Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 41

    Uma coisa é certa, tanto cancro , e crescente, tem de vir de algum lado..
  2.  # 42

    Colocado por: carlosj39Uma coisa é certa, tanto cancro , e crescente, tem de vir de algum lado..


    Embora possa parecer que há mais casos de cancro atualmente, o aumento deve-se em grande parte à maior esperança media de vida e mais diagnósticos, e não a um aumento efectivo dos casos.

    por outro lado, e também é um facto, ha uma taxa crescente de cancros em pessoas novas, que pode estar ligado a fatores como obesidade, mudanças no estilo de vida e exposições ambientais (poluição, etc).

    https://news.cancerresearchuk.org/2015/02/04/why-are-cancer-rates-increasing/. (estes números têm 10 anos, por isso não é algo de agora, agora)
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas, eu
  3.  # 43

    E os alimentos processados, com imensos químicos e aditivos, certamente. Nas embalagens das batatas fritas e afins devia lá vir como no tabaco os avisos á saúde dos consumidores!
    • ALCLCF
    • 25 julho 2025 editado

     # 44

    Portugal é dos países onde se come, menos produtos processados. A UE dos blocos com das melhores (senão a melhor) regulamentação agro alimentar.

    Mas já sabemos....a esperança média de vida de forma geral tem vindo a diminuir nos últimos 20/30 anos.
  4.  # 45

    Colocado por: ALCLCFMas já sabemos....a esperança média de vida de forma geral tem vindo a diminuir nos últimos 20/30 anos.


    Diminuir?
    Concordam com este comentário: fabsil, ALCLCF, eu
      Screenshot 2025-07-25 at 14.39.10.png
  5.  # 46

    Ele enganou.se ou estava a ser irónico..

    Contudo a esperança de vida á nascença, para muitos, é zero. Levaram facada (com o bisturi médico) cobarde, sem se poderem defender, ainda na barriga de sua mãe!
  6.  # 47

    Na faculdade já levei com bispos em bioética e já na altura faziamos voltinhas à lengalenga pouco científica. Acrescenta-se a realidade de vários CS (o chamado mundo real) e não poderia estar a falar com pessoa mais pro preservativo e aborto ;)
    Para serem "muitos" tinham de ser alguém...mais uma discussão científica e social, há muito resolvida, que agora está na moda por certas facções, ressuscitar.
    Concordam com este comentário: tgferreira
  7.  # 48

    Ok, quando o ALC tinha 2 semanas ou 2 meses de vida não era ninguém.. está certo, Alberto.
  8.  # 49

    Acho que não é preciso explicar a diferença entre embrião e feto...é uma definição mais que estabelecidada, discutida, esmiuçada e mastigada até à exaustão em 2007.
    Também não é preciso explicar a realidade e estatística antes e após a lei da interrupção voluntária do aborto...também pública, esclarecedora e reveladora da diferença no número de mortes e óbitos de muitas, "muitos" ou ninguém

    Não consegue arranjar um contra. Não existe, quando uma lei após implementação, se traduz numa redução daquilo que você acha (mal) incorrecto.
    Concordam com este comentário: tgferreira
  9.  # 50

    Portanto o ALC com duas semanas ou dois meses era ou não era um ser humano. Se um medico o quisesse bisturiar (para não usar um sinonimo) na altura o ALC gostava? Esta é que é a questaõ! Pois se assim tivesse sido nem aqui podia agora estar a "opinar" e desbobinar acriticamente coisas pré-mastigadas ideologico- pavlovlianamente.
  10.  # 51

    Colocado por: ClioII

    Caríssimo, estas duas linhas mostram a qualquer pessoa versada na arte (já ando nisto há 30 anos...) que você não percebe nada de eletricidade, nem de rede elétrica, nem de telecomunicações. Repete chavões e difunde alarmismo de soundbites.
    Concordam com este comentário:hangas,fagulhas,tgferreira


    Fantástica oportunidade para aprender com um especialista sobre powerline, sinewave e dirty electricity, com uma vasta experiência e que certamente corrigirá as imprecisões e disponibilizará conteúdo que permita a nossa própria pesquisa.
    Vamos lá então, apenas não percebi bem qual é exactamente a sua especialização...
  11.  # 52

    Colocado por: carlosj39Eu gostava de saber se pelo menos a marca y de contador emite menos radiação que a marca x, não acho o tema pouco relevante, pelo contrário.

    Relembrar que um estudo de há uns anos do instituto karolinska ( que atribui os premio Nobel ) atribuía responsabilidade directa às proximidades das torres de alta e média tensão com o surgimento de cancros.

    É mais fácil assobiar para o lado, de facto..


    Presumo que se refere a este estudo, que não conhecia:

    https://www.icr.ac.uk/about-us/icr-news/detail/international-study-gives-an-authoritative-view-on-health-risks-from-electricity-power-lines

    Entretanto outros estudos mais recentes, confirmam a sugestão de que existe uma relação entre campos magnéticos e a leucemia pediátrica:

    https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/20843128/

    https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/16496405/

    Interessante é consultar o relatório da ECIR - European Cancer Inequalities Registry, para nos orgulharmos da posição de Portugal no ranking, onde é referido exactamente que os caso oncológicos prevalentes são leucemias, linfomas e tumores cerebrais...

    https://cancer-inequalities.jrc.ec.europa.eu/childhood-cancer

    Nós é que somos os adultos, responsáveis por o bem estar, saude e futuro dos mais pequenos... ou também vamos sacar a culpa aos politicos?

    O que tem isto a ver com casas (edificios)? Tudo, é a fonte primordial deste problema: a sua localização perto de linhas de transporte e distribuição, respectivos transformadores, os circuitos eléctricos e principalmente os quadros electricos paredes meias com quartos. Ou quando um engenhocas "inventa" a ligação de neutros a circuitos errados, criando fortissimos campos magnéticos no interior das habitações... a lista continua, mas como afirma, é mais fácil assobiar para o lado e algumas das respostas neste thread são prova disso.

    Engenheiros, arquitectos, electricistas etc, a maioria desconhecem estes riscos, porque segundo os mesmos, não foram ensinados a considera-los, ou pelo menos é o que afirmam quando estão nas acções de formação. Quem não sabe é como quem não vê, no entanto estar numa posição cristalizada, irredutivel e criticar por criticar, quando os estudos sugerem, fortemente, onde está uma das raízes do problema...

    E nem é nada de novo, a building biology com origem na Alemanha, trata destes temas desde a década de 60! Existem soluções, mais ou menos complexas, cada caso é um caso, a tecnologia está disponivel e testada, mas o primeiro passo é identificar o problema para se conseguir elaborar uma resposta de mitigação.

    Agora temos os "smart" meters a bombardear 24/7 a população, a adicionar a toda a poluição electrónica já existente.
    Not very smart folks, not very smart. E cara linda, senão cortamos o acesso a um serviço essencial...
    Estas pessoas agradeceram este comentário: carlosj39
  12.  # 53

    .
  13.  # 54

    Para estar tão preocupado com a radiação eletromagnética emitida pela rede elétrica e pelo contador, imagino que o Inlakech viva no meio do mente, num local sem cobertura de rede móvel e obviamente sem wi-fi em casa. Estou curioso para saber como é que se livrou das ondas eletromagnéticas emitidas pelos satélites, como o star-link que tem milhares de satélites sempre a bombardear radiação cá para baixo.
    Já para não falar da radiação natural do sol e do decaimento dos elementos radioativos que existem no meio que nos rodeia e dentro de nós.
    Concordam com este comentário: eu
  14.  # 55

    Colocado por: AJS1974Para estar tão preocupado com a radiação eletromagnética emitida pela rede elétrica e pelo contador, imagino que o Inlakech viva no meio do mente, num local sem cobertura de rede móvel e obviamente sem wi-fi em casa. Estou curioso para saber como é que se livrou das ondas eletromagnéticas emitidas pelos satélites, como o star-link que tem milhares de satélites sempre a bombardear radiação cá para baixo.
    Já para não falar da radiação natural do sol e do decaimento dos elementos radioativos que existem no meio que nos rodeia e dentro de nós.


    Sim, do meio do mato e com um chapeu de aluminio, GRANDE, não vá o Musk ou o Bezos irradiar-me ou levar com os detritos de um satélite que entretanto morreu e entrou na atmosfera. Também tenho pombos correio, mas parece que já tem o sentido de orientação todo queimado. Sinais de fumo também uso, a GNR é que não gosta das fogueiras e é uma chatice com o vento. Aproveitei comprei um daqueles amuletos africanos para me dar sorte e me proteger da radiação solar. Disseram na TV que resultava!!

    Stress geopatico é outro ninho de viboras, para outro thread, se alguém estiver interessado no tema.

    Entretanto nuestros hermanos tomam a dianteira em relação aos tugas, para variar:
    https://youtu.be/-X4fX2u0jDc?si=-RFIVX7mRpIfUuSE
 
0.0234 seg. NEW