Iniciar sessão ou registar-se
    • PFrade
    • 28 março 2010 editado

     # 1

    Boa noite,

    Venho-vos pedir a vossa opinião, principalmente a quem já tem alguma experiência/sabedoria neste campo, esgotos de wc.

    Pretendo fazer remodelações num r/c de uma morada com cave, nomeadamente mudar o wc para o outro lado da casa, ou seja, para uma distância de 7 a 8 metros da posição actual.
    Sem perceber rigorozamente nada de construcção civil, foi-me dito que poderia ser uma obra algo complicada de se efectuar e dispendiosa.
    Foi-me também dado a conhecer um caso, duma pessoa que remodelou o seu wc num apartamento, nomeadamente deslocou a sanita cerca de 60cm, e a pessoa responsável pela obra disse que a única solução para se fazer a alteração era criar uma espécie de degrau, precisamente por causa do esgoto.
    Ora, não pretendia nenhuma situação desse género.
    Alguém me pode esclarecer sobre este assunto? É mesmo necessário essa espécie de degrau para se deslocar os esgotos de wc? Ou aquilo poderá ter sido uma situação isolada?

    Um outro assunto: neste momento o referido wc tem uma janela directa para a rua. Com a possível remodelação e em prol de sobretudo re-organização de espaços da moradia, o wc poderá ficar esse contacto directo com o exterior. Ainda assim, ficaria paredes meias com a cozinha, cuja a chaminé está encostada à referida parede.
    Que pensam disto?
    É realmente prioritário um wc com banhos ter contacto directo com o exterior, ou hoje em dia, há soluções suficientemente boas para a ventilação de wc?

    Desde já agradeço a disponibilidade.

    Pedro Frade
  1.  # 2

    Se conseguir por uma planta ou esboço da situação era melhor, marcando também a posição da caixa para onde irá o novo esgoto.
    Uma solução será o tubo ir no tecto da cave.
  2.  # 3

    De momento não possuo a planta da moradia, mas posso tentar arranjá-la. Mas é uma distância de cerca de 7 a 8 metros.

    Quanto a essa solução não nos agrada muito, visto que a cave será usada não só para arrumos e garagem, mas também para sala de estar e de jantar.
    Não há mesmo hipotese do esgoto ficar ao nível do já existente e de todas as outras tubagens? Ou seja, escondido pela placa?
  3.  # 4

    Se tem que romper a placa em 7 m isso não é viável. O tubo tem que ficar com uma inclinação cerca de 1%. Ou seja em cada metro desce 1 cm ao fim de 7 m, desce 7 cm, depois tem mais a altura do tubo. A ligação da sanita também tem que ter espaço, poderá usar sanita com descarga lateral á parede.
    Ou então como fica junto a uma parede exterior pode levar o esgoto para fora da moradia, assim já não tinha esses problemas.
    Mas sem um boneco não lhe posso adiantar mais nada.
  4.  # 5

    Então Sr aprendiz2 qual era a inclinação que punha se está com problemas de cotas?
  5.  # 6

    para o poder ajudar só com desenho faça um voçê mesmo e coloque aqui
  6.  # 7

    Neste caso de uma moradia, é um erro estar a aproveitar a descarga da antiga IS a uma distância de 7 metros, é que realmente haverá muitas outras soluções para ligar a uma outra caixa algures.
  7.  # 8

    Já tenho a planta, tanto a original como 2 possíveís projectos de alteração.

    Estou a tentar é descobrir como posso postar aqui os docs. Estão em JPEG.
    Já agora se alguém me quizer dar a dica ;)
      Planta original.JPG
    • PFrade
    • 29 março 2010 editado

     # 9

    Up's, acho que descobri...

    Vou pôe aqui entao as outras 2:
    Esta 1ª é a tal que o wc vai para uns 7 a 8 metros de distância. Se bem que a ideia é colocar uma sanita também debaixo da descada (que inverte o sentido, no original a escada sobe no sentido da seta, e neste caso a escada desde no sentido da seta).

    Penso que no outro projecto não haverá grande problema.


    Já agora, a casa tem mais exposição solar na parte de baixo. Que pensam disto? Que divisões se deverá privigiliar?
      Planta de teste 1.jpg
      Planta de teste 12.jpg
  8.  # 10

    A última:
      Planta de teste 2.jpg
  9.  # 11

    Boas

    Não será possível mostrar a planta da rede de saneamento existente?

    cumps
    José Cardoso
  10.  # 12

    Esta é a única planta que twenho da casa.
    Eu não sou o proprietário da mesma.

    Quem terá essa planta? O proprietário ou só na camara?
  11.  # 13

    Boas

    Quem terá essa planta? O proprietário ou só na camara?

    A câmara tem de certeza, o proprietário também terá ou devia ter.

    Vou começar pelo início da discussão:

    É mesmo necessário essa espécie de degrau para se deslocar os esgotos de wc?

    Em certos casos é a solução, neste caso acho que não.

    É realmente prioritário um wc com banhos ter contacto directo com o exterior, ou hoje em dia, há soluções suficientemente boas para a ventilação de c?

    Não tem de ter abertura para o exterior, mas terá de instalar ventilação.

    O que fazer? A minha opinião:

    Esqueça a antiga instalação. Faça a casa de banho e faça a nova instalação do saneamento. Vai ter de instalar 2 tubos de queda, um para a sanita (90 mm) e outro para os outros aparelhos (75 mm). Os tubos descem à cave, onde farão a ligação ao colector. Os tubos devem ainda ser prolongados até a um nível superior ao da cobertura para ventilação da rede. Faça também a ventilação da casa de banho: uma tomada de ar ligada a um tubo de ventilação que vai até um nível superior ao da cobertura.
    A posição dos tubos de queda e a sua ligação ao colector depende da disposição da cave e da restante rede de saneamento - colector e caixas de visita. Pode acontecer - ou não - que tenha de fazer mais uma caixa de visita.

    cumps
    José Cardoso
  12.  # 14

    Boas,

    Tenho novidades, mas que não ajudam muito.

    Não existe planta de rede de saneamento, pois na altura em que a moradia foi construida, ainda não era comum (e obrigatório) essas plantas.
    No entanto, a rede de saneamento também não está como eu pensava, isto porque no mesmo terreno desta moradia, existe um anexo, e a rede de saneamento junta-se com parte da rede de saneamento da "casa mãe".
    No entanto o proprietário disse que me explicava. Assim que tiver novidades posto aqui.

    Desde já agradeço a atenção e a ajuda possível.

    cumps

    (vou abrir um outro tópico para opinarmos sobre a arquitectura da casa e possíveis alterações. Pois a minha intenção era de se discutir vários temas, mas abordei mal a questão, focando apenas a parte de sanemaneto)
  13.  # 15

    Caro PFrade

    Já pensou numa solução de bombagem de esgotos? é bastante facil de instalar, pode ligar directamente à rede de esgotos e livra-se do problema das cotas.
    Veja este sistema, tem um custo aproximado de 300 a 400€
    http://www.homa-pumpen.de/uploads/tx_homaprodukte/Saniflux_GB.pdf

    qualquer esclarecimento disponha
    cumps
  14.  # 16

    inesborralho,

    vai colocar esta "publicidade" em todos os posts sobre esgotos que encontar?
    (mesmo nos que já estão inactivos à 1 ou 2 anos??)

    Porque não abre ums discussão na secção publicidade e apresenta lá os produtos todos?
    É só uma sugestão...

    Cmts!
    Concordam com este comentário: SofiaPaula
  15.  # 17

    Colocado por: riscasinesborralho,

    vai colocar esta "publicidade" em todos os posts sobre esgotos que encontar?
    (mesmo nos que já estão inactivos à 1 ou 2 anos??Cmts!
    Concordam com este comentário:SofiaPaula

    Depois ainda há quem diga por aqui que ninguém vem a este fórum para vender seja o que for
  16.  # 18

    peço desculpa se ofendi alguém, a minha itenção não era essa, é sim a de ajudar a encontrar soluções diferentes para problemas comuns
    mais uma vez lamento
  17.  # 19

    Colocado por: inesborralhopeço desculpa se ofendi alguém, a minha itenção não era essa, é sim a de ajudar a encontrar soluções diferentes para problemas comuns
    mais uma vez lamento


    Não lamente! Siga a sugestão do riscas, soluções diferentes para problemas comuns são sempre bem vindas =0p
  18.  # 20

    Inesborralho,

    Não ofendeu de forma alguma.
    Eu sou só mero utilizador/participante... em vias de construir.

    Para além das discusões correntes que me interessem sigo também atentamente a secção publicidade e penso até consultar (no momento apropriado) algumas das empresas que ali se apresentam (por exemplo as cozinhas JDias conseguiram desenvolver um tópico dinâmico e com algum conteúdo, mas existem bastantes mais...).

    Continuação!!
 
0.0236 seg. NEW