Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Bom dia,

Antes de mais, e como iniciante aqui no fórum, gostaria de cumprimentar a todos.

Gostaria que dessem as vossas opiniões sobre este projecto inicial de moradia que pretendo construir em terreno próprio, em Viseu.

Obrigado
  2.  # 2

Bom dia, do que vi do seu projecto devo salientar que me parece uma proposta bastante simpática.

Tenho apenas a salientar, em termos de planta, que me parece que os espaços de sala e cozinha, poderiam estar voltados para a zona do logradouro (traseiras) da casa.

Pela disposição que mostra, e sem conhecer o terreno em que vai ser construída, parece ter muitas janelas abertas para a frente da casa e, para as traseiras, poucas.

Isto, com a decorrer da vida do dia a dia, cria por vezes questões de problemas de privacidade, e faz com que, se mais tarde decidir construir uma pequena piscina por exemplo, fique com essa mesma piscina afastada da cozinha e da sala.

Cumprimentos
  3.  # 3

Não cumpre a lei das acessibilidades, na IS.
    Funcionalmente:
    O corredor?! entre a sala e a fachada C, não cumpre em largura, o RGEU.
    A garagem é muito estreita...
    A lavandaria/ garagem.. bem que podia ter um acesso para o corredor - interior do edificio.

Quem lhe fez este estudo?
  4.  # 4

Para alem dos incomprimentos que não respeitam a lei e que já foram ditos...

Sinceramente faz-me confusão como é que não existe uma entrada principal da habitação. Não é que seja obrigatório mas vc tem um corredor totalmente desnecessário contíguo ao quarto, depois tem um acesso para o exterior no outro quarto de "visitas" ou escritório, uma área de circulação interior junto ao fogão de sala que é totalmente descabida e para rematar um open space de sala e cozinha que faz questão de dizer a área individual de cada "espaço" mas na realidade é apenas um!...

Eu repensava todo o projecto e fundamentalmente, se assim pretender, deixa-va o arquitecto fazer outra proposta inicial pois esta, nem sei o que lhe diga...

Cumpts
    BHP | Arq
    •  
      Mk Pt
    • 29 março 2010

# 5

- Não cumpre acessibilidades
    - Corredor demasiado estreito
    - i.s. social demasiado pequena e/ou disposição não muito correcta. Além de em planta não ter marcada a janela e pelo que se vê no alçado tem uma janela sobre a cabine de duche..
    - garagem demasiado pequena/não funcional, só mesmo para carros pequenos....
    - cozinha demasiado 'em cima' da sala, sem separação
    - mobiliário da cozinha a 'tapar' a porta do corredor? Com aquela porta o espaço da cozinha é muito diminuto...
    - Quarto principal [+ i.s.] e principalmente quarto das visitas demasiado grande [20m2..... tem noção do que é esse espaço...?] para a dimensão da casa. Há quem goste de espaços/quartos grandes, mas não faz sentido ter uns espaços demasiado pequenos para ter outros [quartos, neste caso] enormes.........

Acho que o projecto necessita mesmo de ser revisto, tem muitas coisas que devem ser alteradas, e apesar de não querer uma casa grande dá para ter melhor distribuição dos espaços...
  5.  # 6

Com uma área de 217 metros (15,5*14), pensava em construir algo mais funcional. Reveja todo o projecto!!!
  6.  # 7

Não sou perita nem tenho qualquer formação nesta área mas queria acrescentar que o acesso à lavandaria também é pouco prático.
  7.  # 8

Boa tarde,

Obrigado pelos v/ comentários.

Este é apenas um "desenho inicial" feito por um familiar que é desenhador. Foi feito por ele e desenhado á medidia do que eu ia dizendo as preferências que tinha em termos de dispoisição dos compartimentos. Naturalmente que avançando para os projectos finais, terão de ser dados retoques em muitos campos (inclusivamente áreas dos compartimentos) de forma a respeitar todos os regulamentos em vigor. A ideia desta casa é estrar tudo num piso e ser funcional, sendo que a sala e cozinha estariam ligadas e o que separaria o corredor da sala seria uma parede onde estaria inserido o recuperador de calor (com aquecimento central).
    De qualquer forma estaria a pensar em "desligar" a garagem da casa e fazê-la atrás da mesma de forma a ganhar espaço para os vários compartimentos.
    Em relação ao tipo de telhado melhor para este tipo de casa, o que seria mais aconselhável?
    O que acham do acima referido?

Obrigado

PS: a casa tem uma porta de entrada na fachada A (entre a sala e o quarto principal), embora não conste no desenho anexo.
  8.  # 9

Este é apenas um "desenho inicial" feito por um familiar que é desenhador.

Desenhador, mas de paisagens ou natureza morta, certo? Não de casas, né!?!?
  9.  # 10

Caro Adriano P,

Agradeço o seu comentário e aproveito para lhe perguntar poque é que acha que não é um desenhador que fez, volto a referir, um mero esboço de algo que obviamente teria que ter o seu aprofundamento.
  10.  # 11

Mcovelo

Antes do tipo de cobertura, preocupe-se com a arquitectura.
    Já tem terreno? Este esquema até pode nem ser viável... já pensou nisso? Distancias, áreas, afastamentos, implantação...
    Começe por tratar do essencial. é a minha opinião.
    Cumpts
  11.  # 12

Concordo com o que se tem dito aqui...
    Olhe que o que poupar ao ter um desenhador vai gastar e MUITO mais tarde...
  12.  # 13

Eu até gostei dos alçados, mas a planta nem por isso.
  13.  # 14

Colocado por: MartaDEu até gostei dos alçados, mas a planta nem por isso.

somos 2
  14.  # 15

A mim o que me aborrece é que por vezes as pessoas não vem a diferença entre um trabalho destes e o de um arquitecto e no final, termos de, os arqs, fazer os mesmos preços.

Preocupamo-nos com o tipo de vida que as pessoas pretendem para a casa, com a implantação no terreno, a exposição solar, a envolvente, os aspectos funcionais, os estéticos, os regulamentos etc etc, afinamos o projecto vezes sem conta á procura para cada situação, da solução ideal....enfim, parece que continuo a pregar no deserto.
    Esta é a minha opinião a este desenho inicial e concordando com tudo o que já foi dito.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Pedro Barradas, SRPP - Arquitectura, bbento, anainacio, salapismo
    • AMB
    • 29 março 2010

# 16

Boas noites,

desculpe a minha frontalidade, mas este projecto, ou algo que lhe possamos chamar, é uma tremenda aberração, e demonstra uma total falta de conhecimento arquitectonico.

lamento lhe dizer que está perante um individuo que de nada sabe sobre arquitectura e quais os conceitos basicos na elaboração de um projecto. Já aqui foram relatados alguns elementos que ressaltam à primeira vista, mas muitos mais estão por falar.

Não prossiga com isto, e por favor consulte um arquitecto, lembre-se que, quando está doente vai ao médico e não ao talho ou algo que o valha!!!

cumprimentos
  15.  # 17

Viseu...eu sou de Viseu, apeteceu-me dizer
    tem uma boa base de distribuição de espaços por onde começar, agora com já foi fito, esqueça o seu familiar e o engenheiro que vai cobrar 500€ por umas dezenas de letras.
  16.  # 18

Agradeço o seu comentário e aproveito para lhe perguntar poque é que acha que não é um desenhador que fez, volto a referir, um mero esboço de algo que obviamente teria que ter o seu aprofundamento.

Eu não acho que seja um desenhador. Tenho a certeza que é, porque ele não fez isto:

Preocupamo-nos com o tipo de vida que as pessoas pretendem para a casa, com a implantação no terreno, a exposição solar, a envolvente, os aspectos funcionais, os estéticos, os regulamentos etc etc, afinamos o projecto vezes sem conta á procura para cada situação, da solução ideal....

Você quando vai ao hospital, fica satisfeito se for "visto" pela senhora das senhas? Porque não colocar um Arquitecto (epah, na pior das hipóteses, um engenheiro) a olhar para esse problema?

Coisas da Casa
  17.  # 19

Finalmente reforçaram os comentários... obrigada! ;)
  18.  # 20

Preocupamo-nos com o tipo de vida que as pessoas pretendem para a casa, com a implantação no terreno, a exposição solar, a envolvente, os aspectos funcionais, os estéticos, os regulamentos etc etc, afinamos o projecto vezes sem conta á procura para cada situação, da solução ideal....

E eu fui criticado quando disse que o arquitecto deu um longo passeio connosco numa das visitas ao terreno para conhecer a zona :-)
    Já reuni com o arquitecto umas 6 ou 7 vezes e já perdi a conta das vezes que falamos ao telefone ou por email e ainda estamos longe de ter o projecto pronto para o entregar na Câmara para aprovação.
    A base está feita, os nossos gostos estão lá... agora são os detalhes (mas importantes) que faltam.

0.0220 seg. NEW