Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Adquiri em tempos um terreno e Coloquei uma vedação delimitando a minha propriedade de um caminho público.
    Qual é o meu espanto que agora um vizinho refere que a vedação está num triângulo de terreno que não é caminho público mas que lhe pertence, ficando assim a minha passagem muito reduzida.
    Assim pergunto o que devo fazer: adquirir o pedaço do terreno através de um contrato de promessa de compra e venda de terrenos daqui a 15 anos ou de um contrato de Cedência de passagem com direito de superfície.
    Acresce a isto, Referir que sobre terreno desse vizinho ele tem um empréstimo que apenas liquida daqui a 15 anos. Preciso de uma resposta urgente que o vizinho é emigrante e vai embora. .
  2.  # 2

Colocado por: CB1972Qual é o meu espanto que agora um vizinho refere que a vedação está num triângulo de terreno que não é caminho público mas que lhe pertence, ficando assim a minha passagem muito reduzida.

O terreno está Georreferenciado? Se estiver é ver as confrontações e ver se está a ocupar mesmo o terreno do vizinho.

Se for uma vedação simples eu diria para a alterar para as delimitações do seu terreno.

Colocado por: CB1972Acresce a isto, Referir que sobre terreno desse vizinho ele tem um empréstimo que apenas liquida daqui a 15 anos.

Com a compra do terreno o vizinho pode abater o crédito, é só ele entrar em contacto com o banco.
    Só há cedência de passagem se o banco autorizar (não vai).
  3.  # 3

Colocado por: CB1972Preciso de uma resposta urgente

Se é um assunto urgente, um fórum não será o melhor local para esperar por uma resolução. Contate um solicitador ou advogado que perceba da matéria...
    Concordam com este comentário: rod_2000
  4.  # 4

Muito obrigada, Rod_2000. Ajudou muito.

Bem-haja.

CB
  5.  # 5

Colocado por: CB1972Preciso de uma resposta urgente

Olá, procure um Solicitador ou Advogado, em vez de engonhar na net...
    Concordam com este comentário: fagulhas
  6.  # 6

Colocado por: CB1972Adquiri em tempos um terreno e Coloquei uma vedação delimitando a minha propriedade de um caminho público.
    Qual é o meu espanto que agora um vizinho refere que a vedação está num triângulo de terreno que não é caminho público mas que lhe pertence, ficando assim a minha passagem muito reduzida.
    Assim pergunto o que devo fazer: adquirir o pedaço do terreno através de um contrato de promessa de compra e venda de terrenos daqui a 15 anos ou de um contrato de Cedência de passagem com direito de superfície.
    Acresce a isto, Referir que sobre terreno desse vizinho ele tem um empréstimo que apenas liquida daqui a 15 anos. Preciso de uma resposta urgente que o vizinho é emigrante e vai embora. .

Você não tem a descrição do terreno com as confrontações?
    Nas confrontações aparece o caminho público ou o nome do seu vizinho?
    Na descrição aparece alguma referência a "direito de passagem" dos vizinhos?

Essas coisas devem ser lidas antes de vedar, mas na pior das hipóteses, tira a vedação.

EDIT: se não sabe o que está na descrição peça uma "certidão permanente" que tem lá tudo isso.

0.0112 seg. NEW