Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Olá

O isolamento térmico da minha casa não é nada por aí além, vai-se aguentando, mas com estas vagas de calor sem que a noite arrefeça, não há grandes milagres.
    Não gosto de AC, mas como tenho paineis solares e acabo por "desperdiçar" alguma energia, acho que faz sentido aproveitar (e também para ajudar a aquecer no inverno).
    No entanto, tenho algumas questões. O meu cenário é este:
    * casa de dois andares (sendo que o de cima fica obviamente mais quente)
    * eu trabalho em casa, no andar de cima!
    * pensei em colocar um sistema multisplit, colocando a unidade exterior na varanda do quarto (2º andar), e depois ter uma unidade interior na sala (que fica mesmo por baixo), e a outra interior no espaço comum entre os quartos.

A ideia era a unidade interior do 2º andar ser bastante mais forte que a do 1º andar (talvez 9000 no 1º andar e 18000 no 2º).

Sei que fica sub dimensionado, mas também não quero ter a casa a 20ºC, apenas uma ajuda para baixar um pouco (abaixo dos 26 para mim já é vitória). Não tenho interesse em ter várias unidades nos quartos, porque na prática estão vazios a maior parte do dia. Então pensei que uma unidade mais forte pudesse ir "espalhando" o ar fresco por todo o lado (talvez possa ter ajuda de ventoinhas para ajudar a circular).
    Este espaço aberto, é onde está também a escadaria para o rés-do-chao, o que me preocupa é que o ar fresco possa descer rapidamente em vez de ficar em cima. Mas isso talvez se possa remediar com um posicionamento melhor do equipamento.

Agora, para quem percebe de AC, há aqui alguma falha grave de raciocinio? Têm alguma outra sugestão?

E uma pergunta meia paralela: seria melhor um multisplit, ou 2 monosplit? Sei que o multisplit fica mais barato, mas talvez complique a instalação?

Obrigado!
  2.  # 2

aqui está uma tentativa de representar o 2º andar

unidade exterior a vermelho e a interior a azul, com a seta a indicar a direcção do ar
  3.  # 3

Meta a unidade interior no espaço onde passa a maior parte do dia. O resto do piso irá climatizar melhor ou pior por contato...
  4.  # 4

Ao colocar o AC aí vai climatizar bem as escadas e quase nada as restantes divisões. É melhor escolher qual ou quais as divisões em que faz mesmo falta o AC e apontar para essas.
    Concordam com este comentário: hangas, Pedro Barradas
  5.  # 5

Colocado por: Pedro BarradasMeta a unidade interior no espaço onde passa a maior parte do dia. O resto do piso irá climatizar melhor ou pior por contato...

Será no que está no canto inferior esquerdo, daí o posicionamento do AC. Acho que fica a "atirar" o ar para a porta e acaba por ser o quarto mais beneficiado, mas esperava que assim a contribuição para os restantes fosse um pouco melhor, comparativamente a pô-lo lá dentro.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Pedro Barradas
  6.  # 6

Colocado por: Pedro BarradasMeta a unidade interior no espaço onde passa a maior parte do dia. O resto do piso irá climatizar melhor ou pior por contato...

Reforço o que escrevi.
  7.  # 7

Colocado por: nunodonatoSerá no que está no canto inferior esquerdo, daí o posicionamento do AC. Acho que fica a "atirar" o ar para a porta e acaba por ser o quarto mais beneficiado, mas esperava que assim a contribuição para os restantes fosse um pouco melhor, comparativamente a pô-lo lá dentro.

Não vai resultar como espera.
    Por experiência própria na casa de um familiar, que também insistiu em meter apenas uma unidade centralizada numa zona de passagem, com a esperança de poder "atirar" o ar para as portas das quartos pretendidos.

Acaba-se por ajustar a temperatura e ventilação ao extremo e so vai resultar numa zona de passagem excessivamente climatizada, e nenhum efeito pratico nas divisões.
    Por mais abertas que estejam a portas não ha troca de ar suficiente entre elas para assegurar as trocas de temperatura.

Para além que ira ter um consumo de energia brutal, que facilmente supera o custo de meter mais uma unidade interior em menos de um ano.
    Concordam com este comentário: eu
  8.  # 8

para isso que está a pensar fazer seria mais rentável meter vmc com bomba de calor e assim já teria climatização centralizada e todos os compartimentos estariam à mesma temperatura. Ou o sistema da Airzone.

0.0084 seg. NEW