Iniciar sessão ou registar-se
    • TomasH
    • 14 julho 2025 editado

# 1

Bom dia Fórum,

Comprei um T2 no Porto já com alguns anos e penso fazer-lhe alguns reparos e modificações para manutenção e também para lhe dar um aspeto mais cuidado. Um desses trabalhos seria o de afagar todo o soalho da casa que se extende por 70m2. O chão não está mau mas algumas tábuas já estão um pouco soltas e algumas juntas já perderam a sua massa. De resto, vê-se os normais riscos e marcas de uma casa com uso.

Assim sendo, neste tópico tenho duas dúvidas:

1ª - Preço: Recebi orçamentos que variam entre 10,5€/m2 até 20€/m2. Ou seja, fico completmente perdido no que toca a valores visto o intervalo ser bastante considerável.

2ª - Duração: Neste momento ja recebi várias previsões e falaram-me em 2 dias para completar a intervenção, 3 dias e que em 1 semana era difícil. Ora mais uma vez é dificil fazer alguma comparação com estas informações.

Alguém mais experiente conseguia ajudar-me com estes dois pontos para eu perceber o que realmente faz sentido? 2 Dias parece-me pouco e mais de uma semana demasiado. Quanto aos valores, o mais importante é garantir que fico com o chão impecável.

Pelo que percebi, para ser feito um bom serviço seria necessário passar máquina afagadora, betumar toda a casa e injetar preenchimento nas tábuas ocas, esperar secar, voltar a lixar e envernizar. Após 1ª de mão, esperar secar, voltar a lixar com folha mais fina e dar segunda de mão.

Obrigado
  1.  # 2

20€m2 é barato, portanto nem vale a pena falar do outro.
    Concordam com este comentário: Joao Dias, AlexMontenegro, Allegrodx
  2.  # 3

Colocado por: TomasHBom dia Fórum,

Comprei um T2 no Porto já com alguns anos e penso fazer-lhe alguns reparos e modificações para manutenção e também para lhe dar um aspeto mais cuidado. Um desses trabalhos seria o de afagar todo o soalho da casa que se extende por 70m2. O chão não está mau mas algumas tábuas já estão um pouco soltas e algumas juntas já perderam a sua massa. De resto, vê-se os normais riscos e marcas de uma casa com uso.

Assim sendo, neste tópico tenho duas dúvidas:

1ª - Preço: Recebi orçamentos que variam entre 10,5€/m2 até 20€/m2. Ou seja, fico completmente perdido no que toca a valores visto o intervalo ser bastante considerável.

2ª - Duração: Neste momento ja recebi várias previsões e falaram-me em 2 dias para completar a intervenção, 3 dias e que em 1 semana era difícil. Ora mais uma vez é dificil fazer alguma comparação com estas informações.

Alguém mais experiente conseguia ajudar-me com estes dois pontos para eu perceber o que realmente faz sentido? 2 Dias parece-me pouco e mais de uma semana demasiado. Quanto aos valores, o mais importante é garantir que fico com o chão impecável.

Pelo que percebi, para ser feito um bom serviço seria necessário passar máquina afagadora, betumar toda a casa e injetar preenchimento nas tábuas ocas, esperar secar, voltar a lixar e envernizar. Após 1ª de mão, esperar secar, voltar a lixar com folha mais fina e dar segunda de mão.

Obrigado

Ambos os orçamentos são baixos para executar um serviço de qualidade.
    Se com o de 20€ a coisa já não deve ser famosa, com o de 10,5€ vai ser um cataclismo. Mas é que nem tenho dúvidas.
    Independentemente, convém saber que tipo de equipamentos se propõem usar e principalmente, que tipo de materiais quer para betumagem quer para acabamento.
    De resto, dizer-lhe apenas que a minha equipa, bastante rotinada e a trabalhar com a melhor ferramenta disponível no mercado, demoraria sempre 5 dias úteis para entregar um resultado condigno. A correr tudo dentro da normalidade…
    Concordam com este comentário: AlexMontenegro
  3.  # 4

Então deveria apontar para 5 dias e um valor de 20€/m2 como justo ? No que toca a valores não estou a considerar IVA.

O processo que mencionei parece-vos correto ? Falaram-me de retirar os tacos que estão soltos para voltar a colar mas fico com medo que se partam. Será melhor ir pela opção da injecção ou da remoção ?

Obrigado
  4.  # 5

Colocado por: TomasHO processo que mencionei parece-vos correto ?

Não, nem perto, mas pelos valores descritos é impossível trabalhar de outra forma. É o que temos…
  5.  # 6

Colocado por: Joao Dias
    Não, nem perto, mas pelos valores descritos é impossível trabalhar de outra forma. É o que temos…

Então qual seria o processo mais correto ? Queria estar mais dentro do tópico para conseguir explicar e exigir o que quero.

Obrigado
  6.  # 7

Colocado por: TomasH

Então qual seria o processo mais correto ? Queria estar mais dentro do tópico para conseguir explicar e exigir o que quero.

Obrigado

Isso não funciona assim, se eu lhe explicasse o nosso esquema de lixa para o seu tipo de trabalho e você fosse exigir isso a qualquer equipa das que lhe deram orçamento, ou se desmanchavam a rir ou se piravam na hora.
    Isto é complexo.

Para tentar ser mais explícito, você tem um orçamento de 10,5€m2 para execução da totalidade do trabalho. O nosso esquema de acabamento “normal”, somente acabamento, tem um custo a rondar os 12€m2.
    Agora imagine, falta contabilizar todos os consumiveis, desgaste da ferramenta, combustível, custos de pessoal, etc, etc, etc.
    Esta malta continua a trabalhar em 1980 e depois claro está, os resultados apresentados acompanham os preços. Enfim…

0.0121 seg. NEW