comprei uma moradia e que estou a remodelar eis que cheguei ao sistema de aquecimento e aguas sanitárias,
Já lá tem uma Bomba de calor que nao sei a marca (imagem em Anexo), e um esquentador a gás (que ja nem funciona muito bem
Aminha duvida é a seguinte , posso aproveitar a bomba , para os radiadores, Aqs , e muito ocasionalmente para a piscina, ou coloco uma outra bomba para AQS??? e esqueço a piscina ??
tire uma foto abrangente da caixa para saber marca/ fabricante. Essa BC está a ser utilizada para que sistema? Mas não invente... e o deposito de inercia, bombas de circulação e etc? existem? As coisas são dimensionadas...
Bom dia , neste momento esta ser usado para o sistema de aquecimento central nos Radiadores, e tem um deposito muito pequeno de inercia e um balão de segurança válvulas etc. que ja esta desmontado, ideia é refazer todo o sistema , eliminar o "gás" e fazer algo €/eficácia.
Mais do que o meu comentário não posso ajudar. Mas reitero a minha afirmação, "não invente". Contacte um instalador credenciado para o assessorar. Boa sorte.
aparentemente é uma bomba de calor ultrapassada e com muito mau aspecto, provavelmente vitima de falta de manutenção pelo que o seu baixo rendimento pode não ser suficiente para alimentar os radiadores existentes, quanto mais o restante
Tem aí uma bomba de calor para 10 KW de aquecimento. Não é a mais eficiente, é certo. Mas supondo que ainda dá (por exemplo) 8, se lhe chegar (e se os consumos forem aceitáveis) para quê mudar?
Consegue usar a bomba para aquecimento e AQS sem problemas, mas vai quase de certeza precisar de mais depósitos e respectivos acessórios.
Na pior das hipóteses, remodelando agora a instalação sempre pode trocar a bomba mais para a frente. A nova bomba utilizará a instalação remodelada sem problemas, não perde nada nem desperdiça dinheiro com essa opção.
Boa tarde , sr JorgelFlorencio obrigado pela opinião , sim ela esta assim porque esta desligada e á chuva , na sua opinião , junto tudo ou compro uma nova só de AQS e junto o aquecimento central á piscina com essa??
Eu juntaria tudo (AQS + AQC). São 1500€ (pelo menos) que não gasta na bomba de calor para os duches, e que pode reservar para a instalação (depósitos com serpentinas, bombas, válvulas, etc)...
Piscina é outra conversa, normalmente as bombas de calor são construídas de forma diferente para poderem suportar as características da água de piscina (mais cloro, etc). Querendo mesmo, não sei se há depósitos específicos com serpentina para fazer essa permuta (provavelmente sim, desconheço), que poderia ligar a essa bomba também...