Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 21

Colocado por: marco1Carlos Gomes o que é isso de projeto aprovado em alvenaria?
    De qualquer forma sendo o Carlos o promotor não estou a ver com a correlação do caso deste topico que é um particular.
    continuação de boa sorte para os seus investimentos.

Bom dia Marco, o que eu quis referir é que a construção pode ser diferente do projeto aprovado, ponto. Não sou promotor , sou construtor, construo para meus clientes. Mas, obrigado pelo comentário.
  2.  # 22

Para todos os efeitos isso é promotor.
    para um particular isso de "com projeto aprovado" é na maioria das vezes uma falácia que apenas serve para empolar o preço.
    Concordam com este comentário: jorgealves, N Miguel Oliveira
  3.  # 23

Colocado por: Carlos Gomesmais confortável
    total em desacordo pois não raras vezes são exemplos de imóveis com brutais necessidades de arrefecimento.
    Concordam com este comentário: gil.alves
  4.  # 24

Colocado por: jorgealvestotal em desacordo pois não raras vezes são exemplos de imóveis com brutais necessidades de arrefecimento.
    Concordam com este comentário:gil.alves

Jorgealves, tudo depende do tipo e como isolar, por exemplo terminei agora uma construção de 140 mt2, como é sabido a grande percentagem de incidência de sol é sobre a cobertura, então levou: (debaixo para cima), 40mm de XPS encastrado entre as madres, depois duas mantas de lã mineral de 60 cruzadas, chapa da cobertura (simples com manta inferior de anti condensação), a chapa é trapezoidal logo preenchi os negativos com lã mineral de placa rígida recortada com o formato do trapezoidal, a ideia foi de criar uma superfície totalmente lisa por cima, depois XPS de 40 mm, tela de 3mm colada aquente nas juntas, por cima XPS de 60mm com tela geotêxtil de 30 gm e a finalizar godo de 25 mm de diâmetro da pedra. Resumindo tem, 240 mm de material isolante térmico/acustico.com um VMC a casa está super confortável.
  5.  # 25

Colocado por: Carlos GomesResumindo tem, 240 mm de material isolante térmico/acustico.com um VMC a casa está super confortável.
    Até pode estar confortável Carlos, mas o tipo de materiais, as suas camadas e espessura total deve ser estudada em conformidade com a aplicação. Por outras palavras, nem sempre mais é melhor, sob pena de provocar outros efeitos indesejáveis (que irão variar de caso para caso). Deverá existir o ponto certo de equilíbrio para tudo.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Carlos Gomes
  6.  # 26

Eu já me fartei de ver anúncios "com projecto aprovado", que até incluem plantas e 3Ds... e que ao ver com detalhe percebe-se que aquilo sem sequer é daquele terreno...

Um projecto aprovado tem tempo de um ano para começar a construir. O que levaria alguém a aprovar um projecto, a gastar dinheiro, sendo que isso apenas iria fazer empolar o preço do terreno tornando-o menos atrativo? Claro que pode haver situações dessas, por viúvez, divórcio, ganhou a lotaria e agora quer uma quinta, ou foi à falência e desistiu da ideia... mas em quase todas situações dessas, o tempo passa... a lei muda... e depois mesmo na compra, há questões ligadas com notorários, bancos, seguradoras... dificilmente encontra algo que ainda esteja em prazo e seja válido face a legislação em vigor nesse momento...

Muito cuidado com estes anuncios...
    Vale a pena a pseudo-poupança sendo que poderia fazer as coisas com calma, ao seu gosto, e proporcional à carteira que tenho?
  7.  # 27

Colocado por: Carlos Gomestudo depende do tipo e como isolar
    isolamento em demasia é um enorme problema em clima mediterrânico, pois ao reter demasiado o calor torna o imovél desconfortável, relembro que o ser humano liberta calor (umas vezes mais que outras) e que todo e qualquer equipamento electrico ou electronico igualmente liberta calor, assim como o simples acto de cozinhar ou tomar banho: tudo é calor, esses fenômenos têm que ser calculados senão aparecem as cars de espanto quando os imoveis são verdadeiros fornos e com camadas sobre camadas de isolamento termico.
    ps. não o conheço nem conheço qualquer construção executada\dirigida\promovida por si, somente estou a comentar o que presenciei muitas e muitas vezes.

ps 2: tenho muitas instalações (para não dizer quase a totalidade de Coimbra para baixo) que transferem muito mais calor em arrefecimento do que em aquecimento.
  8.  # 28

Voltando aqui ao tópico, já tirei da ideia terrenos com projeto aprovado e estou a pesquisar somente urbanos com viabilidade de construção para T3 ou T4 máximo 150 m2 cuja o esboço já tenho pensado, no entanto e após algumas pesquisas as duvidas adensam-se, ou seja:

- Pelo que li para pedir um PIP para ver o que posso construir no terreno antes de o adquirir, área de implementação, área de construção, distancia para as extremas, etc.. tenho de ter um projeto de arquitectura, isso não é por o cavalo à frente dos bois? como vou pagar um projecto se ainda nem comprei o terreno?

- No caso de um em concreto diz que o PDM diz que é área consolidada nível 2, fico com várias dúvidas:

- Uma varanda com 15,45m2 é considerado área de construção?

- O passeio à volta da moradia é considerado área de construção?

- È possível construir uma garagem 7x3 separada da moradia encostada num canto a dois muros da extrema do vizinho? (ficaria de frente para a entrada/portão no terreno)

- A piscina entra para área de construção? e quais as regras? Profundidade? distancia das paredes da casa? etc...

- Depois quando se fala em valor de construção por m2, é chapa 5? ou seja, construir uma casa não é o mesmo que construir uma garagem que são 4 paredes.

- Uma vez que tenho facilidade em conseguir bons descontos em vários materiais com ladrilhos, loiças de wc, cozinhas, torneiras, etc... será fácil arranjar um orçamento de um empreiteiro que me permita ser eu a fornecer estes equipamentos?

Obrigado desde já pela ajuda.
  9.  # 29

Colocado por: Sea4teccomo vou pagar um projecto se ainda nem comprei o terreno?

Comprar um projecto não é como comprar um carro.
    Pode comprar um projecto às peças.

Primeiro passo: Google, pesquise por Arquitectos perto de sí,
    Segundo: peça a 1 ou 2, com quem que mais empatizou, um relatório sobre determinado terreno...

Esse relatório não é nenhum Estudo Prévio nem nada. É apenas um Arquitecto a pegar na legislação para esse terreno e indicar o que poderá ou não fazer...

Não precisa de nenhum PIP antes de comprar um terreno. Mas deve sim, ver com um profissional qual a situação dalgum lote que viu anunciado para venda.

Este estudo custar-lhe-á talvez uns 150-300€.

Pode também ir à Câmara e pedir um Direito à Informação. É praticamente de borla.
    Apenas alerto-o que se não dominar a "linguagem" técnica, ou tiver azar com o funcionário municipal, arrisca-se a fazer asneira.
    Infelizmente, todas as Câmaras trabalham à sua maneira, e tenho apanhado casos que começaram muito mal por má informação prestada nas próprias Câmaras. A informação que lhe dão não é vinculativa, e na maioria dos que vi, são demasiado incompletos, ignorando pormaiores importantes que podem inviabilizar construir em determinado terreno.

Não facilite.

Outra mais valia de ir com um Arquitecto, é que já serve para ver como trabalha, se ouve, se responde, se é pró-activo... muito melhor conhecê-lo/a nesta fase, em que há pouco dinheiro em jogo, que mais tarde. Nesse relatório, o Arq. que enumere os pontos positivos e negativos do lote, use os negativos para negociar o preço da compra.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Sea4tec
  10.  # 30

Colocado por: Sea4tec- No caso de um em concreto diz que o PDM diz que é área consolidada nível 2, fico com várias dúvidas:

- Uma varanda com 15,45m2 é considerado área de construção?

- O passeio à volta da moradia é considerado área de construção?

- È possível construir uma garagem 7x3 separada da moradia encostada num canto a dois muros da extrema do vizinho? (ficaria de frente para a entrada/portão no terreno)

- A piscina entra para área de construção? e quais as regras? Profundidade? distancia das paredes da casa? etc...

- Depois quando se fala em valor de construção por m2, é chapa 5? ou seja, construir uma casa não é o mesmo que construir uma garagem que são 4 paredes.

Bem, com este tipo de dúvidas tão básicas... mas ao mesmo tempo tão particulares do seu municipio, o meu conselho é mesmo o de "pare... procure um profissional"... antes de fazer asneira.

E quando me refiro a um profissional, obviamente é um Arquitecto ou Solicitador/Advogado. Não o Agente Imobiliário que lhe quer vender o terreno.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Sea4tec
  11.  # 31

Colocado por: Sea4tec- Pelo que li para pedir um PIP para ver o que posso construir no terreno antes de o adquirir, área de implementação, área de construção, distancia para as extremas, etc.. tenho de ter um projeto de arquitectura, isso não é por o cavalo à frente dos bois? como vou pagar um projecto se ainda nem comprei o terreno?
    depende, mas par aum terreno urbanizável vc nao precisa de um PIP, precisa de falar com um arqº

Colocado por: Sea4tec
    Obrigado desde já pela ajuda.
    de resto todas essas questões tem de perguntar ao arqº DEPOIS de ele ter analisado o terreno e os regulamentos aplicáveis. que qq arqº sabe-lhe responder a tudo isso
  12.  # 32

Colocado por: antonylemosdepende, mas par aum terreno urbanizável vc nao precisa de um PIP, precisa de falar com um arqº

de resto todas essas questões tem de perguntar ao arqº DEPOIS de ele ter analisado o terreno e os regulamentos aplicáveis. que qq arqº sabe-lhe responder a tudo isso

Sim, a ideia é fazer isso mas por agora e enquanto não encontro o terreno "definitivo" quero tentar perceber ao máximo com o que posso contar e qual é o processo, não vale a pena estar a falar com um arquitecto sem ter um terreno concreto.
  13.  # 33

Colocado por: Sea4tecquero tentar perceber ao máximo com o que posso conta
    depende do terreno. a regra de um pode não ser igual para outro

Colocado por: Sea4tecnão vale a pena estar a falar com um arquitecto sem ter um terreno concreto.
    antes pelo contrário! pelo tipo de perguntas que tem vc devia solicitar a um arquitecto ajuda para escolher o terreno mais adequado
  14.  # 34

Colocado por: Sea4tec

Sim, a ideia é fazer isso mas por agora e enquanto não encontro o terreno "definitivo" quero tentar perceber ao máximo com o que posso contar e qual é o processo, não vale a pena estar a falar com um arquitecto sem ter um terreno concreto.

Esse é um erro.
    A opinião de um técnico sobre o terreno A ou o terreno B pode ser a diferença entre um excelente negócio ou a compra de um terreno vulgar e cheio de problemas
  15.  # 35

Colocado por: Sea4tecT3 ou T4 máximo 150 m2 cuja o esboço já tenho pensado

Colocado por: Sea4tecUma varanda com 15,45m2

Isso que está a fazer é que é colocar a carroça à frente dos bois... Já tem um esboço do que quer fazer antes de ter o terreno, quando o processo será o inverso: Primeiro arranja um terreno que lhe agrade, e depois a casa é desenhada conforme o que o terreno (e a envolvente) pede.
    Procure terrenos, e procure arquiteto que o auxilie na escolha.
  16.  # 36

Colocado por: Ruikodecarroçaà frente dos bois
    Isso... :-)
  17.  # 37

Colocado por: Sea4tecnão vale a pena estar a falar com um arquitecto sem ter um terreno concreto.

É ao contrário.
    Não deve é comprar terreno antes de falar com um Arquitecto. Poder pode... mas se souber exactamente o que dá para fazer ali, pode negociar melhor o preço.

0.0239 seg. NEW