Necessita de clarificar a armadura do pilar P13 no tramo Piso 0/Piso 1. Indica 7 varões de 16 mm no total, depois diz que são 2 grupos de 3 varões e tem desenhados 10 varões. 6, 7 ou 10? (são 10).
Num passar de olhos pelo projecto de execução parece-me haver pormenores que não "batem certo" nas paredes exteriores, nomeadamente o apoio do pano exterior.
talvez não me tenha explicado bem, o que quis dizer é que na próxima semana, quando colocar aqui o mapa, estarei receptivo. Nunca quis dizer que tinham uma semana para fazer uma proposta.
Segundo alguns não cumpre. Mas segundo outros cumpre, uma vez que a escada tem possibilidade de instalar um elevador e a IS do primeiro piso tem área suficiente.
Foi-me vendido como tal. Mas como não dava para imprimir em A4 foi convertido para PDF com cada um dos elementos (plantas) e sem a legenda. Posso colocar os DWF.
O projecto de execução ainda não se encontra totalmente concretizado, faltando ainda alguns elementos relativamente às escadas, mapa de vãos, etc.
O projecto de execução ainda não se encontra totalmente concretizado
Assim já se compreende. Como projecto de execução parecia-me pobre e, mais importante, com algumas incongruências relativamente aos projectos de especialidade. Como exemplo, o projecto de comportamento prevê as paredes exteriores com o pano de alvenaria de tijolo de 15 cm pelo interior, ao contrário do que está representado no "projecto de execução". Também na parede de meação não há correspondência entre ambos os elementos. A talhe de foice: - o projecto de comportamento térmico exposto não contém os pormenores construtivos exigidos pela respectiva regulamentação. Para além do imcumprimento legal esses pormenores são importantes para uma boa execução da obra. - o projecto de estabilidade, para além do que já indiquei acerca do pilar P13 e que provavelmente não passa de um lapso natural na transcrição dos resultados (ainda assim a necessitar de correcção), padece de algumas maleitas: 1 - Pormenores apresentados a escalas inconvenientes o que vai causar que certos desenhos sejam ilegíveis em versão física (quando impressos em papel). É o caso, poe exemplo, das vigas e dos lintéis de fundação. 2 - Pormenorização incompleta da armadura de alguns elementos como sejam as escadas, por exemplo. 3 - Esta é para mim a mais preocupante: incorrecções no cálculo da estrutura devido a: a) Em "engenheirês": má definição dos parâmetros de cálculo da acção do vento. b) Em português: erro no cálculo da acção do vento sobre a estrutura.
Pois é, o CYPECAD é um bom programa de cálculo mas implica um manuseamento correcto para resultados fiáveis. Como qualquer software é muito bem mandado: se lhe mandarem fazer asneira, é o que faz.
As incorrecções no cálculo da acção do vento prende-se com o cálculo dos coeficientes de carga atribuídos como se pode verificar na pág. 7 da Memória Descritiva de Estabilidade:
Coeficientes de Cargas +X: 1.00 -X:1.00 +Y: 1.00 -Y:1.00
Aqueles coeficientes devem ser calculados de acordo com o RSAEEP e os respectivos valores introduzidos no programa de cálculo. É calculado o valor daquele coeficiente para cada direcção do vento (as 4 principais). No caso presente não foram bem calculados (ou não foram calculados sequer e o programa "arrancou" com os valores por defeito). Basta ver que sendo a construção geminada com outra, o valor do coeficiente para o vento nessa direcção é zero. Mesmo os outros 3 coeficientes não serão iguais entre si, ao contrário do considerado no cálculo.
... O projecto de Arquitectura, promete, e apresenta-se completo (pelo menos as peças que estão disponiveis),mas não temos acesso a cortes construtivos pelo menos a 1:20, devidamente legendados e com as soluções construtivas descritas- mas como disse anida não está finalizado.
Parece-me estranho, havendo a possibilidade de o Projecto de arquitectura "chumbar" por não cumprir com as acessibilidade, não ter o mesmo sido submetido um PiP,. para salvaguardar essa situação.
Além do incumprimento (pela minha interpretação da legislação) dentro do fogo... No EXTERIOR, as condições de acesso, TAMBÉM não estão de todo garantidas.
E já se avança para Projecto de execução...assim, às escuras?!
Nos projectos de especialidade, das redes de aguas e ARD/P.. é uma pena não haver esquemas axonométricos ou cortes...
No projecto de Agua, não é previsto o embainhamento da tubagem de agua quente - omissão?! É uma pena ser a rede executada em sistema tradicional em PPR, em vez de um sistema misto com caixas de distribuição...(por exemplo Multicamada, ou multicamanda + PEX.
- Falta o projecto da rede de gás.
- Não analisei o Proj. de estabilidade, mas tem bom aspecto.
PS: Mais uma vez, é visivel e recorrente... a disparidade de qualidade entre as peças de execução das especialidades e a arquitectura.
O projecto de arquitectura já foi submetido em PIP e não ouve nada a apontar. Segundo as minhas arquitectas e interpretação da câmara não é necessário que a IS acessível seja no piso zero, pelo que preveu-se a mesma para o primeiro piso.