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  1.  # 1

    Boa tarde
    tenho estado atento às sugestões do forum para eliminar humidade ascendente das paredes. Tenho o mesmo problema numa cave, que para além de ser desolador à vista, apresenta um cheiro caracteristico a humidade irrespirável.

    Estou tentado em seguir a sugestão de aplicar revestir a parede original com placas isolante e depois construir uma parede em gesso cartonado.

    Pergunto ao forum se este processo também eliminará o cheiro a humidade.

    Agradeço as dicas que me possam dar.
  2.  # 2

    Se é uma cave, tratar das paredes pode não ser o suficiente. Como está O CHÃO?

    Quanto ao cheiro (mofo/bolores/etc.), depende não só da eliminação da humidade, mas também da VENTILAÇÃO (=renovação de ar).
  3.  # 3

    Colocado por: Luis K. W.Se é uma cave, tratar das paredes pode não ser o suficiente. Como está O CHÃO?

    Quanto ao cheiro (mofo/bolores/etc.), depende não só da eliminação da humidade, mas também da VENTILAÇÃO (=renovação de ar).
  4.  # 4

    o chão assenta sobre um soleiramente geral que foi isolado com membrana antes da aplicação do pavimento ceramico. À partida o chão não apresenta problemas visiveis de humidade.
    A cave tem de um dos lados uma parede/muralha de sustentação de terras. Esta parede, apesar de isolada lo lado de fora de acordo com as melhores práticas, apresenta um elevado indice de humidade no seu interior (a pontos da tinta empolar toda e de haver salitre a cerca de 1m do solo). No lado oposto, a parede è em tijolo e dá para uma zona de jardim. Neste caso também tenho a parede um um elevado indice de humidade e salitre a 1 m do solo (para além da tinta empolada). O cheiro é insoportável. Como é que aconselha a resolução do tema?
  5.  # 5

    No seu caso e pela descrição, deve haver água/humidade debaixo das fundações que sobe por capilaridade, para as paredes.
    Solução típica isolar o mais possível essa parede. Existem ums argamassas Webber/Sika/Kerakoll, etc que isolam essas patologias.
    Pode também aplicar chapas de viroc, que são mais resistentes á humidade do que o pladur.
    Não tem fotos da situação? Seria melhor para podermos avaliar a solução.
  6.  # 6

    vou pedir uma maquina emprestada e depois envio a foto para me poderem dar a vossa opinião.

    De qualquer forma, qual é a vossa opinião quanto à eliminação do cheiro a humidade? basta a "parede" em viroc ou seria mais aconselhável uma parede em tijolo de 7 e abrir "furos" de ventilação entre o exterior e a nova parede (mas sem a trespassar)?
    • vmgl
    • 28 março 2010

     # 7

    O seu problema nada têm a ver com humidade por ascensão capilar, o seu problema é possivelmente e pelo facto de ser uma cave, as terras encostadas, possivelmente e quando da construção as paredes exterior ou não foram convenientemente isoladas ou apenas levaram uma pintura de preto com uma emulsão betuminosa que possivelmente teria mais agua que betume.
    neste momento pode apenas tentar a impermeabilização pelo interior utilizando uma argamassa osmotica directamente sobre o reboco, para isso terá de retirar a pintura.

    Pode usar estes produtos para o efeito:
    Weber.dry KF da Weber
    Idrosilex pronto da Mapei
    SikaTop Seal 107

    ao aplicar os dois primeiros produtos convém que o suporte tenha alguma humidade pois actuam por osmose ou seja bloqueiam todos os poros do reboco impermeabilizando a parede.
  7.  # 8

    Gostava de saber como é que o amigo vmgl tem tanta certeza, que não é capilaridade, sem ver. Mas depois a razão deve (possívelmente) ser outra causa. Se não é por por capilaridade como é que o fenómeno se manisfesta a 1 m do solo? Inclusive nas paredes que não estão em contacto com as terras.
    Amigo pjmferreira se construir uma parede de 7 cm é a melhor opção só não a aconselhei logo por dar mais trabalho. Deixe uma caixa de ar, preveja uma caleira para escoamento de águas na parte inferior da caixa de ar, evite que a água se instale na base da parede interior e ligue a caleira ao esgoto, se houver. Se Ventilar a caixa de ar melhor. Esta é a opção que eu utilizo sempre que construo caves.
    • vmgl
    • 28 março 2010 editado

     # 9

    Colocado por: francisco2Gostava de saber como é que o amigo vmgl tem tanta certeza, que não é capilaridade, sem ver. Mas depois a razão deve (possívelmente) ser outra causa. Se não é por por capilaridade como é que o fenómeno se manisfesta a 1 m do solo? Inclusive nas paredes que não estão em contacto com as terras.
    Amigo pjmferreira se construir uma parede de 7 cm é a melhor opção só não a aconselhei logo por dar mais trabalho. Deixe uma caixa de ar, preveja uma caleira para escoamento de águas na parte inferior da caixa de ar, evite que a água se instale na base da parede interior e ligue a caleira ao esgoto, se houver. Se Ventilar a caixa de ar melhor. Esta é a opção que eu utilizo sempre que construo caves.


    A humidade e tudo o que descrito acima aparece na CAVE que eu saiba as CAVES até agora estão abaixo do nível do solo porque senão não eram CAVES....
    Se utiliza o sistema que refere acima é porque constroi mal, porque se impermeabilizar as paredes das CAVES bem e com materiais de qualidade antes de encostar as terras, evita ter de fazer o que descreveu.

    Esclareçam as duvidas sobre este tema aqui:

    http://www.construlink.com/Homepage/2003_ConstrulinkPress/Ficheiros/MonografiasPrimeirasPaginas/mn_9_nov_2002_humidade6.pdf
  8.  # 10

    Caros amigos aqui estão algumas imagens da desgraça em que está a minha cave. Não tenho duvidas que foi mal isolada e drenada. O problema é que não tenho hipotese de atacar o tema por fora. Só me resta fazer algo pela parte interior. Gostaria de saber a vossa opinião relativamente às seguintes opções:

    a) Construção de uma parede em tijolo 7 - dizem que pode não ser solução, já que a médio prazo a humidade subirá também pela mesma. Que precauções devo tomar caso opte por esta solução

    b) construção da parede em pladur- há quem diga que a prazo também não é solução, já que a humidade que fica na parede de "origem" se irá alastrar ao pladur

    c) O cheiro a humidade desaparederá com a parede em pladur?

    d) ao ventilar a caixa de ar entre a parede original e a nova parede (pladur ou tijolo 7) não estou a contribuir para a redução do conforto termico da casa?

    e) será o pladur term aconselhado para este caso? este pladur é impermeável a este tipo de infiltrações?

    Agradeço muito a grande ajuda que me estão da dar!
      IMG00003-20100329-0823.jpg
  9.  # 11

    sr. pjmferreira

    sou novo aqui no forum e andava a pesquisar mesmo sobre uma situação idêntica á sua...essa foto quase parece tirada em minha casa...como resolveu o seu problema?
    eu tb já não tenho acesso à parede pelo exterior, mas o pior é que tb tenho este problema numa parede interior que está ligada à que fica enterrada....
    obrigado
  10.  # 12

    Esclareçam as duvidas sobre este tema aqui:

    http://www.construlink.com/Homepage/2003_ConstrulinkPress/Ficheiros/MonografiasPrimeirasPaginas/mn_9_nov_2002_humidade6.pdf


    Alguém pode disponibilizar o documento completo?

    Obrigado,
    Electrão
    •  
      FD
    • 19 agosto 2010

     # 13

    Colocado por: electraoAlguém pode disponibilizar o documento completo?

    Este também pode ajudar: http://www.civil.uminho.pt/alvenaria/docs/065_084.pdf

    Há tempos descobri este que também é muito bom: http://www.patorreb.com/pt/
  11.  # 14

    Boa Noite

    Estava a consultar o forúm por um problema semelhante... Também tenho uma cave, em que uma das paredes sofre mais com infiltrações (faz sustentação de terras).

    Vou avançar agora com uma intervenção correctiva do problema, mas tenha algum receio de gastar dinheiro e não ficar com o espaço em condições. Pensei em fazer as seguintes operações:

    - Tratar a parede que tem problemas (não sei bem com que produtos, mas esta discussão já me deu umas referências);
    - Montar uma parede de pladur hidrófugo, em redor de toda a cave, deixando uma caixa de ar entre este e a parede;
    - Criar uma abertura para o exterior de modo a esta caixa de ar "respirar";
    - Melhorar a renovação do ar da cave, criando um sistema de difusão de ar desde o exterior.

    De referir ainda que a cave tem um sistema de drenagem de água por baixo do piso, que desagua num colector com uma bomba, que faz a passagem para o esgoto. Durante o Verão o colector está completamente seco, mas no Inverno faz algumas descargas...

    Qual a vossa opinião sobre a intervenção? Acham que servirá para melhorar o espaço ao nível de cheiros, qualidade do ar e infiltrações?

    Estive a ver isto - http://www.koster.pt/pt_pt/foa-96-42/impermeabiliza%E7%E3o+de+caves+pelo+interior.html - mas parece-me que retiraria alguma altura da cave, sendo que o pé direito é algo baixo...

    Obrigado pelo apoio e espero que os meus problemas e possíveis soluções ajudem também o pjmferreira.
  12.  # 15

    Boa noite
    A humidade ascendente é um fenómeno que tem várias origens. Água no solo (cheia de minerais), água com dejectos e dos esgotos, humidade das terras, água da chuva misturada com minerais das terras, condensação capilar, condensação interior. Isto quer dizer que quando não é criada, na construção nova, uma barreira horizontal (camada impermeabilizante) a separar as terras da elementos construidos (pavimento térreo, sapatas, linteis, etc), tal como se faz na impermeabilização positiva nas paredes de retenção (apesar de habitualmente serem utilizadas apenas as emulsões betuminosas que pouco efeito têm), acontece que a água vai percorrer os capilares formados no processo de cura, através de um mecanismo chamado "Acção Capilar" que é inverso à gravidade (portanto, sobe). A água sobe transportando sais e minerais diversos, que quando chega à superfície "espalha" (tensão da água à superfície - chamado Coesão) antes de evaporar e deixar os sais em estado sólido novamente num processo chamado de Cristalização.
    Existe muita falta de informação e conceitos completamente errados à cerca deste problema tão comum. Existe uma marca que tem patenteado um sistema com 25 anos que resolve definitivamente o problema.
    Vejam esta brochura muito genérica sobre humidade ascendente e sobre o sistema CRISIN 76.
    http://www.koster.pt/files/KOESTER-System-brochure-Horizontal-Barriers-Against-Rising-Damp-In-Masonry.pdf
  13.  # 16

    estas discussoes interessam-me. mas apos ver a pagina,vem-me á ideia umas questoes;
    -o sistema ao aplicar-se em todas as paredes exteriores deve ficar incorportavel?$$$$
    -poderá ser aplicado em paredes de pedra,granito?
    -a estrutura nao sofre um abalo ao furarmos as paredes todas?
    - se utilizar este produto,ou similares para a subida da humidade pela parede,certo? e para onde ela vai? ela vai ter k continuar a subir,nao?
    tenho um res do chao com cerca de 70m2 em k todas as paredes exteriores sofrem deste mal.já as piquei,tirei o reboco já podre e a bater em oco. qual o passo mais certo a dar? nao kero ter o mesmo trabalho daki a 5 anos....
      casa amorim-6anos kiko 012.jpg
  14.  # 17

  15.  # 18

    http://www.koster.pt/files/KOESTER-System-brochure-Horizontal-Barriers-Against-Rising-Damp-In-Masonry.pdf

    Este sistema pode ser aplicado ou no interior ou no exterior. Habitualmente é aplicado pelo interior para protecção do sistema à intempérie, ou pelo facto de ser mais fácil reparar a habitação por dentro do que por fora, muitas vezes com revestimentos mais ricos.
    Relativamente ao preço, não é um sistema barato mas é definitivo, uma vez que o desenvolvimento dos canais capilares só ocorre uma vez, aquando da construção e ao serem selados pela acção da resina que cria um filme no interior da rede de canais capilares, pára definitivamente a sua acção.
    Não há qualquer abalo da estrutura uma vez que os buracos são de 14mm de diâmetro, não pondo em risco a estrutura.
    A humidade no solo só sobe se encontrar capilares activos, se não, apenas se mantém no terreno, ou subirá nas paredes onde não forem criadas as barreiras horizontais e que tenham capilares activos.
    A única forma de resolver o seu problema sem recurso a este sistema é picar e retirar todo o reboco antigo até chegar a uma base sólida, aplicar um redutor de poros
    e endurecedor de base de polímeros e silicatos: http://www.koster.pt/pt_pt/prodid-95-1876/4.01-polysil%AE+tg+500.html
    depois deve ser aplicada uma argamassa de restauro hidrofóbica de retenção de sais e eflorescências de difusão em aberto: http://www.koster.pt/pt_pt/prodid-95-1899/5.06-restoration+plaster+2+white.html e deixar como acabamento final (areado e branco neste caso). Se pretender um acabamento liso, deverá terminar com: http://www.koster.pt/pt_pt/prodid-95-1904/5.06-restoration+plaster+coat.html e depois pintar. Atenção à pintura final, uma vez que deve ser permeável ao vapor de água (mesmo), uma vez que esta argamassa é 4x mais porosa que um reboco normal e liberta grandes quantidades de vapor para travar a acção e fenómeno da cristalização.
    Nunca se esqueça que aplicar um reboco especial de retenção de sais significa reter o sais no seu interior e não impedir que eles subam. Logo, este sistema não é definitivo, uma vez que a argamassa vai retendo a acção dos sais até à saturação, que pode ocorrer (dependendo do grau de contaminação) entre 3 e 6 anos.
  16.  # 19

    Onde se comercializa este produto da koster?

    Obrigado
  17.  # 20

    Se tivesse feito o que eu fiz, consulta os contacto no site dos links acima, tinha logo encontrado:
    http://www.koster.pt/pt_pt/worldpers-100-137-37/portugal.html
 
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