Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Boa Tarde a todos:

Contratei com uma empresa de construção a construção de uma moradia, que já está concluída, apesar de ainda estarem a reparar alguns defeitos.
    Acontece que o construtor colocou o autoclave dentro do poço, o que me parece incorrecto, uma vez que é uma zona húmida.
    Alguém me sabe dizer se é legal este procedimento?
    Obrigado desde já pela colaboração.
  2.  # 2

autoclave funciona precisamente com calor humido
    parece-lhe incorrecto porque voce não é um entendido no assunto, eheh
  3.  # 3

Colocado por: pardal asmaticoautoclave funciona precisamente com calor humido
    parece-lhe incorrecto porque voce não é um entendido no assunto, eheh

Realmente é verdade. Não percebo mesmo. Mas parece-me estranho que possa haver ligações do pressostato dentro de um a ambiente húmido, para alem de que se for necessário reparar alguma coisa, seja preciso ir dentro do poço. Será que ma pode ajudar?
    Obrigado desde já.
  4.  # 4

Sr paulo desculpe mas eu tambem nao sou nenhum entendido no assunto, mas sei que um autoclave funciona com base no calor humido sob pressão e também sei que um medidor de pressão se chama manómetro e não "pressostato".
    Provavelmente irá surgir aquí uma resposta de alguém que o poderá ajudar. Só queria que o Paulo entendente estes conceitos básicos, podem ser úteis para perceber o que o seu empreito executou.
    • MDA
    • 25 março 2010

# 5

Eis uma conversa de surdos.
    Bem vamos la entender-nos chamar autoclave a um balão de pressão de uma bomba pode fazer com que alguém não perceba do que se esta a falar, ainda mais do outro lado do oceano, mas essa expressão e comum por ca para nomear tal objecto.

Ora bem quanto a esta dentro do poço, já vi isso muitas vezes mas cada vez menos se ve, ja que caso haja espaço fica bem melhor cá fora, para manutenção regular como regular o pressostato, ou verificar a pressão da membrana. Tanto o balão como o pressostato podem ser postos em qualquer ponto a montante da bomba desde que não haja nenhuma válvula anti retorno.
    Quanto as humidades, a não ser que o pressostato seja selado, o que duvido, claro que não e boa pratica por-lo dentro do poço.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: paulotomas
  5.  # 6

Boas

O autoclave é para pressão da água, isto é, está a funcionar juntamente com uma electrobomba para abastecer água à casa.
    Se for esse o caso, penso que isso está incorrecto, pelo menos nunca tive conhecimento de tal e eu trabalho numa empresa que fabrica e electrobombas e autoclaves de pressão, embora não perceba muito pois estou mais na parte de escritório, mas se me arranjar mais dados e porventura algumas fotografias eu posso falar com os meus colegas de trabalho e amanhã já lhe digo alguma coisa.

. para alem de que se for necessário reparar alguma coisa, seja preciso ir dentro do poço.

Como é caso de que de quando em vez convém ir ver a pressão de ar do autoclave.
  6.  # 7

Colocado por: aprendiz2não tem nada a ver mas...

a função do autoclave não é dar pressão a nada. (ponto final)

eu sei que a maioria pensa o contrario....

Então qual é a função do depósito de pressão? Não será a de manter a água sobre pressão para quando se abrir uma torneira a electrobomba não ter de ligar, sempre que o faça.
    Concordam com este comentário: inesb
  7.  # 8

Autoclave??? Um autoclave é uma coisa para esterilizar material (com vapor sob pressão, efectivamente)
  8.  # 9

Colocado por: lobitoAutoclave??? Um autoclave é uma coisa para esterilizar material (com vapor sob pressão, efectivamente)

Ou o que vulgarmente as pessoas chamam de balão.
    • eu
    • 25 março 2010

# 10

Também tenho a ideia que um autoclave é um forno pressurizado...
  9.  # 11

Dá-me a impressão que não estamos falar da mesma coisa pois há que chame autoclave autoclave
    a um depósito de pressão Depósito pressão

Colocado por: aprendiz2
    Colocado por: pedroliveiraeu trabalho numa empresa que fabrica e electrobombas e autoclaves

será Joval ou Alanol...??

quais as capacidades que fabricam (autoclaves)

E sim trabalho numa dessas empresas
    Concordam com este comentário: inesb
  10.  # 12

Boa Tarde Amigos:

Antes de mais o meu muito obrigado pelos vossos contributos, e as minhas desculpas por falta de noticias, mas nem sempre tenho net disponivel.
    Para vos ajudar a ajudarem-me, vou colocar foto do dito "autoclave" ou balão de pressão.
    Concretamente o que eu preciso saber é se posso "obrigar" o construtor a remover o dito de dentro do poço.
    Muito grato pela vossa colaboração.
      DSC04562 (1024x685).jpg
    • MDA
    • 27 março 2010

# 13

Digo-lhe já que pensei que fosse pior, afinal esta assente numa plataforma no topo do poço, penso que não fica mal ai.
    Uma coisa que por outro lado me pareceu errada foi a existência do condensador dependurado no pressostato. Ainda que quanto mais perto da bomba melhor o lugar dele e dentro do quadro de controlo, se este estiver muito longe aumenta-se a sua capacidade.
  11.  # 14

Colocado por: MDADigo-lhe já que pensei que fosse pior, afinal esta assente numa plataforma no topo do poço, penso que não fica mal ai.
    Uma coisa que por outro lado me pareceu errada foi a existência do condensador dependurado no pressostato. Ainda que quanto mais perto da bomba melhor o lugar dele e dentro do quadro de controlo, se este estiver muito longe aumenta-se a sua capacidade.

Caro MDA:

Agradeço a sua apreciação. Aqui a questão é que não existe nenhum quadro de controlo. O que o construtor me disse é que não era necessário porque a própria bomba submersível já tinha sondas. Outra questão é que já vejo muitas condensações no pressostato. Parece-me que não será um componente estanque, logo irá deteriorar-se muito rápidamente. Também te, a questão da manutenção do Balão, que segundo já ouvi dizer, necessita ser purgado periodicamente, não me deixando alternativa senão ir dentro do poço, o que não me agrada mesmo nada.
  12.  # 15

Colocado por: paulotomasOutra questão é que já vejo muitas condensações no pressostato.

e além disso ele também não é grande coisa (pressostato)

Colocado por: paulotomasque segundo já ouvi dizer, necessita ser purgado periodicamente,

se tiver membrana é o contrario (precisa é de ar)

Estas pessoas agradeceram este comentário:paulotomas

Caro Aprendiz2

Pergunto concretamente se acha que é permitido em termos legais que esta "obra" seja feita assim.

Relativamente á purga, o que me disseram é que se não fosse feita, a membrana duraria menos tempo. (?)

Obrigado pela colaboração.
  13.  # 16

Colocado por: paulotomasRelativamente á purga, o que me disseram é que se não fosse feita, a membrana duraria menos tempo. (?)

essa só vem confirmar que todo esse equipamento visível é vulgar (básico) para não falar na instalação.

algumas perguntas:

quanto tempo tem??

quem o escolheu??

que marca é a bomba??

Caro Aprendiz2:

A casa foi contratada como empreitada á porta fechada, está "Pronta" há 5/6 MESES , quem escolheu o material foi obviamente o construtor, não sabendo eu qual a marca da bomba.... Enfim .... é o que dá confiar ...
    Por estar descontente com o construtor, que falhou redondamente na fase final da obra, é que coloco a questão da legalidade, uma vez que o que não falta cá é espaço para fazer uma cabine fora do poço. só que ele alega que "assim está muito bem" e "perfeitamente legal".

Mais uma vez obrigado.
    • MDA
    • 27 março 2010

# 17

Bem a bomba ate pode ter uma boiá, que não são sondas, mas de qualquer forma precisa de ter um disjuntor de corte e um térmico para no caso de empancar devido a sujidade o térmico disparar e você não precisar de comprar uma bomba nova. O Condensado deveria la estar e num sitio minimamente protegido e acessível.
    Quanto ao pressostato ele aguenta muito tempo nessas condições, sugiro uma boa afinação e um pouco de massa consistente para o manter lubrificado.
    Tanto a purga como o controlo da pressão da membrana são fáceis de fazer e pelo que vejo não precisa de ir dentro do poço, e só desligar a electricidade e abrir uma torneira até acabar a água no balão (purga feita), seguidamente com uma bomba de ar ou compressor portátil verificar a pressão da membrana (normalmente 2 bar), depois e só ligar a electricidade de novo e tem a manutenção feita.
    Tirando a parte da ausência de quadro, o resto é falta de jeito, ou de melhor local, o que por vezes acontece aos melhores. Presumo que não possui uma cabine ou edificação pertinho onde possa por o dito balão, sendo assim ficou la dentro.
  14.  # 18

Colocado por: MDABem a bomba ate pode ter uma boiá, que não são sondas, mas de qualquer forma precisa de ter um disjuntor de corte e um térmico para no caso de empancar devido a sujidade o térmico disparar e você não precisar de comprar uma bomba nova. O Condensado deveria la estar e num sitio minimamente protegido e acessível.
    Quanto ao pressostato ele aguenta muito tempo nessas condições, sugiro uma boa afinação e um pouco de massa consistente para o manter lubrificado.
    Tanto a purga como o controlo da pressão da membrana são fáceis de fazer e pelo que vejo não precisa de ir dentro do poço, e só desligar a electricidade e abrir uma torneira até acabar a água no balão (purga feita), seguidamente com uma bomba de ar ou compressor portátil verificar a pressão da membrana (normalmente 2 bar), depois e só ligar a electricidade de novo e tem a manutenção feita.
    Tirando a parte da ausência de quadro, o resto é falta de jeito, ou de melhor local, o que por vezes acontece aos melhores. Presumo que não possui uma cabine ou edificação pertinho onde possa por o dito balão, sendo assim ficou la dentro.

O que não falta cá em casa é espaço para fazer a cabine. o Construtor é que não a quer fazer...

Existe um disjuntor no quadro electrico (dentro de casa) especificamente para a bomba.
    Quanto ao Térmico, não faço ideia se existe. Será abuso perguntar-lhe como posso verificar se existe?
    Obrigado
    • MDA
    • 27 março 2010

# 19

Um térmico a existir deve estar próximo desse tal disjuntor no quadro geral, e usualmente têm um selector de amperagem máxima para a qual desligam a bomba. Por exemplo se a bomba empancar começa a entrar em esforço, logo a amperagem consumida é maior, se é maior que a seleccionada ele desliga automaticamente.
  15.  # 20

Colocado por: MDAUm térmico a existir deve estar próximo desse tal disjuntor no quadro geral, e usualmente têm um selector de amperagem máxima para a qual desligam a bomba. Por exemplo se a bomba empancar começa a entrar em esforço, logo a amperagem consumida é maior, se é maior que a seleccionada ele desliga automaticamente.

Só tem mesmo o disjuntor !? Hager MW116 C16 (Penso eu de que...)
    Para colocar o tal térmico, obrigará a ter mais cabos entre a bonba e o quadro electrico? ou é ligado no mesmo cabo?

Obrigado

0.0265 seg. NEW