

Que alturas podem ter esses pés niveladores? É que o tanque só de altura de água tem prai 65 cm.

Tem alguma foto do making of que possa partilhar?
  11.  # 11

Se for granito bujardado tem de ter no minimo 5cms de espessura
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Bragas V
  12.  # 12

Colocado por: Bragas V

Estou a pensar fazer isso.. o tanque de compensação ganha muita sujidade estando aberto.. estou a pensar tapar em granito (igual à bordadura e à envolvente..

O granito teria que ter no mínimo 3 cm? Não é sítio de passagem, mas quero que de para pisar caso necessário.

Que alturas podem ter esses pés niveladores? É que o tanque só de altura de água tem prai 65 cm.

Tem alguma foto do making of que possa partilhar?

Não tenho fotos da obra, mas tiro uma peça cerâmica e vai perceber como se faz, é simples.

Mas minhas cerâmicas são da revigres, 2cm. Os niveladores são da ODEM, dá para acrescentar módulos e faz a altura que necessitar.

https://odem.pt/products/apoio-de-lageta-regulaveis?srsltid=AfmBOopflT1e128U3UvjnaGvJ0xyDdvS5leI35uCxKK4LGkaNcKd_vL3
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Bragas V
  13.  # 13

Colocado por: DR1982Se for granito bujardado tem de ter no minimo 5cms de espessura
    Estas pessoas agradeceram este comentário:Bragas V

Seria jateado.. mas como digo.. não é para andar em cima, mas quero poder por um pé ( por exemplo para limpar a tela da borda) e não partir..
  14.  # 14

Colocado por: DR1982Se for granito bujardado tem de ter no minimo 5cms de espessura
    Estas pessoas agradeceram este comentário:Bragas V

depende... do tipo de granito, da dimensão da peça/ distancia entre apoios. Pelo que 30mm pode ser mais do que suficiente, em utilizações residenciais.
  15.  # 15

Colocado por: Pedro Barradas
    depende... do tipo de granito, da dimensão da peça/ distancia entre apoios. Pelo que 30mm pode ser mais do que suficiente, em utilizações residenciais.
    Se for granito bujardado tem de 5cms no minimo, menos que isso a peça parte ao ser bujardada.
  16.  # 16

Colocado por: DR1982Se for granito bujardado tem de 5cms no minimo, menos que isso a peça parte ao ser bujardada.

Não é essa a experiencia que tenho -quantas peças em granito bujardado com 20mm eu já vi e já prescrevi!.... para revestimento.
    Mas prefiro , no granito, usar o acabamento flamejado.
  17.  # 17

Colocado por: Pedro Barradas
    Não é essa a experiencia que tenho -quantas peças em granito bujardado com 20mm eu já vi e já prescrevi!.... para revestimento.
    Mas prefiro , no granito, usar o acabamento flamejado.
    ja pedi 3 ou 4 orçamentos para granito bujardado e todos dizem no minimo 5cms de espessura.
    Granito bujardo é isto* se for jato de areia é outra coisa, e esse sim consegue-se com menos espessura.
      IMG_3914.jpeg
  18.  # 18

DR. eu sei bem o tipo de acabamentos possiveis a dar em pedras naturais.

Esse granito amarelo, nunca usei, e portanto o material terá outras limitações.
    Esse granito tem um grão muito grosso. O acabamento dessa bujarda é a pico grosso. Prefiro a pico fino.
  19.  # 19

Colocado por: Pedro BarradasDR. eu sei bem o tipo de acabamentos possiveis a dar em pedras naturais.
    Nem eu disse o contrario.

Colocado por: Pedro BarradasEsse granito tem um grão muito grosso. O acabamento dessa bujarda é a pico grosso. Prefiro a pico fino.
    certo, é bujardado pico grosso, o pico fino creio que é o que se chama pela minha zona jato de areia*, e esse sim pode ter menos espessura.

Ja agora pessoalmente prefiro pico grosso, gostos
      IMG_4170.jpeg
  20.  # 20

Só para ter uma ideia das diferenças entre granitos (amarelos)
    GRANITO VILA REAL
    Granito amarelo-esbranquiçado a amarelo-acastanhado, de granulado médio ou médio a grosseiro e leve tendência porfiroide, de duas micas, com alteração mais ou menos pronunciada e foliação incipiente.

Resistência mecânica a compressão 81 Mpa
    Resistência mecânica a flexão 8,9 Mpa

Massa volúmica aparente 2590 kg/m3
    Absorção de água a P.At.N. 0,8 %

GRANITO AMARELO PONTE DE LIMA
    Granito de cor amarela, com granularidade média, constituído por quartzo, feldspato incolor, plagióclase, moscovite, biotite e minerais opacos. Com estado de alteração/meteorização intermédio.

Resistência mecânica a compressão 139 Mpa
    Resistência mecânica a flexão 12,8 Mpa

Massa volúmica aparente 2640 kg/m3
    Absorção de água a P.At.N. 0,5 %

0.0225 seg. NEW