Colocado por: MDA 1 – Cobertura inclinada constituída por laje em betão aligeirada com abobadilhas em EPS, com abas por debaixo das vigas.
2 – Cordões de lá mineral a recobrir as vigas, ate as abobadilhas.
3 – Malha metálica recoberta por betão e ripado em betão executado directamente, sob o qual assenta directamente telha, seja pousada ou fixa em determinados pontos.
4 –Isolamento térmico pladur com XPS pelo interior, tornando o sótão habitado.
Colocado por: MDAPenso que assim a estrutura respira melhor, permitindo a saída de humidades para o exterior,..
Não sei o que são «cordões de lá mineral».
Respira melhor?? A estrutura precisa de respirar?
Saída de humidades? Que humidades?
Para o exterior?? Isto é assumindo que as "humidades" sobem?
Colocado por: MDAObrigado, estamos sempre a aprender.Não sei o que são «cordões de lá mineral».
Lá de rocha com barreira de vapor..
A recobertura será o mais fino possível, para evitar cargas desnecessárias, e o suficiente para consolidar a placa, 1cm devera ser mais que suficiente..Não deverá, não.
Sim precisa de respirar, neste caso libertar humidade acumulada na estrutura e proveniente de excesso de pluviosidade pontual.É uma maneira de ver a coisa... mas não é a minha.
Realmente sobem, chama-se capilaridade.Estamos a falar do TELHADO. Subir para onde?
Não é com 1 cm (de camada de compressão) que vai "consolidar" a placa. No mínimo 4cm.
Colocado por: MDAQuantos não ajudei eu a fazer, quando nos meus tempos de estudante tinha que trabalhar nas obras para fazer uns tustos, que nem 1cm tinham, ate agora...Diz muito bem: «Até agora...».
...se me diz 4cm para aquela brutalidade de áreaUfff! Estou mais descansado.
A lá de rocha será para diminuir a ponte térmica entre a vigota e a placaAaahhh!
Há soluções que nem sempre sendo ortodoxas podem dar resultado, de outra forma ninguém inventava nada.Nesse caso, acho melhor você registar a patente antes de fazer isso...
Lembro um professor meu que para aligeirar um viaduto numa cidade deste pais lhe introduziu camadas de garrafas de agua vazias durante a betonagem.Há zonas em que o betão não está (teoricamente) lá a fazer nada (quer mais oco do que os viadutos feitos em «caixotões»?).
Subtelha acho despropositado, ...OK.
...no máximo dos máximos um hidrofugante ou uma téla fina.Não é no máximo dos máximos.
E que armadura metiam nesses que «nem 1cm tinham»?
Já agora diga-me O QUE É QUE ANDOU a estudar.
É que se foi Engenharia recomendo-lhe vivamente que não o diga aqui (não quero ver a minha classe profissional a ser gozada pelos meus terríveis colegas de Fórum!) e que vá rever os seus apontamentos sobre lages aligeiradas.
Ufff! Estou mais descansado.
Não foi Engenharia! :-)
Um Engenheiro sabe que o mais importante nem sempre é a carga, mas sim a carga/m2.
Aaahhh!
Está a pensar em separar a camada de compressão da lage em vigota-abobadilha ?
Nesse caso, acho melhor você registar a patente antes de fazer isso...
Subtelha acho despropositado, ...
OK.
...no máximo dos máximos um hidrofugante ou uma tela fina.
Não é no máximo dos máximos.
É no mínimo dos mínimos.
Luís deixe-o fazer o que quer.
O dinheiro é dele, a solução também.
Não está correcta, mas vai aprender com os erros, mais tarde vem-lhe aqui pedir ajuda.
Também são só 250m2....
E viva a boa disposição....Vivaaaa!!
Os Eng Civis têm um umbigo tão grande que mal sabem que existem Engenharias muito para alem da sua.Somos mesmo muita bons, não somos? :-)
Estou a gostar da sua lógica.Está a pensar em separar a camada de compressão da lage em vigota-abobadilha ?Ai é que está a maior questão, pois se por um lado diminuo uma ponte térmica, por outro não vou consolidar a estrutura convenientemente. As abas por baixo das abobadilhas não sendo muito eficazes poderão ter que chegar. Se puser uma laje aligeirada com bolas de poliestireno, ou leca também vou diminuir o coeficiente de transmissividade térmica da estrutura, evitando assim a necessidade do tal isolamento das vigotas.
NÃO DEBATER?Nesse caso, acho melhor você registar a patente antes de fazer isso...Até fica mal a um Eng Civil não debater um método construtivo pelo menos com alguma abertura, se calhar dava mais atenção a um gajo que fosse ai vender-lhe uma solução patenteada toda XPTO mas que não servia para mais nada do que lixar uns tustos ao bolso do cliente mais incauto.
Obrigado pela critica construtiva até agora.Lá onde eu estudei a minha licenciatura chama-se «Engenharia Civil de Construções». Daí, talvez, eu ser um bocado mais «construtivo» do que destrutivo. :-)
Colocado por: MDALuís deixe-o fazer o que quer.
O dinheiro é dele, a solução também.
Não está correcta, mas vai aprender com os erros, mais tarde vem-lhe aqui pedir ajuda.
Também são só 250m2....
E vocês a dar-lhe, eu estou a expor as ideias exactamente para evitar erros, caso contrario optava por uma solução standard como já tenho em parte do telhado, com vigotas e ripado em betão pré esforçado e deixava andar, depois isolava por dentro.
Quantos não ajudei eu a fazer, quando nos meus tempos de estudante tinha que trabalhar nas obras para fazer uns tustos, que nem 1cm tinham, ate agora que eu saiba não houve problema nem reclamação. Adiante se me diz 4cm para aquela brutalidade de área então vou ter que pensar em leca ou bolas de poliestireno, quero mesmo manter aquilo o mais leve possível.
Se puser uma laje aligeirada com bolas de poliestireno, ou leca também vou diminuir o coeficiente de transmissividade térmica da estrutura, evitando assim a necessidade do tal isolamento das vigotas.
também vou trabalhando no ramo quando estou, mas claro não das estruturas lages e essas coisas que a mim pouco me dizem
recobrimento 4cm com betão ligeiro, com leca ou esferas de EPS
Colocado por: MDA...o que conta e resolver problemas, e mais uma vez cito uma frase que me ficou de um Eng. que não era civil, que sabiamente dizia, e diz, "eu não preciso de saber tudo, só preciso de conhecer quem saiba"..
Colocado por: Luis K. W.Somos mesmo muita bons, não somos? :-)
«eu não preciso de saber tudo, só preciso de saber ONDE posso aprender (/estudar) o que me falta».