Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 41

Daikin - excelente mas mitsibishi tem máquinas interiores de condutas só com 20 mm de altura ... para mim fez diferênça.

panasonic - máquinas interiores de condutas não conheço e não tenho feed back.

quanto ao friso da sala , leva grelha de inox sem rebordo. é uma grelha da silanca .
  2.  # 42

Colocado por: macosDaikin - excelente mas mitsibishi tem máquinas interiores de condutas só com 20 mm de altura ... para mim fez diferênça.

panasonic - máquinas interiores de condutas não conheço e não tenho feed back.

quanto ao friso da sala , leva grelha de inox sem rebordo. é uma grelha da silanca .

Ok, mitsibishi tb é muito bom. Mas na Daikin as maquinas domésticas todas têm 20 cm de altura...!

Tem fotos da tal grelha inox?
  3.  # 43

O rebordo de inox que falei era qualquer coisa deste tipo:
      vsw351_1.jpg
  4.  # 44

mas para esconder os AC terá sempre que ser com aparelhos de condutas, certo?
  5.  # 45

Colocado por: sergyiomas para esconder os AC terá sempre que ser com aparelhos de condutas, certo?

Penso que sim.
  6.  # 46

Estou a construir uma casa e estou na fase em que tenho de tomar algumas decisões... Neste momento existe a pré instalação de A/C mas para equipamentos Split Mural.
    As minhas dúvidas são:
    - É possível utilizar a instalação já executada para aplicar o split no tecto falso? Ou seja de conduta.
    Exemplo: http://www.samsung.com/pt/consumer/home-appliances/air-conditioner/duct-type/EH052EAV/index.idx?pagetype=prd_detail
    Ou existem outras opções? A intenção é esconder tudo que seja relacionado com o A/C, pois nem os LG´s mais apelativos me convencem a nível estético.
    - A outra duvida é : é suficiente um único split para uma sala de 39m2 com pé direito de 2.5m? A sala tem aberturas generosas (orientadas a poente) mas vãos ser instalados pelo exterior estores orientáveis
    - Por último: É possível a instalação da unidade exterior no local assinalado na foto em anexo sem que o desempenho seja prejudicado? Isto porque facilita a nível de manutenção e sempre é menos um "môno" na cobertura!

Cumps
    Márcio Carvalho
    Concordam com este comentário: PMMA
      06.jpg
    • macos
    • 9 junho 2010 editado

# 47

Colocado por: m.carvalhoEstou a construir uma casa e estou na fase em que tenho de tomar algumas decisões... Neste momento existe a pré instalação de A/C mas para equipamentos Split Mural.

Pela foto está a tempo de refazer / repensar / alterar /mudar de sitio tudo o que quiser...

As minhas dúvidas são:
    - É possível utilizar a instalação já executada para aplicar o split no tecto falso? Ou seja de conduta.
    Exemplo:http://www.samsung.com/pt/consumer/home-appliances/air-conditioner/duct-type/EH052EAV/index.idx?pagetype=prd_detail

Depende se será sistema multi-split ou mono-split (uma máquina exterior para 5 máquinas interiores ou uma máquina exterior por cada máquina interior)...depende como quer a insuflação do ar do A/C...(Zonas de tecto falso com alturas diferentes para na quebra de altura levar a grelha ? etc )atênção ao esgoto da máquina e ao sítio onde estão os pontos de pré-instalação ...
    Tem que ler os posts acima...

Ou existem outras opções? A intenção é esconder tudo que seja relacionado com o A/C, pois nem os LG´s mais apelativos me convencem a nível estético.
    - A outra duvida é : é suficiente um único split para uma sala de 39m2 com pé direito de 2.5m? A sala tem aberturas generosas (orientadas a poente) mas vãos ser instalados pelo exterior estores orientáveis

A minha sala tem 42 m2 e foi instalada uma máquina de 50 000 btu.s ( existem muitas opções de potência aquecimento / arrefecimento )

- Por último: É possível a instalação da unidade exterior no local assinalado na foto em anexo sem que o desempenho seja prejudicado? Isto porque facilita a nível de manutenção e sempre é menos um "môno" na cobertura!

são as máquinas interiores que precisam de manutênção(filtros) , se a máquina exterior avariar a empresa de manutênção não cobra mais por ir acima do telhado...vejo que vai ter cobertura plana e assim sendo a máquina exterior colocada na cobertura não se vê...

eu tenho cobertura inclinada de telha e a máquina exterior ficou num nicho exactamente igual ao seu !!! mas foi ALTAMENTE recomendado pelo instalador de A/C que a porta em grelhas que tapará esse nicho tivesse muito boa abertura ( do tipo grelha sim grelha não) ou seja a máquina tem que se ver do lado de fora pois a perda de rendimento é muito significativa se não houver excelente renovação de ar junto da máquina exterior!

Cumps
  7.  # 48

Pela foto está a tempo de refazer / repensar / alterar /mudar de sitio tudo o que quiser...

Claro que estou, mas se fosse possivel utilizar a instalação existente de A/C serie o ideal pois poupava, se nao for possivel fazer isso terei de refazer tudo em função do sistema por condutas. O sistema lá instalado é o de split mural, ou seja, o esgoto, fonte energética, etc estao situados numa das paredes (por exemplo nos quartos em cima da porta). A minha pergunta é se é possivel fazer a "puxada" para o tecto e trabalhar a partir dai.
    Depende se será sistema multi-split ou mono-split (uma máquina exterior para 5 máquinas interiores ou uma máquina exterior por cada máquina interior)...depende como quer a insuflação do ar do A/C...(Zonas de tecto falso com alturas diferentes para na quebra de altura levar a grelha ? etc )atênção ao esgoto da máquina e ao sítio onde estão os pontos de pré-instalação ...
    Tem que ler os posts acima...

A ideia é ter uma unica máquina exterior.

são as máquinas interiores que precisam de manutênção(filtros) , se a máquina exterior avariar a empresa de manutênção não cobra mais por ir acima do telhado...vejo que vai ter cobertura plana e assim sendo a máquina exterior colocada na cobertura não se vê...

eu tenho cobertura inclinada de telha e a máquina exterior ficou num nicho exactamente igual ao seu !!! mas foi ALTAMENTE recomendado pelo instalador de A/C que a porta em grelhas que tapará esse nicho tivesse muito boa abertura ( do tipo grelha sim grelha não) ou seja a máquina tem que se ver do lado de fora pois a perda de rendimento é muito significativa se não houver excelente renovação de ar junto da máquina exterior!

A cobertura é plana, e tem 50cm de platibanda ou seja depois te ter a cobertura feita (pendente,acabamento final) mesmo que seja colocado no meio da cobertura basta nos afastarmos uns 50m que vê-se perfeitamente a unidade exterior, dai a minha pergunta se é possivel instalar a unidade em baixo, tem ventilação, fica escondida, e é mais facil a sua manutenção. Falta saber se a ventilação é suficiente, dai a minha pergunta.
  8.  # 49

Nos sistemas multi-split apenas precisa dos tubos de cobre e do esgoto junto do sítio onde quer a máquina interior ( mande puxar já para dentro do tecto falso pois mesmo que depois seja mural pode sempre descer junto á máquina e nem se vê)(precisa de 25 cm de espaço dentro do tecto falso e prever o acesso á limpeza do filtro)(e como insuflar): a alimentação da máquina interior é feita através da máquina exterior , mas de cada ponto tem que ir á máquina exterior .

Se os tubos instalados dão ou não :sim dão ! são os mesmos mas se estiver bem feito terá espessuras diferentes para cada potencia interior :por exemplo se no quarto leva um 9 000 btu.s terá tubo de cobre de 3/4 a 1/2 e se o da sala for de 50 000 btu.s terá tubagem de 1/2 e 3/4 e não pode alterar as potências das máquinas interiores sem perdas de eficiência e rendimento ( mesmo que se faça compensação de pressão há sempre limites)

Máquina exterior cá em baixo no nicho sem problemas mas :

9.  # 50

Macos obrigado pelo esclarecimento.
    Quanto á colacação da unidade exterior se o unico problema é a ventilação , penso não ser problema naquele local facilmente consigo criar grelhas que permitam uma boa ventilação. Este nicho é um bom local pois apenas é visivel das traseiras da casa, ao contrario da colocação do mesmo na cobertura.

Cumps
    Márcio Carvalho
  10.  # 51

Tanks e boas obras !!!!!!!!!!!!
  11.  # 52

cá vai uma foto da minha solução para a máquina exterior ...
      arcondpeq.jpg
  12.  # 53

Gostaria de discutir com os participantes no forum as diferentes opções para a colocação de unidades de AC.

Como exemplo os modelos apresentados em:
    http://www.daikin.pt/products/for_your_home/multi_room_solution/default.jsp

Qual a melhor solução?
  13.  # 54

Colocado por: LuisPereiraGostaria de discutir com os participantes no forum as diferentes opções para a colocação de unidades de AC.

Qual a melhor solução?

Refere-se ao modelo EMURA ?
  14.  # 55

Colocado por: macos
    Colocado por: LuisPereiraGostaria de discutir com os participantes no forum as diferentes opções para a colocação de unidades de AC.

Qual a melhor solução?

Refere-se ao modelo EMURA ?

Não, queria me referir sobre os restantes modelos, de tecto, parede, chão...
  15.  # 56

Caro Luis Pereira , a daikin é das melhores marcas de A/C apenas a mitsubishi se equipara , entre estas duas marcas escolhe entre o que de melhor há neste mercado , fica sempre bem servido para a vida !

A melhor solução já é para apenas você decidir : de chão , mural , de condutas é tudo uma questão de gostos versus € .

Eu preferi de condutas , Aqueço e arrefeço a casa pelo sistema de domótica (que também controla os A/C) , não sei e não vejo onde estão e apenas sei que estou mais a família confortável - este é o meu conceito .Instalei mitsubishi multi-split mas sei que a daikin se equipara.
    • mtiago
    • 21 junho 2010 editado

# 57

Colocado por: macosCaro Luis Pereira , a daikin é das melhores marcas de A/C apenas a mitsubishi se equipara , entre estas duas marcas escolhe entre o que de melhor há neste mercado , fica sempre bem servido para a vida !

A melhor solução já é para apenas você decidir : de chão , mural , de condutas é tudo uma questão de gostos versus € .

Eu preferi de condutas , Aqueço e arrefeço a casa pelo sistema de domótica (que também controla os A/C) , não sei e não vejo onde estão e apenas sei que estou mais a família confortável - este é o meu conceito .Instalei mitsubishi multi-split mas sei que a daikin se equipara.

Ola a todos.

Em relação à afirmação do user... vou apenas reformular! Na passada Sexta feira decidi visitar um dos maiores instaladores de AC da zona centro-sul (a empresa fica no Entroncamento). E estive lá cerca de 2 horas a conversar com um dos responsáveis da loja que me indicou que os melhores AC's são das marcas DAIKIN, PANASONIC e MITSUBISHI.

Todas mais ou menos equiparadas, talves a MITSUBISHI apresente soluções um pouco mais baratas. Que fique para nota quem fabrica os AC's MITSUBISHI é a DAIKIN.

Em relação à domótica qualquer AC dá para controlar...

Os aparelhos murais são aqueles que estão sempre um passa à frente dos outros a nível de tecnologia... pois são os que vendem mais...

Principais diferenças DAIKIN e PANASONIC : (atenção que o preço é idêntico) aparelhos murais.

Daikin - Topo de gama
    - Melhores funções dos sensores de presença;
    - Um pouco mais económicos no consumo;

PANANONIC - Topo de Gama
    - Melhores filtros de partículas/pólen/odores/ácaros (totalmente electrostáticos enquanto a Daikin é apenas parcial));
    - Sensor de cheiro (caso haja um cheiro forte na divisão, o sensor liga o AC automaticamente e só depois de eliminar o cheiro é que se desliga automaticamente).
    - Programa de aumento e iões positivos de modo a eliminar a sensação de ar pesado que os AC's passam causar.

Em relação a A/C por condutas desisti... o senhor da loja referiu que nenhuma marca no mercado têm estes A/C com filtros anti ácaros/pólen e desumidificação a nível doméstico... (existe a nível industrial mas são muitos €€€€€€) sem contar que a nível de limpeza de condutas pode ser um problema, pois as condutas têm sempre tendência a ganhar humidade (quem tem as máquinas longe dos difusores é muito perigoso por causa das bactérias)...

Como a minha esposa é asmática tive de esquecer a parte estética e passar para a funcional, se para ter boa filtração de ar e uma divisão sem odores vou ter que ter um emplastro na parede que se lixe... o que interessa é a parte saudável...

para já estou inclinado para a Panasonic, mas vou continuar a pesquisar
  16.  # 58

Olá.

Aproveitando este excelente tópico aqui fica uma dúvida: o nosso A/C vai ser todo mural. No entanto, na situação representada pela imagem foi-nos sugerido por quem vai instalar o AC o seguinte: em vez de colocar 2 equipamentos mural (1 no quarto e outro no quarto de vestir) colocar 1 AC de conduta - representado pelo quadrado verde- com uma grelha direccionada para o quarto e outra para o quarto de vestir. Esta solução surgiu uma vez que não há forma rentável e lógica de o colocar no quarto de vestir um AC mural. (todas as portas são de abertura total até ao tecto).

Será a melhor solução? Aguardamos opiniões/sugestões (com a urgência do costume) :P

Obrigado
      111.png
  17.  # 59

Colocado por: mtiagoQue fique para nota quem fabrica os AC's MITSUBISHI é a DAIKIN.

que fique bem claro que esta afirmação é completamente errada,

o mesmo já não acontece em relação entre a Daikin e a Panasonic em que as unidades interiores são fabricadas nos mesmos locais, sendo que as unidades exteriores são fabricadas nas "antigas" fabricas da Daikin,

se procurar outras opiniões sem ser a do vendedor da JeronimosClima (e o da loja que parece que nem percebe grande coisa) poderá ficar com uma melhor ideia sobre as reais diferenças entre as diferentes maquinas e soluções,

Colocado por: mtiagoo senhor da loja referiu que nenhuma marca no mercado têm estes A/C com filtros anti ácaros/pólen e desumidificação a nível doméstico

de serie, todos os A\C fazem desumidificação e os filtros são opcionais e podem ser adptados a qualquer maquina,

Colocado por: mtiagopois as condutas têm sempre tendência a ganhar humidade (quem tem as máquinas longe dos difusores é muito perigoso por causa das bactérias)

por sinal é exactamente o oposto,
    o ar arrefecido é seco,
  18.  # 60

E à nossa questão alguém poderá responder? :P Obrigado

0.0273 seg. NEW