Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Boa tarde,

Pretendo instalar como sistema de aquecimento e arrefecimento na casa que estou a projectar um sistema de ar condicionado mas não gosto de ver os aparelhos dentro das divisórias da casa colados junto ao tecto, parece um escritorio.
    Há forma de os esconder? Há alguns equipamentos que possamos colocar junto ao chão e tapa-los de alguma forma?
  2.  # 2

Boas
    Colocado por: LuisPereiraHá alguns equipamentos que possamos colocar junto ao chão e tapa-los de alguma forma?

A solução que procura é Ar-Condicionado por condutas. Fica escondido pelo tecto falso e só se vê as grelhas de ventilação.
    Cumprimentos
    Carlos
  3.  # 3

Colocado por: engcarlosBoas
    Colocado por: LuisPereiraHá alguns equipamentos que possamos colocar junto ao chão e tapa-los de alguma forma?

A solução que procura é Ar-Condicionado por condutas. Fica escondido pelo tecto falso e só se vê as grelhas de ventilação.
    Cumprimentos
    Carlos

Obrigado pela sugestão.
    Não fica caro uma solução dessas? Implica tectos falsos, passagens de condutas, unidade central.
    Mais soluções? por exemplo equipamento com "coberturas" que o disfarcem. o AC tem que ficar obrigatoriamente no tecto na horizontal ou podem por exemplo ficar como os radiadores e depois ter uma cobertura?
    Tenho visto essa solução em pastelarias e tenho notado que ao fim de algum tempo a parede á volta da entrada de ar fica escura...
  4.  # 4

Colocado por: engcarlosA solução que procura é Ar-Condicionado por condutas. Fica escondido pelo tecto falso e só se vê as grelhas de ventilação.
    E é eficaz? Qual é o espaço necessário para o tecto falso?
  5.  # 5

Boas
    Colocado por: mafgodE é eficaz? Qual é o espaço necessário para o tecto falso?

Desculpe a demora na resposta. Pelo que me foi dito é bastante eficaz e precisa de 26-30 cm de altura entre o tecto falso e a lage.
    Cumprimentos
  6.  # 6

7.  # 7

Aí está um desafio interessante para o arquitecto justificar os honorários. Ainda noutro dia vi uma solução em que a unidade interior estava dentro dos armários da cozinha, com a saída numa grelha ao longo da parede, junto ao tecto da sala. Já tinha mais de 10 anos e não se via nenhuma diferença de coloração, nem no tecto nem na parede. A unidade exterior também tinha um espaço próprio, não se via nada da rua. A única chatice era ter de tirar os tachos para fora na altura da manutenção. Com alguma dedicação e um bom projecto de execução, podem conseguir-se soluções para o que pretende.
  8.  # 8

Colocado por: AugstHillAí está um desafio interessante para o arquitecto justificar os honorários. Ainda noutro dia vi uma solução em que a unidade interior estava dentro dos armários da cozinha, com a saída numa grelha ao longo da parede, junto ao tecto da sala. Já tinha mais de 10 anos e não se via nenhuma diferença de coloração, nem no tecto nem na parede. A unidade exterior também tinha um espaço próprio, não se via nada da rua. A única chatice era ter de tirar os tachos para fora na altura da manutenção. Com alguma dedicação e um bom projecto de execução, podem conseguir-se soluções para o que pretende.

foi o nosso arquitecto que mencionou o assunto de esconder o AC. Já deu algumas ideias e eu procuro outras, tanto para as unidades interiores como exteriores.
  9.  # 9

sei que existe um sistema em que as condutas estão no chão soo um chão técnico e depois tem umas grelhas.
    não me perguntem qual é o sistema porque ainda só o vi em projecto, que irá ser dos prédios mais caros de Portugal.

Atenção aos ar condicionados em condutas porque tem ter de tectos amoveis para manutenção,troca e limpeza.
    Certas empresas de ar-condicionado só certificam os sistemas em hotéis, com acessos ás maquinas interiores. Falo com experiência própria. Também pode ser obrigatório ter grelhas para a respiração da maquina.
    tudo tem vantagens e desvantagens.

Não faça é como vi numa obra que levou centenas de caixas de pré-instalação e depois rebocaram-nas. Agora os clientes tem de partir ao reboco para descobrir as caixas.
    Isto para mim é simplesmente 'conisse' de uma grande empresa e que se diz que muito boa.
  10.  # 10

Colocado por: LuisPereiraAlguém conhece este equipamento?
    http://www.lgarcondicionado.com/lgac/product/cc09awr
    ou este
    http://www.lgarcondicionado.com/lgac/product/a09aw1

já vi este sistema aplicado e em termos estéticos fica muito bom.
  11.  # 11

Alguém já aplicou ou conhece alguém que aplicou? São fiáveis? Valores?
  12.  # 12

Boas, sim são fiáveis tal e qual como os equipamentos á vista desde que bem dimensionados e instalados.
  13.  # 13

Colocado por: frioBoas, sim são fiáveis tal e qual como os equipamentos á vista desde que bem dimensionados e instalados.

Está a referir-se a que equipamento?
  14.  # 14

Boas a todos , instalei sistema multi-split da mitsubishi : 1 máquina exterior colocada num nicho de reentrança feito de propósito para a esconder , sem visibilidade da rua e com porta de láminas espaçadas entre si 1 cm para a máquina não perder rendimento. No interior 5 máquinas : todas dentro do tecto falso com a tomada de ar para a máquina a ser feita por trás/debaixo do roupeiro onde foi criado um friso de 1 cm entre o chão e o roupeiro e entre o roupeiro e a parede ; a insuflação da máquina é feita sem condutas ,directamente na sanca de tecto falso criada de propósito á frente da máquina :imaginem que ao entrar no quarto o tecto falso é mais baixo 20 cm do que no resto da divisão e que esse rebaixo é da largura do roupeiro: o que acontece é que parece que passa por uma espécie de tunél ao entrar no quarto aumentando visualmente a amplitude da divisão. Os acessos para limpeza de filtros e acesso á placa electrónica das máquinas interiores é feita por dentro dos roupeiros , obviamente foi criado um tampo amovivel dentro do roupeiro . Assim sendo não tenho alçapões de acesso ás máquinas e não vejo as máquinas ....
    Atenciosamente
    Manuel Costa
  15.  # 15

É possivel colocar imagens dessa solução? Parece uma solução muito interessante mas só com a descrição é difícil compreender todos os aspectos.
  16.  # 16

Macos,

Parece-me interessante essa solução..

Poderia por fotos, de vários angulos, dessa solução? Fotos do interior.
    • eu
    • 10 maio 2010 editado

# 17

A melhor forma de esconder os ACs é... não os instalar.

Passo a explicar: se a casa tiver um excelente isolamento térmico e uma grande inércia térmica, passa bem sem o ar condicionado na maior parte das regiões.
  17.  # 18

Colocado por: euA melhor forma de esconder os ACs é... não os instalar.

Passo a explicar: se a casa tiver um excelente isolamento térmico e uma grande inércia térmica, passa bem sem o ar condicionado na maior parte das regiões.

Depende das opções de cada um. Eu prefiro ter uma sala cheia de grandes vidros e posso querer AC para a manter fresca no Verão, são opções!
  18.  # 19

boa tarde a todos , vou tirar as fotos e logo á noite colocoas aqui. Fica prometido.
    • eu
    • 10 maio 2010

# 20

Colocado por: LuisPereiraDepende das opções de cada um. Eu prefiro ter uma sala cheia de grandes vidros e posso querer AC para a manter fresca no Verão, são opções!

Sim, sem dúvida, cada caso é um caso. Já agora, se me permite a minha opinião, os grandes vidros podem ser uma ilusão. Em zonas isoladas e com boas vistas é possível criar ambientes fabulosos, sem dúvida. Mas em centros urbanos, pode ser um erro, devido à falta de privacidade. Na minha zona, a maior parte das vivendas de arquitectura moderna com grandes vãos, têm sempre os cortinados fechados. Para que servem os grandes vãos se é para estarem sempre fechados?

Mas lá, está, o que interessa é o que cada um gosta e prefere. Não entenda a minha intervenção como crítica, é apenas um ponto de vista.

0.0166 seg. NEW