Iniciar sessão ou registar-se
    • MDA
    • 27 março 2010 editado

# 1

Estou a ponderar varias soluções para a remodelação do meu telhado, a que mais me agrada até agora é a seguinte.

1 – Cobertura inclinada constituída por laje em betão aligeirada com abobadilhas em EPS, com abas por debaixo das vigas.
    2 – Cordões de lá mineral a recobrir as vigas, ate as abobadilhas.
    3 – Malha metálica recoberta por betão e ripado em betão executado directamente, sob o qual assenta directamente telha, seja pousada ou fixa em determinados pontos.
    4 –Isolamento térmico pladur com XPS pelo interior, tornando o sótão habitado.

Penso que assim a estrutura respira melhor, permitindo a saída de humidades para o exterior, o melhoramento do isolamento pelo interior poderá ser feito a posteriori, a estrutura fica mais solida e é mais fácil prender a telha em caso de necessidade.

Esta é uma das soluções que estou a pensar para a remodelação do meu telhado de 250 m2 agora gostava de ouvir opiniões construtivas.
    Obrigado
  1.  # 2

Colocado por: MDA 1 – Cobertura inclinada constituída por laje em betão aligeirada com abobadilhas em EPS, com abas por debaixo das vigas.
    2 – Cordões de lá mineral a recobrir as vigas, ate as abobadilhas.
    3 – Malha metálica recoberta por betão e ripado em betão executado directamente, sob o qual assenta directamente telha, seja pousada ou fixa em determinados pontos.
    4 –Isolamento térmico pladur com XPS pelo interior, tornando o sótão habitado.

Não sei o que são «cordões de lá mineral».
    Com que espessuras vai fazer a «recobertura em betão» e o «isolamento térmico pladur com XPS pelo interior»?

Colocado por: MDAPenso que assim a estrutura respira melhor, permitindo a saída de humidades para o exterior,..

Respira melhor?? A estrutura precisa de respirar?
    Saída de humidades? Que humidades?
    Para o exterior?? Isto é assumindo que as "humidades" sobem?

E o que acontece às "humidades que descem" (as chuvadas batidas a vento, as trombas de água, etc.)?
    Não impermeabilize, não...
    Estas pessoas agradeceram este comentário: MDA
    • MDA
    • 27 março 2010

# 3

Lá de rocha com barreira de vapor.
    A recobertura será o mais fino possível, para evitar cargas desnecessárias, e o suficiente para consolidar a placa, 1cm devera ser mais que suficiente.
    O isolamento pelo interior será feito no futuro, mas considero 5cm mais que suficiente.
    Em termos de isolamento aqui há que considerar sempre o elo mais fraco, que neste caso são as paredes de alvenaria que não vão de todo sofrer nenhum tratamento, ou isolamento. Vou fiar-me na massa térmica para contrariar as possíveis perdas
    Respira melhor?? A estrutura precisa de respirar?
    Saída de humidades? Que humidades?
    Para o exterior?? Isto é assumindo que as "humidades" sobem?

Sim precisa de respirar, neste caso libertar humidade acumulada na estrutura e proveniente de excesso de pluviosidade pontual.
    Realmente sobem, chama-se capilaridade, e numa casa com paredes com mais de 1m de espessura em alvenaria como a minha, vem mesmo a calhar.
    Estou a falar de uma casa cujas paredes já estão de pé a mais de 600 anos e já sofreu muitas alterações, com o telhado que tinha antes o problema eram as telhas partidas, com o que tem agora, o problema é a idade mais de 40 anos, e o cumios que começam a meter água por causa de ma execução. Ainda a semanas muitas telhas coaram de telhados vizinhos e do meu nem uma, nenhuma esta presa. Por isso tudo prefiro deixar a humidade entrar e sair quando tiver mesmo que ser, e não me preocupar com o diluvio.
  2.  # 4

Colocado por: MDA

Lá de rocha com barreira de vapor..
    Obrigado, estamos sempre a aprender.

A recobertura será o mais fino possível, para evitar cargas desnecessárias, e o suficiente para consolidar a placa, 1cm devera ser mais que suficiente..
    Não deverá, não.
    Não é com 1 cm (de camada de compressão) que vai "consolidar" a placa. No mínimo 4cm.

5cm de isolamento térmico no interior também me parece bem.

Sim precisa de respirar, neste caso libertar humidade acumulada na estrutura e proveniente de excesso de pluviosidade pontual.
    É uma maneira de ver a coisa... mas não é a minha.

Não vê que ao "permitir" que a água se infiltre, está a aumentar a velocidade de deterioração das caracteristicas dos materiais (os isolamentos ficam menos isolantes, os ferros das vigotas menos resistentes, etc.)?

Realmente sobem, chama-se capilaridade.
    Estamos a falar do TELHADO. Subir para onde?
    Ok! Admito que existe capilaridade em materiais porosos, mas...
    Atire com um balde de água a essa estrutura e adivinhe quanta dessa água sobe e quanta DESCE.

Faça a experiência em modelo reduzido. Experimente com uma ESPONJA. :-)
    Se pousar a esponja em cima de uma gota de água, a água SOBE.
    Se puser uma gota de água em cima de uma esponja, ela é absorvida e diluida pela esponja.
    Mas se despejar um jarro de água em cima da esponja, não há capilaridade, absorção nem diluiçao que lhe valha. 90% da água vai atravessar a esponja de um lado ao outro!

Por isso repito a minha perplexidade por você , podendo, não querer IMPERMEABILIZAR a lage aligeirada da cobertura.
    • MDA
    • 27 março 2010

# 5

Não é com 1 cm (de camada de compressão) que vai "consolidar" a placa. No mínimo 4cm.

Quantos não ajudei eu a fazer, quando nos meus tempos de estudante tinha que trabalhar nas obras para fazer uns tustos, que nem 1cm tinham, ate agora que eu saiba não houve problema nem reclamação. Adiante se me diz 4cm para aquela brutalidade de área então vou ter que pensar em leca ou bolas de poliestireno, quero mesmo manter aquilo o mais leve possível.
    A lá de rocha será para diminuir a ponte térmica entre a vigota e a placa. Há soluções que nem sempre sendo ortodoxas podem dar resultado, de outra forma ninguém inventava nada. Lembro um professor meu que para aligeirar um viaduto numa cidade deste pais lhe introduziu camadas de garrafas de agua vazias durante a betonagem.

Tenho tido mas experiencias com impermeabilizações e acabo sempre por ter que voltar a picar aquela coisa para me ver livre da tão falada humidade.
    Subtelha acho despropositado, no máximo dos máximos um hidrofugante ou uma téla fina.

Obrigado
  3.  # 6

Hoje estou muito bem disposto. :-)))
    Colocado por: MDAQuantos não ajudei eu a fazer, quando nos meus tempos de estudante tinha que trabalhar nas obras para fazer uns tustos, que nem 1cm tinham, ate agora...
    Diz muito bem: «Até agora...».
    E que armadura metiam nesses que «nem 1cm tinham»?

Já agora diga-me O QUE É QUE ANDOU a estudar.
    É que se foi Engenharia recomendo-lhe vivamente que não o diga aqui (não quero ver a minha classe profissional a ser gozada pelos meus terríveis colegas de Fórum!) e que vá rever os seus apontamentos sobre lages aligeiradas.

...se me diz 4cm para aquela brutalidade de área
    Ufff! Estou mais descansado.
    Não foi Engenharia! :-)
    Um Engenheiro sabe que o mais importante nem sempre é a carga, mas sim a carga/m2.

A lá de rocha será para diminuir a ponte térmica entre a vigota e a placa
    Aaahhh!
    Está a pensar em separar a camada de compressão da lage em vigota-abobadilha ?

Há soluções que nem sempre sendo ortodoxas podem dar resultado, de outra forma ninguém inventava nada.
    Nesse caso, acho melhor você registar a patente antes de fazer isso...

Lembro um professor meu que para aligeirar um viaduto numa cidade deste pais lhe introduziu camadas de garrafas de agua vazias durante a betonagem.
    Há zonas em que o betão não está (teoricamente) lá a fazer nada (quer mais oco do que os viadutos feitos em «caixotões»?).

Subtelha acho despropositado, ...
    OK.

...no máximo dos máximos um hidrofugante ou uma téla fina.
    Não é no máximo dos máximos.
    É no mínimo dos mínimos.
  4.  # 7

Luís deixe-o fazer o que quer.
    O dinheiro é dele, a solução também.
    Não está correcta, mas vai aprender com os erros, mais tarde vem-lhe aqui pedir ajuda.
    Também são só 250m2....
    • MDA
    • 28 março 2010

# 8

E viva a boa disposição....
    E que armadura metiam nesses que «nem 1cm tinham»?

Malha sol.
    Já agora diga-me O QUE É QUE ANDOU a estudar.
    É que se foi Engenharia recomendo-lhe vivamente que não o diga aqui (não quero ver a minha classe profissional a ser gozada pelos meus terríveis colegas de Fórum!) e que vá rever os seus apontamentos sobre lages aligeiradas.

Os Eng Civis têm um umbigo tão grande que mal sabem que existem Engenharias muito para alem da sua, das quais também só dizem asneiras quando na sua magnificência e achando-se os maiores tentam resolver os problemas. Não não foi Engenharia, mas desde já lhe digo, que também vou trabalhando no ramo quando estou, mas claro não das estruturas lages e essas coisas que a mim pouco me dizem, de outro modo não pedia opinião a ninguém cá no fórum acerca de tal assunto.

Ufff! Estou mais descansado.
    Não foi Engenharia! :-)
    Um Engenheiro sabe que o mais importante nem sempre é a carga, mas sim a carga/m2.

Não e preciso ser um Eng Civil, leia melhor.

Aaahhh!

Ai é que está a maior questão, pois se por um lado diminuo uma ponte térmica, por outro não vou consolidar a estrutura convenientemente. As abas por baixo das abobadilhas não sendo muito eficazes poderão ter que chegar. Se puser uma laje aligeirada com bolas de poliestireno, ou leca também vou diminuir o coeficiente de transmissividade térmica da estrutura, evitando assim a necessidade do tal isolamento das vigotas.

Até fica mal a um Eng Civil não debater um método construtivo pelo menos com alguma abertura, se calhar dava mais atenção a um gajo que fosse ai vender-lhe uma solução patenteada toda XPTO mas que não servia para mais nada do que lixar uns tustos ao bolso do cliente mais incauto.

Subtelha acho despropositado, ...

OK.

...no máximo dos máximos um hidrofugante ou uma tela fina.

Não é no máximo dos máximos.
    É no mínimo dos mínimos.

Sinceramente fiquei sem perceber. A subtelha e despropositado, mas se não e na sua explique o porque, e como justifico o investimento extra. As telas sinceramente foi o que me ocorreu embora não me convença, o hidrofugante, ainda se equaciona, mas de que tipo? As telhas decididamente sem hidrofugante, e com telhas de ventilação e ripas descontinuas, para melhorar a ventilação.

Obrigado pela critica construtiva até agora.
    • MDA
    • 28 março 2010

# 9

Não está correcta, mas vai aprender com os erros, mais tarde vem-lhe aqui pedir ajuda.
    Também são só 250m2....

E vocês a dar-lhe, eu estou a expor as ideias exactamente para evitar erros, caso contrario optava por uma solução standard como já tenho em parte do telhado, com vigotas e ripado em betão pré esforçado e deixava andar, depois isolava por dentro.
  5.  # 10

E viva a boa disposição....
    Vivaaaa!!

Os Eng Civis têm um umbigo tão grande que mal sabem que existem Engenharias muito para alem da sua.
    Somos mesmo muita bons, não somos? :-)
    E creia-me que - pelo menos eu - vejo muito para além da Engenharia Civil.
    Lá onde eu estudei, chumbava-se o ano se tivéssemos UMA negativa (7 ou menos) a um qualquer «banco» (Direito, Sociologia,...),... e eu era barra em Termodinâmica, Mecânica Quântica, etc.

Ai é que está a maior questão, pois se por um lado diminuo uma ponte térmica, por outro não vou consolidar a estrutura convenientemente. As abas por baixo das abobadilhas não sendo muito eficazes poderão ter que chegar. Se puser uma laje aligeirada com bolas de poliestireno, ou leca também vou diminuir o coeficiente de transmissividade térmica da estrutura, evitando assim a necessidade do tal isolamento das vigotas.
    Estou a gostar da sua lógica.
    Mas não esqueça que a tal camada de betão também tem uma função resistente (compressão), daí a necessidade de alguma espessura.

Até fica mal a um Eng Civil não debater um método construtivo pelo menos com alguma abertura, se calhar dava mais atenção a um gajo que fosse ai vender-lhe uma solução patenteada toda XPTO mas que não servia para mais nada do que lixar uns tustos ao bolso do cliente mais incauto.
    NÃO DEBATER?
    Mas... é o que eu estou a fazer (debater consigo, e levá-lo a reflectir um bocadinho), não é?
    E V. quer ainda mais abertura, e mais atenção do que a que lhe tenho dado? :-)
    Se calhar dou menos atenção aos vendedores de "produtos miraculosos" que lhe estive a dar a si, isso sim! :-)

Quanto à subtelha, valeria a pena se não tivesse uma "lage aligeirada" (=conjunto de vigotas+abobadilha+camada de compressão) por baixo das telhas..
    Eu colocaria um produto impermeabilizante qualquer (eu devia era ter dado mais atenção aos vendedores dos tais produtos "miraculosos"!!!), dos que se aplicam à brocha ou à trincha, sobre a camada de betão.

Telhas com ventilação, ripas descontínuas, etc. Correcto. Você até percebe umas coisas disto!

Mas, porque não telhas hidrofugadas?
    E não me venha outra vez com a história da «respiração» da humidade para cima! :-)

Obrigado pela critica construtiva até agora.
    Lá onde eu estudei a minha licenciatura chama-se «Engenharia Civil de Construções». Daí, talvez, eu ser um bocado mais «construtivo» do que destrutivo. :-)
  6.  # 11

Colocado por: MDA
    Também são só 250m2....

E vocês a dar-lhe, eu estou a expor as ideias exactamente para evitar erros, caso contrario optava por uma solução standard como já tenho em parte do telhado, com vigotas e ripado em betão pré esforçado e deixava andar, depois isolava por dentro.

Lembre-se do seguinte:

A «solução standard» foi uma INVENÇÃO para a qual muitos (mas mesmo muitos) engenheiros não conseguiram arranjar melhor alternativa.
  7.  # 12

Boas

Quantos não ajudei eu a fazer, quando nos meus tempos de estudante tinha que trabalhar nas obras para fazer uns tustos, que nem 1cm tinham, ate agora que eu saiba não houve problema nem reclamação. Adiante se me diz 4cm para aquela brutalidade de área então vou ter que pensar em leca ou bolas de poliestireno, quero mesmo manter aquilo o mais leve possível.

Se puser uma laje aligeirada com bolas de poliestireno, ou leca também vou diminuir o coeficiente de transmissividade térmica da estrutura, evitando assim a necessidade do tal isolamento das vigotas.

Em vez de se preocupar com o tamanho dos umbigos leia com atenção as respostas do Luís K.W. em relação a estas suas afirmações; de forma delicada ele está a tentar dizer-lhe aquilo que eu diria de outra forma: um chorrilho de disparates.

também vou trabalhando no ramo quando estou, mas claro não das estruturas lages e essas coisas que a mim pouco me dizem

Bom, assim já compreendo as suas afirmações:1 cm de camada de compressão? Betão leve para camada de compressão? Não faça isso.

Resta-me dizer que estou de acordo com as ideias e comentários aqui expostos pelo Luís. K. W.

cumps
    José Cardoso
    • MDA
    • 28 março 2010

# 13

Bem parece que já estamos a chegar a um consenso. Yupi.

Tirando a historia dos cursos e aptidões, que apesar de cómica, nada tem para alem disso, e no meu ramo muitas vezes o que conta e resolver problemas, e mais uma vez cito uma frase que me ficou de um Eng. que não era civil, que sabiamente dizia, e diz, "eu não preciso de saber tudo, só preciso de conhecer quem saiba".

Eu realmente não sei tudo mas cada dia sei mais. Experientar soluções saídas da minha cabeça já me valeu alguns desperdícios e dissabores, mas tambem já me valeu poupanças astronómicas. Até agora o saldo é bastante positivo. A verdade e que antes de fazer o que quer que seja leio acerca do assunto peço opinião e reformulo dezenas e as vezes centenas de vezes, não gosto de pressas.

Quanto a solução construtiva para o telhado em resumo fica.

-Estrutura de suporte
    -Vigotas pré esforçadas com abobadilhas em EPS com aba inferior
    -Malha sol, e recobrimento 4cm com betão ligeiro, com leca ou esferas de EPS. Ajuda também ao isolamento visto possuir um coeficiente de transmissividade termica mais baixo que o betão normal.
    -Ripado em betão moldado in situ, com descontinuidades para ventilação.
    -Impermeabilizante ou hidrofugante consoante o que se encontrar nos catálogos da Sica ou Drizoro, adaptado ao caso.
    -Telha consoante a preferência, com ou sem hidrofugante, neste caso continuo a preferir sem devido aos ciclos de gelo degelo comuns na área onde vivo. Telha fixa em malha para evitar que voe num dia mais ventoso.

Quanto ao isolamento pelo interior esse pode ficar para depois, quando se puser o sótão habitado, mas feito com pladur com EPS ou XPS colado directamente e nas extremidade aparafusado sobre guias de madeira.

Cá vai, para ver se desta vez reúne mais consenso.
  8.  # 14

Boas

recobrimento 4cm com betão ligeiro, com leca ou esferas de EPS

Não faça isso. O aumento de eficiência é reduzido e esse betão não é indicado para isso.

cumps
    José Cardoso
  9.  # 15

Colocado por: MDA...o que conta e resolver problemas, e mais uma vez cito uma frase que me ficou de um Eng. que não era civil, que sabiamente dizia, e diz, "eu não preciso de saber tudo, só preciso de conhecer quem saiba"..

A frase correcta (ou, alternativa) é:
    «eu não preciso de saber tudo, só preciso de saber ONDE posso aprender (/estudar) o que me falta».
    ;-)
  10.  # 16

Colocado por: Luis K. W.Somos mesmo muita bons, não somos? :-)

hummmmmmmm
    • MDA
    • 28 março 2010

# 17

«eu não preciso de saber tudo, só preciso de saber ONDE posso aprender (/estudar) o que me falta».

Falta o factor experiência, essa não se encontra nos livros.

E o telhado? Sugestões? Criticas!

0.0224 seg. NEW