Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

O meu pai (com o qual eu e o meu irmão não falamos à cerca de 10 anos) contactou a minha mãe (sua ex-mulher)
    e disse-lhe que pretende fazer doações aos netos (provavelmente de imóveis). Pediu à minha mãe os nomes dos netos e a sua filiação.

As minhas dúvidas:

1. Ao fazer uma doação a menores (idades: 5 e 4 anos; 5 e 4 meses) os pais têm alguma intervenção no processo?
    2. Podem advir algumas despesas para os pais, decorrentes destas doações (IMI ou outros)no futuro?
    3. Pode o meu pai doar a totalidade dos seus bens imóveis, deixando os seus herdeiros directos (filhos) sem nada?
    4. Podem os pais recusar a doação que o avô pretende fazer aos netos? Como?

Obrigado
  2.  # 2

1. Ao fazer uma doação a menores (idades: 5 e 4 anos; 5 e 4 meses) os pais têm alguma intervenção no processo?
    Os pais são tutores dos menores.
    Os pais deverão administrar devidamente o que for doado aos seus filhos, e estes tomarão naturalmente posse dos bens quando chegarem à maioridade.

2. Podem advir algumas despesas para os pais, decorrentes destas doações (IMI ou outros)no futuro?
    Sim.

3. Pode o meu pai doar a totalidade dos seus bens imóveis, deixando os seus herdeiros directos (filhos) sem nada?
    Não sei...
    Mas, pense bem.
    É melhor (para os herdeiros em geral) ele doar aos netos do que vender tudo o que tem e esturricar o dinheiro com alguma miúda de 20-e-tal anos.

4. Podem os pais recusar a doação que o avô pretende fazer aos netos? Como?
    Eu não faria isso... nem pensaria mais no assunto!
    Se o seu pai , por despeito, vender tudo o que tem por meia dúzia de chavos, poderá esturricar o dinheiro a seu bel-prazer e os herdeiros directos não poderão fazer NADA.

Se o meu pai resolvesse doar uma partezinha do património que tem ao meu filho, eu daria PULOS DE CONTENTE.
    É que já não teria de me preocupar com o futuro dele!!

Desculpe-me o áparte, filipemp, mas não vejo porque é que você parece não ter ficado contente com a herança que o seu pai quer deixar aos netos... ou Você ainda estava à espera de herdar de uma pessoa com quem não fala há 10 anos?!

0.0081 seg. NEW