Olá. Uma vez mais tenho que recorrer ao fórum,para procurar ajuda. Estou na fase final da recuperação de uma casa com 3 pisos,sendo o de baixo uma cave e garagem. A casa esteve fechada durante 6 anos,ou seja, foi construída e nunca foi habitada,o que levou a que não tivesse luz,e consequentemente não tivesse uma bomba extratora de agua(apesar de ter fossa para aplicar a mesma.). Agora,já na fase final da obra,temos vindo a reparar que, a agua que se acumula no chão da garagem não desaparece,ou melhor,se houver uns dias secos(1 semana ou mais)com a bomba extratora a funcionar a água acaba por desaparecer,mas basta 1 dia de chuva mais forte e a poça reaparece. Eu e o construtor já chegamos á conclusão que os níveis freáticos daquela zona são muito altos(ou a casa construída baixa demais),de qualquer das formas,o construtor que tem sido impecável,prestável e profissional,apresentou-me uma ideia de fazer uma caixa colectora mais ou menos no sitio onde ela "nasce",fazer uma queda no piso e consequentemente ligar um tubo dessa caixa a uma outra de extracção(que enche mais ou menos de 5 em 5 minutos) e então depois ser depositada no lado de fora da casa. A minha questão é,não desfazendo a opinião do construtor,se será a melhor maneira de nunca mais ter problemas com a garagem. É que parece-me que é impossível saber ao certo onde é que ela nasce,visto que o piso por baixo da casa é arenoso e poderá ter criado vários veios de água. O facto de ter mencionado que a casa esteve sem luz durante aquele período,e sem bomba,é que gostava de acreditar que aquela água seria consequência da falta da bomba,e que se teria acumulado por baixo do piso,mas penso que estarei a ser optimista demais. Por favor dêem-me opiniões,pois estou a ficar desesperado por uma resolução que me pareça mais viável. Um abraço
Se o solo é arenoso, tem sorte sendo assim a água espalha-se fácilmente pelo solo e é mais fácil de a extrair. Certo abra um poço no pavimento no local onde ela apareçe e depopis é só bombea-la para o exterior. A profundidade do poço é determinante, quanto mais fundo mais seca fica a garagem, mas claro que tem que extrair mais. Talvez 1m x1m x1m seja o ideal. Aplica 2 bombas no poço a funcionar alternadamente, se uma avariar tem a outra. Não se esqueça de por bombas como deve ser, senão avariam constantemente.
Outra solução que depende do terreno em volta, seria abrir uma vala de secagem no perímetro da casa (casa seja possível) ou uma vala de drenagem encostada à casa
Mas ideia é a mesma. Secar o terreno numa zona e por capilaridade secar as zonas adjacentes