Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boa tarde.

    Pretendo renovar uma moradia com 150 m2.
    É uma casa obsoleta, tem de se alterar tudo, desde canalização, rede elétrica, remoção de sótão e substituição de telhado e é necessário colocar isolamento térmico.
    Conseguem me dar indicações por onde começar? (projeto, licenças, apoios)
    Mais o menos quanto terei de investir?
    A moradia fica na zona de Braga.
    Obrigada.
  2.  # 2

    1_ Definir o capital máximo que consegue disponibilizar para essa renovação.
    2_ Aferir o real estado da casa, as necessidades de reparação e a prioridade de intervenção.
    3_ Com base nos dados recolhidos, começar a tratar dos projetos e do licenciamento.
    4_ Com base nos dados dos itens acima referidos, elaborar pelo menos um caderno de encargos.
    5_ Com os projetos e caderno de encargos, consultar empresas de quem tenha referências.
    6_ Já vai tarde, mas mais vais tarde que nunca. Acender umas velas a todos os santinhos da sua devoção.
    7_ Começar a poupar para os calmantes e para o transplante capilar.
    8_ ...
  3.  # 3

    Colocado por: GR2025Conseguem me dar indicações por onde começar?
    nao sabemos que obras necessita portanto se tem de ser licenciado ou não é uma incógnita. de resto, e em qualquer obra. um bom planeamento é fundamentas. qq tipo de projecto ou desenho que se consiga quantificar materiais, mão de obra e organizar o procedimento é uma mais valia para si.

    não vá em cantigas
  4.  # 4

    Colocado por: GR2025Mais o menos quanto terei de investir?
    mais uma vez, sem qq desenho, ou plano nem nós nem ningúem lhe vai saber dizer.. e nem um empreiteiro lhe sabe dizer isso 'a olho', não seja pato e não vá em conversas fiadas
  5.  # 5

    Colocado por: antonylemosnão seja pato e não vá em conversas fiadas

    Se for pedir opinião a um empreiteiro ele vai-lhe propor aquilo que for mais evidente e que para ele for mais vantajoso.
    Ao nível do isolamento vai-lhe propor capoto. Atendendo a que vai necessitar de reformular as redes técnicas interiores, o capoto pode não ser a solução mais indicada nesse caso
  6.  # 6

    Colocado por: zedasilvaAtendendo a que vai necessitar de reformular as redes técnicas interiores, o capoto pode não ser a solução mais indicada nesse caso


    Porquê?
  7.  # 7

    Colocado por: elfo106Porquê?

    Porque por norma eu tenho sempre alguma limitação de orçamento, por isso devo pensar os trabalhos de forma a caberem dentro do meu orçamento.
    Se é necessário reformular as rede interiores, a primeira coisa que lhe vão propor é começar a partir paredes.
    Se parto paredes vou ter que as reparar.
    Se é uma casa de 71, o tamanho das divisões não deve ser assim tão acanhado, assim sendo, porque não pensar em fazer novas redes sem partir nada e revesti-las a gesso cartonado com isolamento.
    Poupo o trabalho de andar a partir paredes, faço correção das pontes térmicas e por fora provavelmente só preciso de uma nova pintura
    Estas pessoas agradeceram este comentário: elfo106
  8.  # 8

    Colocado por: zedasilva
    Porque por norma eu tenho sempre alguma limitação de orçamento, por isso devo pensar os trabalhos de forma a caberem dentro do meu orçamento.
    Se é necessário reformular as rede interiores, a primeira coisa que lhe vão propor é começar a partir paredes.
    Se parto paredes vou ter que as reparar.
    Se é uma casa de 71, o tamanho das divisões não deve ser assim tão acanhado, assim sendo, porque não pensar em fazer novas redes sem partir nada e revesti-las a gesso cartonado com isolamento.
    Poupo o trabalho de andar a partir paredes, faço correção das pontes térmicas e por fora provavelmente só preciso de uma nova pintura


    Obrigado pela explicação, faz todo o sentido!

    edit: e já compensava ter um fiscal a acompanhar :) só de pensar no que ia poupar nessa brincadeira..
  9.  # 9

    Colocado por: elfo106já compensava ter um fiscal a acompanhar :)

    Compensa sempre ter um fiscal.
    Mais não seja para dar na tarraqueta dos Dono de Obra quando começam a pensar em esbanjar dinheiro.
  10.  # 10

    Colocado por: elfo106edit: e já compensava ter um fiscal a acompanhar :) só de pensar no que ia poupar nessa brincadeira..
    invista na fase de planeamento para reduzir ao máximo desperdício de tempo, material e dinheiro.
    Concordam com este comentário: zedasilva
  11.  # 11

    Colocado por: antonylemospara reduzir ao máximo desperdício de tempo, material e dinheiro.

    Uma casa de 71 tem certamente um corredor com azulejo "tipo século"
    Não gaste dinheiro a arrancar aquilo fora, deixe-os lá estrar sossegadinhos apenas com uma placa de gesso cartonado por cima.
    Daqui a 50 anos aos seus bisnetos quando os descobrirem, vão-lhe agradecer porque afinal o bisavô preservou a identidade da casa
  12.  # 12

    e se calhar as aduelas.... em madeira maciça, podem e devem ser preservadas ao invés de mudar tudo...
    fora outros pormaiores.
  13.  # 13

    Colocado por: zedasilvarevesti-las a gesso cartonado com isolamento

    Colocado por: zedasilvafaço correção das pontes térmicas

    Como é que se faz a correção de pontes térmicas com isolamento térmico pelo exterior?
 
0.0137 seg. NEW