Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Boa noite
    Um dia destes, vou construir uma casa (dependente de autorização para construção, uma chatice).
    De todos os modos, estou muito cansada de casas modernas, de esquinas direitas, de vidro nas varandas, tudo tão semelhante...
    Estou mais virada para casas mediterrânicas e/ou gregas/árabes, recuperando um pouco a tradição das casas algarvias também.
    Vi, por exemplo, casas de banho lindíssimas em Zanzibar, construídas com um acabamento que se chama «epóxi», creio.
    Como nas fotos que anexo. E vi uma numa villa! Imensa. Quartos com mais de 50m2.
    O marido de uma amiga, engenheiro, diz-me que será uma casa de banho de «baixo custo», como as que se construíam há anos atrás.:)
    Haverá quem saiba trabalhar com este material? Em Zanzibar, o mais simples pedreiro sabe usá-lo.
    Há com muitas cores e existem também uns que imitam o mármore. Ficam um espanto!
    Não se vê isto em Portugal, pois não?

Agradeço a quem me puder ajudar.

Concha
      Banho1.jpg
      Banho.jpg
  2.  # 2

Creio que esse acabamento é microcimento ou algo parecido? Posso estar enganado mas fui confirmar e parece que sim: https://www.youtube.com/shorts/9fd4iMmgzmc
    O Époxi serve para impermeabilizar áreas humidas creio eu. Sei que há chão de epóxi (todo, não apenas imperbealização) também mas ao preço que isso anda acho que é um luxo.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Concha
  3.  # 3

Colocado por: ConchaVi, por exemplo, casas de banho lindíssimas em Zanzibar, construídas com um acabamento que se chama «epóxi», creio.

poderá ser microcimento, ou como é tradicional no Magrebe, tadelakt.
    em Portugal pode fazer isso com argamassa de cimento e barramento com cimento "queimado à colher"... Mas vai haver micro fissuras.

Não é epoxi de certeza.
  4.  # 4

Existe também uma alternativa tradicional em Itália, desde a Roma antiga, o sistema "cocciopesto", à base de cal e pó de terracota.
    Estão disponíveis materiais atuais que constituem o sistema.
    Desconheço a durabilidade, mas sendo bem aplicado é impermeável e seria tradicionalmente utilizado em casas de banho, incluindo a zona do duche, em paredes e chão.
  5.  # 5

Boa noite
    Aquilo que estou a designar de «tinta epóxi» é «resina epóxi» ou porcelanato líquido 3D.
    As imagens que anexo são da Prison Island (Biblioteca). O acabamento da parede está ali há mais de 100 anos.
    É este efeito, como em «banho 2».
      Banho2.jpg
      Prison Island1.jpg
      Prison Island.jpg
  6.  # 6

Colocado por: Conchaé «resina epóxi» ou porcelanato líquido 3D.

esqueça lá isso..
    Veja se se safa com o microcimento, ou com pinturas decorativas.

Esses "fingidos" da "prision island", é do piorzinho que já vi... que horror.Desculpe lá.
  7.  # 7

Caro Sr. Pedro
    É uma construção muito antiga.
    Prison island ou Changu Island (Zanzibar). A data de construção é de 1860 (por aí); penso que o sultão não se tenha empenhado muito na construção da Biblioteca dos escravos... Mas já então se fazia este tipo de decoração e resulta muito bem no contexto.
    Hoje é uma ilha que alberga tartarugas gigantes, à mistura com semi-ruínas da sua história.
    Fiquei encantada com as possibilidades do que vi, não só nessa ilha.
    Tenho muito receio do microcimento.
    Vou investigar mais nos países do Norte de África. Os árabes também têm isto
    Muito obrigada!
  8.  # 8

A imagem em 1 plano Até me parece uma pintura bem mais recente.
    Não ponho em causa a antiguidade da edificação...
  9.  # 9

Colocado por: ConchaVou investigar mais nos países do Norte de África. Os árabes também têm isto

Mas leu o que eu escrevi. Técnica de Tadelak.

0.0083 seg. NEW