Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 21

MEPLA...
  2.  # 22

No projecto está previsto PPR. Em princípio é o que levará. Agora marca não sei.
  3.  # 23

Aprendiz2,

considera um sistema pior ou poderá ser equivalente?
  4.  # 24

Claro que adianta,

Desde que nos dê a sua opinião fundamentada, senão me ajudar a mim poderá sempre ajudar outros.
  5.  # 25

Como lhe disse, o que pode não servir para mim pode servir a outros.
  6.  # 26

Resposta do meu engenheiro projectista:

"A acção do vento não será a acção desfavorável na estrutura visto a moradia ter sido calculada com acções horizontais de sismo em zona A. É até pratica comum pelos projectistas, a não inclusão da acção do vento no cálculo de estruturas de pequeno porte, quando se quantificam as cargas sísmicas atribuídas a zonas de risco elevado. Logo, foi por mim considerada a acção de vento na estrutura apenas para efeitos práticos de listagens de esforços, não sendo de todo relevante essa acção para o cálculo final de armaduras e secções.

A armadura do Pilar P13, para além dos varões presentes na secção, aparecem referenciados os comprimentos de amarração necessário para a colocação da armadura em obra. Neste caso, temos a referência aos 7 varões da face direita até ao centro do pilar, e depois a referência aos 3 varões da face esquerda do pilar, sendo esta a face que se mantém para os pisos superiores, visto que o pilar diminui no sentido negativo do eixo global x."
  7.  # 27

Boas

"A acção do vento não será a acção desfavorável na estrutura visto a moradia ter sido calculada com acções horizontais de sismo em zona A. É até pratica comum pelos projectistas, a não inclusão da acção do vento no cálculo de estruturas de pequeno porte, quando se quantificam as cargas sísmicas atribuídas a zonas de risco elevado.

Grande lata. É melhor ficarmos por aqui.

Editado: que diria ele se alguém encaminhasse essa resposta para a respectiva associação profissional ou para os serviços técnicos da câmara?

cumps
    José Cardoso
  8.  # 28

j cardoso..
    é realmente prática comum aos eng.ºs civis, pelo menos aqui para o SUl ( Zona sismica A) na combinação de esforços, não considerar a acção do vento.
    Não projecto estruturas... mas nas cadeiras de Estática, EstruturasI e II e que tive na Universidade, também me "ensinaram" deste modo. A quantificação das acções sismicas já é penalizador suficiente...
  9.  # 29

Boas

Pedro Barradas

1 -O método de cálculo prevê essa questão e é considerada a pequeníssima probabilidade de ambas as acções - vento e sismo - ocorrerem em simultâneo.
    2 - Para além disso posso dizer-lhe que a resposta dada não corresponde à realidade, fiz umas continhas e é por demais evidente que a acção do vento foi considerada no cálculo, pelo que não passa de uma desculpa esfarrapada - além de ser um procedimento irregular.
    3 - Até admito que a acção do vento não é, neste caso, significativa. O que para mim é significativo é aquilo que está por detrás: mau uso do software de cálculo com recurso aos valores por defeito do programa, patente não só no cálculo da acção do vento como noutros pontos, nomeadamente no cálculo dos muros de suporte.
    Ou seja, estamos perante um caso comum em que entrou porco e saiu chouriço. Acho triste.

cumps
    José Cardoso
  10.  # 30

Colocado por: Casa no ConventoMapa de Quantidades

já tem valores para esse orçamento?
  11.  # 31

ainda não totalmente.
  12.  # 32

Os orçamentos poderão ser remetidos para o seguinte email:

[email protected]
  13.  # 33

e então.... está a pensar gastar quanto? contas por alto?
  14.  # 34

Colocado por: j cardoso1 -O método de cálculo prevê essa questão e é considerada a pequeníssima probabilidade de ambas as acções - vento e sismo - ocorrerem em simultâneo.
    J Cardoso,
    Eu sei que você tem razão relativamente á utilização do programa de cálculo, mas... bolas! A probabilidade de haver um tufão e um tremor de terra em simultâneo?!?
    Não é pequeníssima, é microscópica! :-)

(Ok... só se for nas Antas no próximo jogo contra o Benfica!)
  15.  # 35

Bos

Eu sei que você tem razão relativamente á utilização do programa de cálculo, mas... bolas! A probabilidade de haver um tufão e um tremor de terra em simultâneo?!?
    Não é pequeníssima, é microscópica! :-)

E esse facto é tido em conta. Se quiser dar-se ao cuidado de consultar as 70 (44 + 26) combinações possíveis de acções consideradas na Memória Descritiva do cálculo - pgs. 12 e 13 - vai verificar que não é sequer considerada a hipótese da actuação conjunta do vento e sismo.

Claro que pode alegar que sendo assim, porque questiono o cálculo? Será que a não consideração da acção do vento, ou melhor, a má avaliação da acção do vento será assim tão grave?
    Eu acho que é grave por três motivos:
    1º - Acho grave que um técnico não saiba calcular os coeficientes da acção do vento. Se nesta estrutura isso não será grave, imagine agora o que será um cálculo de uma estrutura sensível à acção do vento feita por este mesmo técnico desta mesma forma.
    2º - Na explicação que deu ao cliente (embora falsa) assume que não faz o cálculo de acordo com o RSAEEP mas apresenta o resultado como se o fizesse. Ou seja, não cumpre a regulamentação mas esconde esse facto apresentando uma Memória Descritiva e Termo de responsabilidade que constituem obviamente falsas declarações.
    3 - Vou citar-me a mim mesmo:

O que para mim é significativo é aquilo que está por detrás: mau uso do software de cálculo com recurso aos valores por defeito do programa, patente não só no cálculo da acção do vento como noutros pontos, nomeadamente no cálculo dos muros de suporte.
    Ou seja, estamos perante um caso comum em que entrou porco e saiu chouriço.

Ou seja, aquilo que refiro em relação à acção do vento não é a "doença", é apenas um sintoma de um mal bem mais grave.

cumps
    José Cardoso
  16.  # 36

Venho por este meio fazer um pedido de desculpas formal à minha equipa projectista, por aqui ter exposto os seus dados pessoais e o seu trabalho sem o consentimento destes.

Por este motivo os projectos deixam de estar disponíveis.

Com os melhores cumprimentos,

Nuno
    •  
      FD
    • 11 abril 2010

# 37

Fechado a pedido do autor.

0.0203 seg. NEW