Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Bom Dia a todos,
    Alguém me consegue ajudar a perceber se posso fazer alguma coisa?
    Comprei uma casa, estou cá há duas semanas. Quando chegamos estava estacionado um carro na rua, mesmo em frente a nossa casa. A casa tem dois portões em linha recta, um pequeno e o outro grande, entre eles tem o muro, e o carro esta estacionado entre um portão e o outro. Passado uns dias colocam lá outro carro.
    Sei que a via é publica, mas incomoda-me ter carros lá parados, pois o muro não é alto e pode perfeitamente alguém usar-se dos carros para subir o muro. Mas não é só isso. Já fui ver pela matricula e um dos carros não tem seguro e a matricula de trás até já caiu, só tem a da frente. O outro tem seguro, mas por dentro parece meio decomposto e tem peças de outros carros dentro.
    Há alguma coisa que possamos fazer? Receio criar já mau ambiente entre os vizinhos, mas a realidade é que acho um abuso esta situação, até porque estamos impedidos de nós próprios ou as nossas visitas estacionarmos em frente a nossa casa, para estarem lá carros que parecem abandonados.
    Conseguem ajudar? Muito obrigada
    Concordam com este comentário: sisu
  2.  # 2

Colocado por: NebulaMenteHá alguma coisa que possamos fazer?
    não.

Colocado por: NebulaMentemas a realidade é que acho um abuso esta situação
    abuso? estacionar na via pública?

Colocado por: NebulaMenteConseguem ajudar?
    já contemplou mudar de casa para um condomínio fechado?
  3.  # 3

Tendo em conta que estamos a falar de dois carros que estão parados há mais de um mês, no mesmo sitio, e um deles sem seguro até, eu acho que sim, que é um abuso ou pelo menos falta de bom senso e civismo. O vizinho em questão tem espaço em frente à própria casa para estacionar as suas sucatas lá, mas, por algum motivo, decidiu vir pô-las em frente à minha. Acha que sou mesmo eu que estou errada?
    Concordam com este comentário: Na_mouch
    • sisu
    • 18 julho 2025

# 4

Colocado por: NebulaMenteBom Dia a todos,
    Alguém me consegue ajudar a perceber se posso fazer alguma coisa?
    Comprei uma casa, estou cá há duas semanas. Quando chegamos estava estacionado um carro na rua, mesmo em frente a nossa casa. A casa tem dois portões em linha recta, um pequeno e o outro grande, entre eles tem o muro, e o carro esta estacionado entre um portão e o outro. Passado uns dias colocam lá outro carro.
    Sei que a via é publica, mas incomoda-me ter carros lá parados, pois o muro não é alto e pode perfeitamente alguém usar-se dos carros para subir o muro. Mas não é só isso. Já fui ver pela matricula e um dos carros não tem seguro e a matricula de trás até já caiu, só tem a da frente. O outro tem seguro, mas por dentro parece meio decomposto e tem peças de outros carros dentro.
    Há alguma coisa que possamos fazer? Receio criar já mau ambiente entre os vizinhos, mas a realidade é que acho um abuso esta situação, até porque estamos impedidos de nós próprios ou as nossas visitas estacionarmos em frente a nossa casa, para estarem lá carros que parecem abandonados.
    Conseguem ajudar? Muito obrigada
    Concordam com este comentário:sisu

Se o estacionamento for abusivo pode denunciar ás entidades competentes. Legalmente um veiculo não pode estar parado mais de 30 dias no mesmo local de via pública.
    Concordam com este comentário: pauloagsantos, jorgemlflorencio, Apfm
    Estas pessoas agradeceram este comentário: NebulaMente
  4.  # 5

Colocado por: antonylemosnão.

abuso? estacionar na via pública?

já contemplou mudar de casa para um condomínio fechado?

Concelhos de Lisboa, Oeiras, Cascais, Amadora, Sintra, vejo alguns veículos com o autocolante de estacionamento abusivo, X dias para retirar, da Polícia Municipal.

Código da estrada

Artigo 163.º

Estacionamento indevido ou abusivo

1 - Considera-se estacionamento indevido ou abusivo:
    a) O de veículo, durante 30 dias ininterruptos, em local da via pública ou em parque ou zona de estacionamento isentos do pagamento de qualquer taxa;...

f) O que se verifique por tempo superior a 48 horas, quando se trate de veículos que apresentem sinais exteriores evidentes de abandono, de inutilização ou de impossibilidade de se deslocarem com segurança pelos seus próprios meios;...
    Concordam com este comentário: sisu, jorgemlflorencio
    Estas pessoas agradeceram este comentário: jorgemlflorencio, NebulaMente
  5.  # 6

Carros na via pública tem de ter seguro.

Ainda que esteja sem inspeção (não circula) o facto de estar num local público e susceptível de causar acidentes ou danos a terceiros, tem de estar assegurado.

Se lhe causa transtorno, denuncie à GNR/PSP. Diz que tem carros abandonados à frente da sua casa há mais de um mês e sem seguro.

Eu também não ia querer ter um estaleiro desses à frente da minha casa.
    Concordam com este comentário: NTORION, sognim, jorgemlflorencio
  6.  # 7

Se um deles não tem seguro é só denunciar a PSP ou GNR que ninguém pode andar a fazer uso de um bem de todos sem pagar os devidos custos
    Concordam com este comentário: jorgemlflorencio
  7.  # 8

Obrigada a todos os que perceberam. Sim, é uma sucata à porta de casa basicamente. Eu não preciso desses lugares para estacionar, nem me incomodaria que os usassem para estacionamento, mas uma coisa é estacionar e outra coisa é depositar sucatas.

Em primeiro lugar vou estar atenta e averiguar o movimento, ver que tipo de pessoas eles são (que ainda não consegui perceber bem), porque obviamente queremos estar de bem com os nossos vizinhos. Se não funcionar, vou reportar à policia sim.
  8.  # 9

Basta reportar à policia municipal/ fiscalização municipal.
  9.  # 10

Se vai fazer a queixa sugiro que nunca comentem com ninguém nem se mostrem incomodados com a situação.
    Concordam com este comentário: jorgemlflorencio
  10.  # 11

Colocado por: PedroMSSe vai fazer a queixa sugiro que nunca comentem com ninguém nem se mostrem incomodados com a situação.
    hahaha... depois de passar o dia em tudo quanto é lugar a publicar o 'problema' só se os donos dos carros e todos os seus conhecidos não tiverem internet é que não vão saber
  11.  # 12

Colocado por: antonylemoshahaha... depois de passar o dia em tudo quanto é lugar a publicar o 'problema' só se os donos dos carros e todos os seus conhecidos não tiverem internet é que não vão saber

Foi mesmo o dia todo e em todo o lado. Saiu na CMTV.
    Se eles viram e se identificaram melhor, pode ser que ganhem vergonha na cara e noção.
  12.  # 13

13.  # 14

Um carro sem seguro na via pública, por si só, já é uma bolada jeitosa.
  14.  # 15

Colocado por: fabsilUm carro sem seguro na via pública, por si só, já é uma bolada jeitosa.
    existem carros a circular que não necessitam de seguro, o meu pai teve imensos problemas há uns anos atrás quando um desses carros que circulava legalmente sem seguro lhe bateu.

não será o caso aqui mas pronto.. são curiosidades
  15.  # 16

Colocado por: NebulaMenteSaiu na CMTV.
    isso nao sei, mas as sugestões que lhe deram no reddit foi interessante
  16.  # 17

Colocado por: antonylemosisso nao sei, mas as sugestões que lhe deram no reddit foi interessante

Não entendo a pertinência… os seus comentários são no mínimo estranhos.
    Passe bem, vá.
  17.  # 18

Colocado por: NebulaMenteTendo em conta que estamos a falar de dois carros que estão parados há mais de um mês, no mesmo sitio, e um deles sem seguro até, eu acho que sim, que é um abuso ou pelo menos falta de bom senso e civismo. O vizinho em questão tem espaço em frente à própria casa para estacionar as suas sucatas lá, mas, por algum motivo, decidiu vir pô-las em frente à minha. Acha que sou mesmo eu que estou errada?
    Concordam com este comentário:Na_mouch

A via pública em frente à sua casa não lhe pertence e o(s) seu(s) vizinhos estacionam onde querem. Se não têm seguro, só as entidades competentes poderão efetuar a fiscalização assim como a permanência por mais de 30 dias.
    Concordam com este comentário: fabsil
  18.  # 19

Alex
    isso que diz que estacionam onde querem, prevalece mesmo barrando completamente a entrada na habitação ?
  19.  # 20

Colocado por: AlexMontenegro

A via pública em frente à sua casa não lhe pertence e o(s) seu(s) vizinhos estacionam onde querem. Se não têm seguro, só as entidades competentes poderão efetuar a fiscalização assim como a permanência por mais de 30 dias.

Podem estacionar onde quiserem, mas afinal não é até quando quiserem, nem como querem. Há regras e estes não as estão a cumprir. E quer dizer, eles puseram as sucatas na via pública em frente aos meus muros, porque não puseram em frente a deles? Em abono da verdade os carros podem nem ser de vizinho nenhum e alguém ter ido ali deixá-los…

0.0226 seg. NEW