Iniciar sessão ou registar-se
    • cssr
    • 26 março 2010 editado

     # 1

    Boas tardes.

    Antes de mais já li os vários tópicos sobre as diferenças entre a laje aligeirada e a laje maciça (i.e., a abertura de tópico não é por preguiça :)). No entanto, não encontrei nenhum exemplo para casa térrea (250m2) sem utilização do sótão (talvez arrumos de coisas leves). Sendo uma zona de baixo risco sísmico, é de considerar a hipótese da laje aligeirada ou a diferença de custo acabará por se revelar insignificante?
    Entretanto, falaram-me da possibilidade de anular a laje e fazer apenas as lajes da cobertura em betão onde assentariam as telhas - alguém me sabe indicar se esta é uma boa solução, tanto económica quanto térmica (a zona sobre uma forte amplitude dos negativos no Inverno aos mais de 40 no Verão).

    Desde já obrigada pela ajuda.
  1.  # 2

    Boas

    Sendo uma zona de baixo risco sísmico, é de considerar a hipótese da laje aligeirada ou a diferença de custo acabará por se revelar insignificante?

    Não é insignificante mas também não acho que seja só por si motivo de decisão. Se pesquisar há por aí pelo menos uma discussão onde se fala em valores para as duas opções.

    Entretanto, falaram-me da possibilidade de anular a laje e fazer apenas as lajes da cobertura em betão onde assentariam as telhas - alguém me sabe indicar se esta é uma boa solução, tanto económica quanto térmica (a zona sobre uma forte amplitude dos negativos no Inverno aos mais de 40 no Verão).


    Ambas as soluções são eficazes desde que bem projectadas e bem feitas. Se quiser usar o sótão para arrumos terá de colocar laje de tecto. Se não quiser, pode dispensar esta laje . Neste caso tem duas hipóteses:
    1 - Não coloca tecto falso e o isolamento é feito na cobertura. Esta solução deixa o tecto à vista e aumenta o volume de ar a aquecer ou arrefecer.
    2 - Coloca tecto falso com isolamento por cima. Parece-me a solução mais eficaz em termos de conforto térmico.

    cumps
    José Cardoso
 
0.0088 seg. NEW