Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 21

Colocado por: dmanteigasOs donos não tiveram sequer a preocupação de camuflar isso antes de meter a casa a venda. Eu não fazia vistoria nenhuma e abandonava simplesmente o negócio. Nota-se bem o brio e cuidado dos atuais proprietários...

Pois, não sei.
    Há casos e casos.
    Entre este sem brio e expõe logo as coisas... e agora toca-me a mim decidir se quero ou não...

Ou... um brioso que apenas escondeu as coisas, com uma maquilhagem de pintura... que me cobrou mais 5k€ no preço por essas "obras que fez"... e depois, passado 1 ou 2 anos vir tudo ao de cima... sentindo-me eu enganado...

Eu cá preferia o vendedor sem brio...

Como expus anteriormente, tampouco é preciso fazer disto uma tempestade. As coisas podem ter solução fácil. Informação é poder. A Diana pode resolver o problema por X... ao mesmo tempo que negoceia um desconto de 3 ou 4X no preço.

Ao comprar, há-que usar os pontos negativos que a casa tem para conseguir um preço mais interessante. E há muito vendedor, com tal de não se chatear até acede a este tipo de negociação. Nada de mais.
    Concordam com este comentário: zedasilva, DianaR22, jorgemlflorencio
  2.  # 22

Colocado por: DianaR22Entretanto isto fez-me pensar... Corro sempre o risco de comprar uma outra moradia terrea (das já renovadas) que poderá "esconder" exatamente o mesmo problema sem eu perceber (só por ter chão novo e paredes pintadas), certo?
    certo
    Concordam com este comentário: DianaR22
  3.  # 23

Colocado por: DianaR22mas nas mais recentes não consigo compreender como isto ainda acontece.
    é fácil, o empreiteiro poupa tempo e mão de obra na aplicação de uns m2 de tela, que nunca se vai ver, porque 'sempre fez assim' mas principalmente porque o DO que constrói dificilmente pede aos técnicos de fiscalização mais do que o termo de responsabilidade pois contratar a fiscalização sai mais caro que apenas o termo

outra razão pode ser os tais negócios 'chave na mão' .. onde o DO confia cegamente no trabalho do construtor e mais uma vez a fiscalização não passa de um papel assinado por alguém com quem nunca falou ou 'arranjado' pelo próprio construtor
    Concordam com este comentário: DianaR22
  4.  # 24

Colocado por: dmanteigasOs donos não tiveram sequer a preocupação de camuflar isso antes de meter a casa a venda. Eu não fazia vistoria nenhuma e abandonava simplesmente o negócio. Nota-se bem o brio e cuidado dos atuais proprietários...

Felizmente o problema não foi camuflado ... assim consigo tomar uma decisão mais consciente
  5.  # 25

Colocado por: N Miguel Oliveira
    Naquele caso, não haverá nenhuma cura sem "invadir" o vizinho... apenas mitigação dos sintomas. Daqui a 15 anos estará igual ou parecido. Pelo menos poderá trabalhar-se pelo interior para que não se estraguem tanto as madeiras dos soalhos, etc.

Pois então esse é um caso mais complexo. O meu receio é esse mesmo, que não haja cura definitiva para o problema, mas vamos ver.
  6.  # 26

Colocado por: N Miguel Oliveira

Pois, não sei.
    Há casos e casos.
    Entre este sem brio e expõe logo as coisas... e agora toca-me a mim decidir se quero ou não...

Ou... um brioso que apenas escondeu as coisas, com uma maquilhagem de pintura... que me cobrou mais 5k€ no preço por essas "obras que fez"... e depois, passado 1 ou 2 anos vir tudo ao de cima... sentindo-me eu enganado...

Eu cá preferia o vendedor sem brio...

Como expus anteriormente, tampouco é preciso fazer disto uma tempestade. As coisas podem ter solução fácil. Informação é poder. A Diana pode resolver o problema por X... ao mesmo tempo que negoceia um desconto de 3 ou 4X no preço.

Ao comprar, há-que usar os pontos negativos que a casa tem para conseguir um preço mais interessante. E há muito vendedor, com tal de não se chatear até acede a este tipo de negociação. Nada de mais.
    Concordam com este comentário:zedasilva,DianaR22

Exatamente, concordo consigo.
    A minha ideia é mesmo essa...
    1° Perceber se esta situação tem algum tipo de solução que seja "viável" para o meu bolso.
    2° Consoante o resultado da avaliação técnica negociar o valor da casa.
  7.  # 27

Colocado por: antonylemosé fácil, o empreiteiro poupa tempo e mão de obra na aplicação de uns m2 de tela, que nunca se vai ver, porque 'sempre fez assim' mas principalmente porque o DO que constrói dificilmente pede aos técnicos de fiscalização mais do que o termo de responsabilidade pois contratar a fiscalização sai mais caro que apenas o termo

outra razão pode ser os tais negócios 'chave na mão' .. onde o DO confia cegamente no trabalho do construtor e mais uma vez a fiscalização não passa de um papel assinado por alguém com quem nunca falou ou 'arranjado' pelo próprio construtor
    Concordam com este comentário:DianaR22

Percebi... ou seja uma aldrabice e falta de profissionalismo.

Obrigada pelo esclarecimento
  8.  # 28

Colocado por: DianaR22Felizmente o problema não foi camuflado ... assim consigo tomar uma decisão mais consciente

Cada cabeca sua sentenca.

Na minha opiniao se eles nao tiveram sequer esse cuidado, sendo que ate se nota que ja fizeram algumas 'renovacoes'... eu nem quero imaginar como estara o resto.
  9.  # 29

Colocado por: dmanteigasnem quero imaginar

Exacto.
    Não deve imaginar nada.
    Não deve supor nada.
    Para isso é que faz uma vistoria técnica.
    Tudo tem um preço.
    Do mesmo modo que o vendedor justifica um preço porque a localização é óptima, o comprador também o pode fazer no sentido inverso, baixando o valor pelos problemas que precisa de resolver.
    Quanto existem ilegalidades então é que é... até podem ser fáceis de resolver, mas desvirtua logo o preço duma casa usada.
  10.  # 30

Colocado por: N Miguel OliveiraPara isso é que faz uma vistoria técnica.

.... que para todos os efeitos vale o que vale.
  11.  # 31

Colocado por: dmanteigas.... que para todos os efeitos vale o que vale.

Concerteza.
    É como pensar antes de fazer.
    Há quem não ligue a isso, e há quem ache isso fundamental.

A julgar pelos inúmeros de casos de legalizações que nos aparecem de casas recém compradas em negócios duvidosos... eu acho que se os compradores tivessem consultado um técnico antes de comprar, facilmente teriam negociado algum tipo de desconto, seja para legalizar ou para obras de urgência.

O mal muitas vezes, é que se o vendedor está a ter dificuldades com um comprador informado, não lhe é propriamente dificil encontrar um outro comprador, sabichão, que aprendeu tudo no youtube... que comprará caro e nunca dará o braço a torcer sobre o modo como foi enganado...

Eu não tenho grandes dúvidas de que, isso está assim também devido ao simples facto dos compradores não terem sequer noção dos direitos e deveres que têm. E muitas vezes, isso é válido para o vendedor também.
    Não sabem, nem querem saber, pois desconfiam da mais valia de contratar um serviço dum profissional.
    Concordam com este comentário: dmanteigas
  12.  # 32

Colocado por: N Miguel OliveiraHá quem não ligue a isso, e há quem ache isso fundamental.

Eu acho fundamental em casas usadas. Nao estava a colocar isso em questao.
    Agora numa casa com 50+ anos... certamente que o que nao faltam sao patologias e se em pleno verao, numa casa que se nota que teve renovacoes e mesmo assim ja tem aqueles sinais, eu nem perdia tempo e dinheiro.
    Porque e como diz. Se este comprador meter muitos entraves, aparece outro 'burro' que compra sem questionar.

0.0188 seg. NEW