Boa tarde tenho um casal de cabritos com cerca de 4 meses e comprei uma rede de vedacao mas acontece que o cabritinho passa pelos quadrados da rede ou esforca e passa por baixo da rede mesmo estando esta bem junto do chao. Na hipotese que me falaram de comprar um pastor eletrico alguem me dpode dar uma dica sobre como o instalar? A rede metalica esta presa de 4 em 4 mrtros com vergas de ferro de 12 e atadas com arame ou seja a rede e a fixacao da mesma e toda metalica sera que posso utilizar o tal pastor eletrico ligando o possitivo a um qualquer ponto da rede metalica a uma qualquer verguinha de 12 e um outro fio ligada a terra com uma verguinha enterrada na terra? Tudo isto e para tentar que os cabritos nao fujam para fora levando alguns choques.
Colocado por: jomecaarposso utilizar o tal pastor eletrico ligando o possitivo a um qualquer ponto da rede metalica a uma qualquer verguinha de 12 e um outro fio ligada a terra com uma verguinha enterrada na terra?
Julgo que estara a falar de cerca electrica, mas diria que não pode fazer isso assim. Deverá haver por aqui quem esteja mais por dentro do assunto e até tenha talvez o sistema instalado.
Mas penso que so pode instalar o equipamento de acordo com as instruções do fabricante, usando os respetivos isoladores para fixar o condutor energizado e nunca eletrificar toda uma rede metalica.
Estive num local com uma instalada à umas semanas, e tinham apenas um condutor (laranja bem visivel) instalado a uns 10cm do solo em todo o perímetro interior da vedação. Acredito que seja o suficiente para o seu caso.
Duvido até da eficiencia do sistema instalado dessa forma a fazer descargas para o solo.
O que tenho visto é para cavalos e bois. São dois fios um para aí a 50cm do chão outro a 1m e umas estacas, mas os fios têm um suporte em borracha nas estacas que os seguram, com rede nunca vi.
Do gerador sai um fio que é uma espécie e fio de nylon entrançado com um arame. Este fio vai contornando toda a cerca protegida, mas suportado em isoladores.
Do gerador também sai um terminal direto ao solo.
Quando o animal toca no entrançado, estabelece um circuito entre o entrançado e o solo, e daí o ligeiro choque.
Se o entrançado não estiver bem isolado da cerca não funciona, pois a cerca fecha ela mesma o circuito ao solo.