Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Boa noite.
    Tenho furo com muita água e muita pressão.
    Sistema de rega gota a gota concluído, mas para meu espanto os gotejadores estão sempre a saltar fora assim que começa a rega.
    São cerca de 350 e, ora aqui, ora ali, ao longo de toda a semana vão saltando fora.
    O aplicador colocou um redutor e baixou a pressão para 1,9bar. Com isto a acontecer, baixei-a para 1,7 e agora para 1,4 e continua a acontecer o mesmo aqui e ali com as roscas e filtro dos gotejadores a saltar fora.
    Amanhã irei falar com o instalador, mas pelo que andei a investigar há vários tipos de gotejadores e parece-se que (posso estar enganado), para ter mais lucro, terá colocado os mais fraquinhos.

Além do dinheiro que gatei no furo, tenho 3 torneiras de muro com mangueiras de 35m com enroladores Gardena para utilizar em diversas lavagens no espaço exterior. Com esta pressão que tive de pôr tão baixa, praticamente não tem nenhuma pressão para usar as mangueiras que pouco ou nada servem.
    Estou desanimado e, antes de falar com o instalador, precisava de conselhos para as seguintes dúvidas:
    Há forma de ter gotejadores que não saltem com tão baixa pressão?
    Há gotejadores que aguentem mais pressão sem saltarem, que me permita usar a água nas torneiras do muro com uma pressão pelo menos na ordem dos 2,5bar?

Grato a quem dispender algum tempo para me ajudar.
  2.  # 2

Não sei que tipo de gotejadores são, mas nunca tive esse problema. Já me aconteceu saltarem os tubos nas uniões por exemplo, ou as peças de fecho, acontece em 2 situações, muito calor em que o cano dilata ou excesso de pressão.

Provavelmente o que lhe fizeram foi o furo demasiado largo para os gotejadores.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: blade2000
  3.  # 3

Bem, na minha tenho pulverizador e gotejadores, na torneiras tenho nenhum redutor de pressão, faço essa regulação na bomba, cerca de 4bar, onde tenho gotejadores, regulo o caudal/pressão nas eletroválvulas Rain Bird 100DVF.
  4.  # 4

Colocado por: NTORIONNão sei que tipo de gotejadores são, mas nunca tive esse problema. Já me aconteceu saltarem os tubos nas uniões por exemplo, ou as peças de fecho, acontece em 2 situações, muito calor em que o cano dilata ou excesso de pressão.

Provavelmente o que lhe fizeram foi o furo demasiado largo para os gotejadores.

O que saltaram foram estas tampinhas de rosca azuis e respetivo filtro.
      20250704_071207 - Cópia.jpg
      20250704_071250 - Cópia.jpg
  5.  # 5

Estive agora de manhã a rever a instalação e fiz o seguinte esquema.

Penso que o erro foi do técnico que deveria ter colocado o redutor na tubagem que vai para a rega, mas colocou antes da bifurcação, o que reduz a pressão também no tubo que vai paras as torneiras (mangueiras do muro).
    Acho que mudar o redutor para depois da bifurcação na parte que vai somente para o sistema de rega, talvez seja a solução.
    Substituir os gotejadores para outros de maior capacidade também poderá ajudar a futuramente não voltar a ter problemas?
    O que acham?
      Esquema errado.jpg
  6.  # 6

Exato o redutor deveria estar só no tubo da rega, é como eu tenho.
  7.  # 7

O redutor podia estar só no tubo de rega, mas 1,5 bar de pressão é suficiente para uma mangueira, não faz sentido n ter pressão por isso.

Os aspersores não será apenas falta de ajuste? Após serem devidamente colocados voltam a sair?
  8.  # 8

Colocado por: NTORIONO redutor podia estar só no tubo de rega, mas 1,5 bar de pressão é suficiente para uma mangueira, não faz sentido n ter pressão por isso.

Os aspersores não será apenas falta de ajuste? Após serem devidamente colocados voltam a sair?
    Possivelmente, ao colocarem, não os atarraxaram e alguns poderão saltar por esse motivo.
    Vou verificar um a um. Competia ao profissional fazê-lo! Enfim...
  9.  # 9

Colocado por: blade2000Possivelmente, ao colocarem, não os atarraxaram e alguns poderão saltar por esse motivo.
    Vou verificar um a um. Competia ao profissional fazê-lo! Enfim...

Os gotejadores não têm rosca.
      gotejador-rega-gota-a-gota-367x400.jpg
  10.  # 10

A rosca é na parte azul, tal como nesses a vermelha, se tiverem muito abertos efetivamente saltam fora, mas é ajustar e ficam bem.
    Eu pessoalmente não gosto desse tipo PQ tendem a partir a cabeça com o tempo, tb n resiste à roçadora, entopem e se alterar a pressão tenho de ajustar todos.
  11.  # 11

Colocado por: NTORIONA rosca é na parte azul, tal como nesses a vermelha, se tiverem muito abertos efetivamente saltam fora, mas é ajustar e ficam bem.
    Eu pessoalmente não gosto desse tipo PQ tendem a partir a cabeça com o tempo, tb n resiste à roçadora, entopem e se alterar a pressão tenho de ajustar todos

Também me queixo do mesmo. Que tipo de gotejadores usa?
    Na horta uso os tubos com gotejadores imbutidos com espaçamento de 33 cm e funciona bem, mas para as árvores não dá…
  12.  # 12

Uso uns próprios para árvores, não são fáceis de encontrar nem tenho aqui foto, qdo tiver ao pé de 1 tiro foto.
    Tenho com 10 anos como novos
    São parecidos com isto
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Jorge_Gonçalves
      Screenshot_2025-07-04-23-24-11-373_com.android.chrome.jpg
  13.  # 13

Colocado por: Jorge_Gonçalves
    Também me queixo do mesmo. Que tipo de gotejadores usa?
    Na horta uso os tubos com gotejadores imbutidos com espaçamento de 33 cm e funciona bem, mas para as árvores não dá…

Também dá para as árvores!
    Utilizei o mesmo tubo com espaçamento de 33 na horta e nas árvores, dando três ou quatro voltas junto ao tronco, como está nesta imagem:
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Jorge_Gonçalves
      Screenshot_20250704-235915.jpg
  14.  # 14

Eu tenho diversos tipos de gotejadores, uns de caudal fixo outros de caudal variável, pulverizadores de caudal fixo e outrls variável, 90°, 180° 360°, com o balão do furo a disparar aos 4bar e nunca me saltou nada fora, e não tenho nem de perto nem de longe 350 gotejadores/pulverizadores por circuito, no máximo devo ter perto de 50 no mesmo circuito.
    Aconselhava-o a trocar esses tais da tampinha azul por outros.. há dezenas de modelos no mercado, actualmente os que uso mais são os de caudal fixo, até ver não entopem e não se sujam tanto.
    Também trocava/retirava o redutor de pressão do circuito.

No AliExpress há de todas as formas, feitios, caudais e cores 😅
      Screenshot_20250705_023313_AliExpress.jpg
  15.  # 15

Nao terá o tubo sido furado com um tamanho acima?
    Existem furadores para tubo desde 3mm ate uns 6mm.

Julgo que aquilo é para entrar mesmo a justa, para que o rebordo do encaixe não consiga sair.
      IMG_1039.jpeg
  16.  # 16

Colocado por: hangasNao terá o tubo sido furado com um tamanho acima?
    Existem furadores para tubo desde 3mm ate uns 6mm.

Julgo que aquilo é para entrar mesmo a justa, para que o rebordo do encaixe não consiga sair.
      IMG_1039.jpeg

Colocado por: blade2000
    O que saltaram foram estas tampinhas de rosca azuis e respetivo filtro.
      20250704_071207 - Cópia.jpg
      20250704_071250 - Cópia.jpg

Se o que salta é a parte azul deve ser a rosca que não aguenta.
    Concordam com este comentário: hangas
  17.  # 17

Colocado por: rjmpiresSe o que salta é a parte azul deve ser a rosca que não aguenta.

Passou-me essa parte. Entendi que se “despipassem”

0.0174 seg. NEW