Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 21

Mas lá, está, o que interessa é o que cada um gosta e prefere. Não entenda a minha intervenção como crítica, é apenas um ponto de vista.

As criticas desde que sejam construtivas são sempre bem aceites.
    Eu tenho janelas grandes por opção e muito provavelmente irei precisar de AC. Vou esperar para o instalar mas vou preparar a pré-instalação, daí as minhas questões e a minha preocupação em "esconder" os equipamentos.
  2.  # 22

Colocado por: LuisPereira
    Mas lá, está, o que interessa é o que cada um gosta e prefere. Não entenda a minha intervenção como crítica, é apenas um ponto de vista.

As criticas desde que sejam construtivas são sempre bem aceites.
    Eu tenho janelas grandes por opção e muito provavelmente irei precisar de AC. Vou esperar para o instalar mas vou preparar a pré-instalação, daí as minhas questões e a minha preocupação em "esconder" os equipamentos.

O melhor então será optar pelas condutas. Não digo que não dê para esconder, mas como? Uma caixa em pladur? Uma caixa na propria parede? Escondidas no tecto falso? Acho que qualquer uma destas opcções irá contra as especificações técnicas de montagem recomendadas pelas marcas, e em caso de avaria, o suficiente para perder a garantia. Pense bem, não quero mudar a sua opinião, mas já existem splits bem engraçados que não têm nada a ver com aquelas caixas brancas de á uns anos.

Abraço, Pedro
  3.  # 23

Primeira foto : depois de se colocar a máquina interior por condutas fez-se o armário á sua medida...
      IMG_1113.JPG
  4.  # 24

esta foto é de outro quarto mas é para terem a ideia de como foi feito o acesso para limpar o filtro e o acesso a´caixa que tem a placa electrónica em caso de avaria : abre-se a porta do roupeiro tira-se a prateleira de cima que é amovivél desaperta-se o tampo e temos o acesso á máquina...
      IMG_1108.JPG
  5.  # 25

aqui sá falta o tampo com as grelhas
      IMG_1107.JPG
  6.  # 26

as grelhas serão como as desta amostra ...
      IMG_1121.JPG
  7.  # 27

o roupeiro é que foi feito no alinhamento da máquina...
      IMG_1112.JPG
    • macos
    • 11 maio 2010 editado

# 28

Como já expliquei , é uma máquina de condutas mas nos quartos não se colocaram as condutas , apenas se colocou a máquina : deita o ar pela grelha das fotos acima e o retorno de ar á máquina é feito por baixo dos roupeiros que ficaram com um friso inferior de 1 cm e desviados da parede permitindo a circulação de ar á máquina , claro que teve de ser muito bem feito o isolamento á volta do roupeiro para que á maquina mais facilmente e económicamente climatize todo o espaço : insuflar junto ao tecto e retorno de ar junto ao soalho... as fotos seguintes são de como foi feito o friso inferior dos roupeiros e como foi distarçado...
      IMG_1111.JPG
  8.  # 29

outra
      IMG_1109.JPG
  9.  # 30

mais uma
      IMG_1110.JPG
  10.  # 31

espero ter ajudado , quanto ás outras máquinas ( sala e cozinha ) foram colocadas com condutas , recolhendo o ar num lado da divisão e insuflando na outra ponta para melhor climatização de um espaço maior ; para melhor terem uma ideia do que é possivel fazer : a máquina da cozinha está no tecto falso da lavandaria para não se ver o alçapão de acesso na cozinha... e a da sala está dentro do tecto falso rebaixado da sala mas com o acesso ao filtro e caixa com a placa eletrónica a ser feito pelo interior do armário dispenseiro da cozinha ...

esta foto é da insuflação da cozinha : friso total por cima do vão grande de janela...
      IMG_1117.JPG
    • macos
    • 11 maio 2010 editado

# 32

e esta é da sala onde se vê o ressalto do tecto falso criado para dividir a zona de jantar da zona de estar aproveitado para insuflar o ar condicionado por uma grelha...
      IMG_1116.JPG
  11.  # 33

Boas, estive ausente, são precisamente essas unidades ou as mesmas unidades mas colocadas na parede rente ao chao e com um tipo de movel estetico a ocultala- é outra das soluções.
    cump
    Estas pessoas agradeceram este comentário: JM82
    • macos
    • 11 maio 2010 editado

# 34

Verifique as necessidades de aquecimento e arrefecimento da casa - isso é fácil de conhecer pois a informação está disponivel e bem explicita no projecto de térmica - depois é só não esquecer : o ar quente sobe , o ar frio desce : logo terá maior rendimento e menor consumo de climatização se por acaso tiver maior necessidade de arrefecimento e colocar as máquinas de A/C junto ao tecto : e vice versa !

Atenciosamente , Manuel Costa

P.S: com as mesmas máquinas pode insuflar em grelha pelo chão paralelamente ás janelas , mas é preciso prever bem o espaço das condutas antes da colocação da betonilha de piso ...
  12.  # 35

macos,

obrigado pelas fotos e ideias que nos deu, sem duvida que esteticamente fica excelente (para o meu gosto claro está).

só tenho uma duvida/preocupação, se um desses split se avariar como é que se faz o acesso? se for necessário retirar algum? vai ser um sarilho ou estou a ver mal.
  13.  # 36

Não posso dizer que seja simples , mas : como já descrevi em caso de avaria o acesso á placa eletrónica e ao filtro para limpeza é feito pela porta do roupeiro ( ver foto 1 e foto 2 ) esta solução resolve 98% das avarias , em caso de avaria grave o painel de madeira que tem a grelha de ventilação em madeira terá que sair ; quanto ás máquinas que estão dentro do tecto falso será feito o costume : recortar o pladur retirar, reparar e recolocar as máquinas e reparar o pladur ( esta é uma das vantagens do tecto falso em pladur )

Manuel Costa
  14.  # 37

Colocado por: macosNão posso dizer que seja simples , mas : como já descrevi em caso de avaria o acesso á placa eletrónica e ao filtro para limpeza é feito pela porta do roupeiro ( ver foto 1 e foto 2 ) esta solução resolve 98% das avarias , em caso de avaria grave o painel de madeira que tem a grelha de ventilação em madeira terá que sair ; quanto ás máquinas que estão dentro do tecto falso será feito o costume : recortar o pladur retirar, reparar e recolocar as máquinas e reparar o pladur ( esta é uma das vantagens do tecto falso em pladur )

Manuel Costa

Sem duvida está um trabalho interessante que irá ter uma apresentação final limpa. No entanto, tenho algumas duvidas/comentários que acho importantes:

- Acontece algumas vezes, o ventilador simplesmente avariar, pelo que acho optimista esse valor de 98%.
    - Preocupa-me essas entradas de ar estreitas por baixo e tras dos roupeiros sem acesso para limpeza.
    - Quase de certeza que perdeu direito a qq garantia da marca com esse tipo de instalação.
    - Os tectos falsos, se tiverem isolamento em manta de vidro, deve ter um cuidado extra na vedação entre baixo/cima pladur para evitar movimentação de particulas.

Abraço, Pedro
  15.  # 38

Analiso a negrito e acrescento

Sem duvida está um trabalho interessante que irá ter uma apresentação final limpa. No entanto, tenho algumas duvidas/comentários que acho importantes:

- Acontece algumas vezes, o ventilador simplesmente avariar, pelo que acho optimista esse valor de 98%.
    Concordo , este sistema não deve ser usado em máquinas de A/C do AKI ou afins...o sistema multi-split intalado é da mitsubishi

- Preocupa-me essas entradas de ar estreitas por baixo e tras dos roupeiros sem acesso para limpeza.
    Em princípio não será problema pois penso que a aspiração central e o filtro da máquina tratarão melhor esse espaço do que serão tratadas as condutas que normalmente se colocam nessas máquinas

- Quase de certeza que perdeu direito a qq garantia da marca com esse tipo de instalação.
    Não concordo , já que a maneira de fazer não foi ideia isolada minha ,mas sim fruto de uma reunião de obra dirigida ,como sempre ,pela minha arquitecta .A situação teve o aval e foi coordenada pela empresa inataladora do A/C ,todos os promenores assim como as condutas nas outras instalações sofreram análise de débito de ar em m3

- Os tectos falsos, se tiverem isolamento em manta de vidro, deve ter um cuidado extra na vedação entre baixo/cima pladur para evitar movimentação de particulas.
    Concordo , mas não coloquei lã de rocha por cima do tecto falso .
    Abraço, Pedro
  16.  # 39

Boas,

Vejo que foi tudo muito bem pensado ( excepto os tectos que parecem não ter isolamento) e acredito que não deverá ter grandes imprevistos. A garantia, em caso de problemas, só se for suportada pelo instalador (peça por escrito c/ montagem especifica pormenorizada), pq esse tipo de instalação certamente vai contra algumas especificações de montagem da marca, motivo para, em caso de avaria, se descartarem logo.

Abraço, Pedro
  17.  # 40

Colocado por: macose esta é da sala onde se vê o ressalto do tecto falso criado para dividir a zona de jantar da zona de estar aproveitado para insuflar o ar condicionado por uma grelha...
      IMG_1116.JPG

Este rasgo no tecto falso vai ficar assim ou vai colocar um rebordo de inox?

Eu na minha moradia vou também colocar assim na sala e na suite, mas estou mais inclinado para Daikin ou Panasonic.

0.0241 seg. NEW